Café da Manhã - Receitas de vitaminas para começar bem o dia

http://www.aliadosdasaude.com.br
Café da Manhã - Deliciosas vitaminas para começar bem o dia

Tomar vitamina no café da manhã opção saudável para dar ânimo, muitos nutrientes e mais energia ao organismo para o resto do dia!

Vitaminas no café da manhã! Tem forma mais gostosa de começar o dia? E, com essas poderosas bebidas, a nossa primeira refeição pode ser bem prática, rápida e nutritiva, principalmente para quem vive na correria. 

Por isso, descubra as melhores combinações de ingredientes para turbinar o seu café da manhã de forma extremamente saborosa!


O café da manhã é a mais importante refeição do dia, afinal, passamos um longo período em jejum e precisamos fornecer os nutrientes essenciais para que o nosso corpo funcione de maneira correta e tenha energia para realizar as tarefas necessárias. Sendo assim, quando optamos pelas vitaminas, escolhemos uma maneira prática de ingerir frutas, grãos e sementes ao mesmo tempo, além de ter uma variedade extensa de combinações, como explica a nutricionista Cristiane Coronel:

"As vitaminas (ou batidas de frutas) no café da manhã são ideais para iniciar bem o dia, pois promove energia, saciedade, fibras, vitaminas e minerais para o organismo em um período curto de tempo, por sua praticidade tanto em preparar como em ingerir. O ideal, é prepará-las, sem açúcar. Basta usar frutas maduras ou ainda, adoçantes naturais, como Stevia ou Xylitol. As vitaminas ainda podem variar sua base líquida, frutas, combinações de sementes e tantos outros ingredientes", explica a profissional.

Confira algumas combinações benéficas para o seu organismo

1 - Banana com aveia:
Uma das mais conhecidas e tradicionais vitaminas, é uma preparação rica em fibras alimentares e potássio. Essa combinação é responsável por fornecer energia para o nosso corpo, fortalecer os ossos e músculos e atuar no controle da pressão arterial. Você ainda pode acrescer linhaça ou chia, que trazem o ácido graxo ômega 3, ideal para a saúde do coração e do cérebro. Nessa receita, recomenda-se uma banana para cada copo de leite que for acrescido.

2 - Morango com leite e linhaça:
O conhecido "morango ao leite" pode se tornar ainda mais nutritivo quando incluímos a linhaça na preparação. A fruta é fonte de poderosos antioxidantes que atuam na prevenção das ações dos radicais livre, retardando o envelhecimento precoce das células. Além disso, melhora o nosso sistema cardiovascular e ajuda a combater inflamações no organismo.
Para o preparo, 7 morangos médios para um copo de leite. Caso necessite adoçar, dê preferência aos adoçantes naturais.

3 - Mamão com banana e maçã: 
Uma união fonte de fibras alimentares, ideais para melhorar o funcionamento do intestino e tornar o coração saudável, livre das doenças cardiovasculares. A vitamina também ajuda a fortalecer o sistema imunológico e fornece energia para o nosso dia. Nessa receita, sementes de chia, linhaça ou de girassol podem tornar a vitamina mais saborosa e acrescentar mais nutrientes essenciais para o bem-estar. Uma banana, uma maçã e meio mamão é a quantidade recomendada para cada copo de leite.

4 - Manga com laranja:
Refrescante e saborosa, essa combinação ajuda a tornar o nosso dia mais saudável e nutrido. Fonte de fibras alimentares, cálcio e vitaminas C, K, E e do complexo B, a bebida atua no controle do colesterol no sangue, fortalece a memória, favorece uma boa digestão e fortalece o sistema imunológico. Para preparar, separe duas fatias médias de manga, uma xícara de suco de laranja, um copo de leite e adoce com mel.

Cuidados:
Na hora do preparo, devemos ter cuidado na higienização correta de cada fruta, utilizar leites frescos ou sucos frescos. O mix de sementes deve ser comprado e após aberto, guardado em geladeira para evitar a oxidação dos grãos.

A nutricionista indica: 

"Como base líquida, podem ser utilizados vários tipos de leites (integrais, desnatados, semi-desnatados, sem lactose), leites vegetais (amêndoas, arroz, aveia, soja), sucos de frutas (laranja, abacaxi, melancia) ou ainda, chás gelados (cidreira, erva-doce, hortelã, hibisco), ou até mesmo água de coco".
"As variações de frutas fica de acordo com o gosto de cada um. Não existem mínimo e máximo de frutas, deve ser variado de acordo com o gosto ou orientação nutricional de cada um. Os grãos podem ser variados também: Aveia, chia, quinoa, amaranto, linhaça, entre outros, enriquece ainda mais com antioxidantes (lignanas), fibras, e micronutrientes. Deve ser utilizada de 1 à 2 colheres, de sopa (dos grãos separados ou do mix)", completa a profissional.
Recomendações de consumo das vitaminas

Segundo Cristiane Coronel, a quantidade recomendada para um adulto é um copo de 300ml de vitamina ou até 200ml para uma criança. "Já os diabéticos são pessoas que devem ter orientação nutricional individual para incluir vitaminas na dieta, pois algumas delas, podem apresentar alto índice glicêmico".

Fonte: conquistesuavida.com.br



Relacionadas Para Você
Anterior
« Anterior
Proxima
Proxima »