Orégano - Benefícios do tempero mais famoso da pizza

Orégano - Benefícios do tempero mais famoso da pizza
Orégano - Benefícios do tempero mais famoso da pizza

Orégano é uma erva saborosa, apreciada em todos os lugares do mundo, não só como como condimento, mais como um dos temperos mais famosos da pizza!

Além de ser usada como erva medicinal, o orégano também tem sido reconhecido como um dos alimentos funcionais e seus nutrientes são antioxidantes e benéficos na prevenção de doenças.

O orégano, cujo nome significa “alegria das montanhas”, em grego, é nativa da região mediterrânea.


Orégano é particularmente utilizado na culinária grega e italiana. Suas folhas têm um sabor aromático, quente e ligeiramente amargo característico. A intensidade do tempero varia no entanto, o orégano normalmente tem boa qualidade, podendo ser tão forte que quase adormece a língua.

Benefícios do Orégano para saúde!

O orégano contém uma impressionante lista de compostos químicos derivados de plantas que são conhecidas por terem propriedades promotoras da saúde, entre as quais podemos citar alguma abaixo:

O orégano não contém colesterol, e é uma rica fonte de fibras dietéticas que ajudam a controlar os níveis de colesterol no sangue.

 O orégano contém óleos essenciais  benéficos para saúde tais como o carvacrol, timol, limoneno, pineno, ocimeno e cariofileno. As folhas e florescimento do caule da planta são fortemente anti-sépticos, anti-espasmódica carminativas, (ajudam a secreção da vesícula biliar), expectorante, estimulante, e com propriedade levemente tônica. Sua decoção (chá) é tomada por via oral para o tratamento de resfriados, gripes, febres leves, indigestão, problemas de estômago e condições de menstruação dolorosa.

O Timol é a substância encontrada no óleo de orégano mais conhecida por ter atividades antifúngicas e antibacterianas.

A erva é rica em flavonóides, antioxidantes fenólicos (poli-vitamina A, carotenos, luteína, zeaxantina e criptoxantina) e foi classificado como uma das fontes vegetais com maiores atividades anti-oxidantes. Estes compostos ajudam atuam como sequestrantes de proteção contra os radicais livres derivados de oxigênio e espécies reativas de oxigênio que desempenham um papel no envelhecimento e vários processos de doença.

Os princípios ativos no orégano podem melhorar a mobilidade do intestino, além de aumentar o poder de digestão por facilitar a secreção de enzimas gastrointestinais.

Esta admirável erva é uma excelente fonte de minerais como potássio, cálcio, manganês, ferro e magnésio. O potássio é um componente importante de células e fluidos corporais que ajuda a freqüência cardíaca de controle a pressão arterial causada pela alta concentração de sódio. O manganês é utilizado pelo corpo como co-fator para a enzima antioxidante superóxido dismutase. O ferro ajuda a prevenir a anemia. Magnésio e cálcio são minerais importantes para o metabolismo ósseo.

O orégano é uma excelente fonte da vitamina antioxidante, vitamina-C. A vitamina C ajuda o corpo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e varrer os radicais livres, pró-inflamatórias prejudiciais.

Orégano é um “alimento funcional.” Super comprovada, esta erva é uma das bases fundamentais da dieta mediterrânica saudável, além de azeite de oliva, peixes e muitas verduras, ervas e legumes.




Relacionadas Para Você
Anterior
« Anterior
Proxima
Proxima »