Fruta-pão - Saiba mais sobre esta fruta que é um superalimento

www.aliadosdasaude.com.br
Fruta-pão - Saiba mais sobre esta fruta e aprenda a fazer um gnhocci delicioso

Você já ouviu falar em fruta-pão? Pois ela pode ser o novo superalimento.

De acordo com cientistas, é rica em proteínas e um fruta de 3 kg fornece a porção de carboidrato de uma refeição para uma família de cinco pessoas, o que lhe dá potencial de amenizar o problema da fome em alguns países. Os dados são do jornal Daily Mail.

 A fruta-pão é o fruto de árvores da espécie Astocarpus altilis, das quais se conhecem, e se usam, duas variedades, apyrena, que não possui sementes e a seminífera, com sementes. Esta é uma das mais importantes frutas alimentares do mundo.


No nordeste brasileiro a fruta-pão é presente no café da manhã, servida cozida, ainda quente, com manteiga. Não é à toa pois, sua consistência e características permitem que esta fruta substitua, com vantagens, ao pão de cereais e qualquer outro carboidrato. Na Bahia, no entanto, também se come fruta-pão em mingau, com leite de coco e mais uma série de receitas..

Conhecida pelo nome científico Artocarpus altilis, tem polpa verde e textura de batata. É amplamente consumida nas ilhas do Pacífico e pode ser servida como parte de uma refeição principal ou transformada em doces.
“Tradicionalmente, na Polinésia planta-se uma fruta-pão quando uma criança nasce, porque isso seria uma garantia de alimentos ao longo da vida dela”  Árvores de fruta-pão requerem poucos cuidados e prosperam nos trópicos, sendo produzidas em 26 países, incluindo Jamaica e Haiti.
No Brasil é abundante no Norte e Nordeste, especialmente em regiões mais chuvosas. É exótica porém, pertence à cultura brasileira há, pelo menos, 2 séculos, estando inserida na culinária nacional.

As frutas-pão e suas características

O Artocarpus altilis var. apyrena é mais conhecido como fruta-pão de massa pois seu fruto não contêm sementes, pode atingir até 3 kg de peso. As populações que a consomem costumam colocá-la, inteira, no forno, para assar, ou na panela, em pedaços, para cozinhar.

Também é do uso tradicional cortar a fruta pão em fatias e fritá-la, ou amassada em purê, temperada com manteiga, mel ou melado. Fatias finas podem ser secas ao sol (ou no forno) e moídas. A farinha da fruta-pão pode ser misturada ao trigo e milho para a confecção de pães caseiros. A sua polpa também é usada na fabricação de doces.


Propriedades medicinais da fruta-pão

O teor de fibra da fruta fornece nutrientes que ajudam no combate a diabetes. Pesquisas feitas neste vegetal estabeleceram que a ingestão regular de fruta- pão pode reduzir o risco de diabetes e manter a mesma sob controle.

A fruta fresca é uma excelente fonte de potássio. O potássio é um componente importante para as células e fluidos corporais que ajudam a regular a frequência cardíaca e pressão arterial. A sua polpa é rica em cobre, ferro, magnésio e fósforo.

Mais ainda...

➤ Ajuda a controlar o colesterol. Estudos têm mostrado que a fruta-pão ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL), enquanto induzem a aumentar a quantidade de colesterol bom (HDL) no corpo.

➤ A raiz desta planta tem propriedades antidiarréicas e seu cozimento é útil contra o reumatismo, beribéri e entorpecimento das pernas.

➤ As flores novas (frescas) são consideradas emolientes e formam a base de uma conserva acidulada e comestível.

➤ Os frutos, são depurativos, como cataplasma quente, para tratamento de tumores e furúnculos.

➤ As sementes são um bom tônico para o estômago e rins. Em emulsão, são usadas no tratamento de corrimentos do aparelho geniturinário.

➤ O látex da planta é usado como cicatrizante. Nas crianças que têm hérnia umbilical costuma ser aplicado como emplastro e fixado com uma cinta apropriada.

Outros usos comuns

Casca
- da maceração dos ramos novos e dos caules de plantas jovens se extrai fibras para a confecção de cordas e esteiras.

Madeira - bastante resistente aos insetos e de fácil manuseio, usada para forros, portas, marcenaria, certos instrumentos musicais, etc. Também é usada para fabricação de carvão destinado à produção de pólvora.

Látex - pela sua elevada viscosidade serve para calafetagem de barcos.

Receita com fruta pão

Gnocchi de fruta-pão

Uma receita com fruta pão, o Gnocchi, especialmente recolhida aqui e vale a pena você experimentar.

INGREDIENTES

* 1kg de fruta-pão
* 1 ovo
* 1 gema
* 250g de farinha de trigo
* 1 colher de sopa de manteiga ou margarina.

PREPARO

* Descasque a fruta-pão e cozinhe até ficar macio em água e sal.
* Escorra e espere esfriar. Junte o ovo, a gema, 1 colher de sopa de manteiga (margarina).
* Amasse bem e vá incorporando a farinha de trigo aos poucos até obter uma massa uniforme.
* Abra a massa em uma mesa enfarinhada e faça rolinhos compridos, com cerca de 1cm de diâmetro.
* Corte os pedaços de 2cm de comprimento.
Cozinhe o gnocchi em água abundante.
Coloque um punhado de cada vez evitando que grude. Quando boiar, está no ponto certo de cozimento.

Está pronto, sirva com o molho de sua preferência e bom apetite!

Fonte: greenme


Topo