Saúde em dia - Saiba mais sobre 6 alimentos essenciais a manutenção da saúde


www.aliadosdasaude.com.br
Saúde em dia -  Conheça os benefícios de 6 dos alimentos essenciais a manutenção da saúde

Selecionamos 6 alimentos que são essenciais para a prevenção e manutenção da nossa saúde, veja por quê!

Todos eles são alimentos antioxidantes, os antioxidantes são substâncias importantes para o organismo porque protegem as células saudáveis dos danos que os radicais livres podem causar, entre eles o envelhecimento precoce e aumento do risco de diversas doenças como câncer ou doenças cardiovasculares.



No longo prazo, os radicais livres podem causar doenças degenerativas, dentre as quais estão o Mal de Parkinson e o Alzheimer.

Confira a lista com alguns dos principais alimentos ricos em antioxidantes importantes para garantir o seu bem-estar e a manutenção da sua saúde:

1. Chá verde

O chá verde além de ​diminuir as chances de tumores e câncer, ajuda a emagrecer pois acelera o metabolismo, retarda o envelhecimento, facilita a digestão, regula o intestino e combate a retenção de líquidos e colesterol.
Como consumir: Beber 3 a 4 xícaras de chá verde por dia ou tomar 1 cápsula de chá verde por dia com uma refeição.

2. Linhaça

A linhaça é rica em ômega 3, prevenindo o aparecimento de doenças cardiovasculares e melhorando a saúde do cérebro. Além disso, ajuda a diminuir os sintomas da TPM e da menopausa, a emagrecer e a combater a prisão de ventre, o colesterol e o açúcar no sangue por ser rica em fibras.
Como consumir: as sementes de linhaça podem ser consumidas na sua forma natural em iogurtes, sucos ou sopas ou para fazer chás, infusões ou cataplasmas.

3. Suco de uva

O suco de uva  além de ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
Como consumir: é aconselhado beber entre 1 a 2 copos de suco de uva por dia para obter todos os benefícios da uva para a saúde.

4. Tomate

O tomate ajuda a diminuir o risco de câncer de próstata porque é rico em licopeno, mas também diminui a retenção de líquidos e reduz o risco de doenças cardiovasculares.
Como consumir: pode ser consumido na sua forma natural, adicionado em saladas, por exemplo, em forma de geleia ou cozido no arroz ou refogados. Veja também como fazer um suco de tomate antioxidante.

5. Cenoura

A cenoura diminui o envelhecimento precoce e melhora a qualidade da pele, prevenindo a formação precoce de rugas ou manchas. Além disso, ajuda a bronzear a pele, a prevenir doenças cardiovasculares e a emagrecer.
Como consumir: a cenoura pode ser consumida crua na salada ou cozida na sopa ou no refogado.

6. Frutas cítricas

As frutas cítricas como laranja, limão ou tangerina, por exemplo, ajudam a reduzir o colesterol e a controlar o açúcar no sangue, além de ajudarem a prevenir o câncer e de terem um papel importante na absorção do ferro, prevenindo a anemia.
Como consumir: comer 3 a 5 frutas cítricas de cerca de 120 g por dia.

Bônus: Um tempero que pode ser usado em qualquer lugar!
Açafrão (ou cúrcuma)
A especiaria é rica em curcuminoides, compostos com ação anti-inflamatória e anti-idade. A cúrcuma é a raiz e o açafrão é a cúrcuma torrada, em pó. Se você tem costume de almoçar fora regularmente, leve um potinho com o tempero e salpique sobre o prato para torná-lo mais saudável.




Topo