Stress - Dicas e alimentos que ajudam a combater

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Stress - Dicas e alimentos que ajudam a combater

Com a vida agitada que muitos de nós levamos hoje em dia, é comum nos queixarmos de cansaço e stress, não é mesmo? 

E o pior é que eles geralmente estão acompanhados de noites mal dormidas, dores de cabeça e um tremendo mal-estar.

Por mais difícil que pareça, muitas vezes devemos nos esforçar para manter esse estresse bem longe porque sua presença pode causar diversos problemas ao nosso organismo.


Aqui vai uma listinha de sintomas que podem ser causados pelo stress:
Para muitas pessoas, o estresse é consequência de preocupação, quando sofremos por antecipação pensando naquilo que precisamos fazer e que ainda não fizemos. A dica, neste caso, é bem simples: viva o hoje, desprenda-se mais dos resultados e planeje seus afazeres.

Outra dica muito eficiente no combate ao estresse é a prática de exercícios físicos. Se movimentar é muito importante e faz um bem danado tanto para o corpo quanto para a mente! Os mais indicados são natação, ginástica, caminhada, yoga, entre outros.

Veja as dicas da nutricionista Carolina Pires Arbache, ela separou alguns alimentos anti-estresse e maneiras bastante práticas e saborosas de consumi-los!

Confiram as dicas:

➤ A banana é rica em triptofano e vitamina B6, nutrientes ligados com a produção de serotonina, neurotransmissor do bem-estar. Experimente fazer um creme de banana e abacate batidos. Fica delicioso e nem precisa de açúcar! Também a laranja, por se antioxidante e vitamina C.

➤ Os chás de melissa, erva-cidreira, camomila e maracujá são ótimos para acalmar e combater a ansiedade e o stress.

➤ O cacau também é rico em triptofano, além de ser superantioxidante. Que tal uma banana assada com cacau? É uma delícia e ajuda a afastar o estresse!

➤ O abacate ajuda a modular os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Pode ser consumido puro e também em saladas e patês. Uma dica é bater no liquidificador abacate, cacau e mel e levar essa mistura à geladeira. Fica delicioso!

➤ O grão de bico é riquíssimo em vitamina B6. Utilize em saladas, ou como patê (hommus) com torradas integrais. Dá um ótimo lanche da tarde! Os grãos e sementes em geral são excelentes.

➤ O brócolis e as folhas verde-escuras.

Mais uma dica preciosa: Aprenda a se desligar m pouco do celular, computador, etc... Desconecte-se. É claro, nos dias de hoje é difícil ficar longe do celular. Sabemos o quanto é sofrido. Mas, experimente de vez em quando. Dê uma chance a você!.

Fonte: Natue


10 Plantas medicinais para cuidar da sua saúde

plantas medicinais


Todos temos pequenos problemas de saúde, causados muitas vezes pelo cansaço, estresse, falta de resistência causada por baixa imunidade, etc...

A boa notícia é que estes pequenos problemas podem ser tratados em casa mesmo, de forma totalmente natural, apenas com a utilização de nossas ervas e plantas medicinais.

Conheça agora estas 10  que estão entre as mais poderosas!


 Alcachofra

Ajuda a emagrecer
O coração e as folhas da alcachofra podem ser utilizados em chás, tinturas ou comprimidos. A planta auxilia na quebra de gordura e favorece a perda de peso. "Ainda melhora o trânsito intestinal e estimula o fígado, o que promove a desintoxicação do organismo", diz o fitoterapeuta André Resende (SP). Não deve ser usada por gestantes.
Contra obesidade
Bata no liquidificador 1 colher (sobrem.) de extrato de alcachofra em pó, 1 colher (sobrem.) de farinha de fibra verde, 2 folhas de hortelã e 200 ml de suco de abacaxi. Beba 1 copo 20 minutos antes do almoço e do jantar.

Hortelã

Digestiva
O mentol e a mentona presentes nas folhas de hortelã provocam frescor e agem como relaxante muscular. “A erva estimula a secreção de bile, tornando-se uma aliada de pacientes com cálculos na vesícula”, afirma o fitoterapeuta Alex Botsaris (RJ). Pesquisadores da Universidade de Adelaide, na Austrália, confirmaram a capacidade anti-inflamatória para reduzir os dolorosos
sintomas da síndrome do intestino irritável.
Contra má digestão
Adicione 1 colher (chá) rasa de hortelã em 200 ml de suco de abacaxi. Bata no liquidificador e beba.

Amora

Controla a pressão
Graças à alta concentração de flavonoides, as folhas combatem os sintomas que antecedem o ciclo menstrual e os da menopausa. Mais: “O efeito diurético ajuda a controlar a pressão arterial, evitando os picos. Aliada a uma dieta balanceada, a amora também é capaz de prevenir o diabetes, já que equilibra a glicemia”, ressalta André Resende. Não é recomendado fazer uso contínuo da planta.
Contra hipertensão
Ferva 1 litro de água e retire do fogo. Acrescente 1 colher (sopa) de folhas de amora (secas ou frescas) e espere descansar por
cinco minutos. Coe e beba apenas três xícaras por dia.


Centelha asiática

Ativa a memória e combate a celulite
Com efeito vasodilatador, melhora a circulação sanguínea em várias partes do corpo. Com mais sangue circulando, o cérebro funciona melhor e aumenta a capacidade da memória e do aprendizado. O estímulo sanguíneo também combate a celulite. Sofre de gastrite e úlcera? Não invista.
Contra celulite
Faça uma infusão com 6 colheres (sopa) de folhas picadas em 1 litro de água fervente. Depois de morno, aplique compressas nas
áreas afetadas com celulite.

Guaco

Expectorante
Quebra o muco e facilita a expectoração. Também é anti-inflamatória e antibactericida: combate males nos pulmões, na garganta e nas vias aéreas. Proibido para quem tem doenças do fígado, pressão alta ou toma anticoagulantes.
Contra catarro
Ferva 250 ml de água com a mesma medida de açúcar cristal por oito minutos. Junte 2 xícaras (chá) de folhas de guaco e ferva por dois minutos. Aguarde 30 minutos, coe e adicione 1/2 copo de mel e 1/2 colher (café) de conhaque. Tampe e guarde. Tome 4 colheres (sopa) por dia.

Melissa

Antidepressiva e analgésica
Também conhecida como erva-cidreira, é calmante. Os seus óleos essenciais têm uma discreta ação contra a depressão. Esses mesmos óleos combatem resfriados. A melissa se destaca por ser analgésica e antiespamódica. Evite se você for hipersensível à planta.
Contra cólica e enxaqueca
Em 1 xícara (chá) coloque 1 colher (sobrem.) de folhas e ramos frescos. Adicione água fervente. Abafe, espere amornar e coe. Tome uma xícara de manhã e outra à noite.

Quebra-pedra

Evita cálculo renal
Pesquisas comprovaram que o remédio natural atua sobre duas frentes para evitar as pedras nos rins: relaxa a musculatura lisa do canal que liga o rim à bexiga, ajudando o cálculo a ser excretado; e combate a formação da pedra, prevenindo reincidências. Não é recomendada para grávidas e lactantes.
Contra pedras nos rins
Ferva 1 litro de água. Adicione 2 colheres (sopa) da planta seca. Tampe a panela e deixe a bebida descansar, com o fogo apagado, por cinco minutos. Coe e tome aos poucos, ao longo do dia.

Urtiga

Diurética
É bom pra tratar a síndrome da bexiga irritável. Além disso, possui ativos que previnem o crescimento desordenado de células na próstata, que pode levar ao câncer de próstata. Macerações feitas com gaze e aplicadas sobre ferimentos aceleram a cicatrização e combatem a dor. Gestantes não devem utilizar a planta.
Contra retenção de líquidos
Coloque 1 colher (sopa) das folhas secas em 1 litro de água. Leve ao fogo e deixe cozinhar por quatro minutos após levantar fervura. Desligue a chama, tampe a bebida e mantenha abafada por dez minutos. Tome ao longo do dia e veja como faz efeito. Você irá mais ao banheiro!

Angélica

Alivia TPM
Ela “imita” o efeito do hormônio estrógeno nas células. Assim, combate os sintomas da tensão pré-menstrual e da menopausa. Na TPM, a planta ajuda a excretar o excesso do hormônio. No climatério, supre a carência dele. A angélica deve ser evitada por
pessoas com problemas no estômago, gestantes e lactantes.
Contra desconfortos hormonais
Ferva 500 ml de água e adicione 2 colheres (sopa) de angélica seca. Abafe por dez minutos, coe e beba.

Maracujá

Calmante
O poder sedativo dessa espécie está nas folhas. Os flavonoides presentes na composição agem no sistema nervoso central, promovendo uma desaceleração da atividade cerebral. Indicada para combater doenças como ansiedade, irritabilidade, insônia e até depressão leve. No entanto, é contraindicada para pessoas com pressão arterial baixa.
Contra tensão
Numa xícara (chá), coloque 1 colher (sopa) de folhas de passiflora bem picadas e adicione água fervente. Abafe por dez minutos e
coe. Beba duas xícaras

Fonte: Ig Saúde


Benefícios das Saladas na Alimentação

Benefícios das Saladas na Alimentação
Benefícios das Saladas na Alimentação

Com a consciência da necessidade de uma alimentação mais saudável, as saladas ganham mais importância no nosso cardápio diário, pois garantem uma alimentação prática, leve, nutritiva e saudável. 

Além disso, o consumo das saladas, é importante para o controle de peso, pois tem grande capacidade de saciedade quando ingeridos em boa quantidade e são pobres em calorias.

As folhas e vegetais são muito importantes na alimentação e nas dietas, porque são alimentos ricos em fibras e estas contribuem para o bom funcionamento do intestino ajudando na digestão.  Também são fontes de vitaminas e sais minerais que ajudam a manter o nosso organismo em perfeito funcionamento, proporcionando inúmeros benefícios a nossa saúde.



Confiram alguns benefícios relacionados ao consumo das saladas:

 Ricas em Nutrientes

Os nutricionistas recomendam que as pessoas devem seguir uma dieta variada e equilibrada, com abundância de frutas e legumes coloridos. Assim, as saladas são excelentes escolhas para uma alimentação saudável. Os legumes muitas vezes são ausentes de nossa alimentação diária, e na forma de saladas, são deliciosos, fáceis de fazer e divertidos para comer.

Ajudam a Controlar o Peso

É muito difícil bater as saladas quando se trata de alimentação e perda de peso. Geralmente elas têm um baixo índice glicêmico e seu componente principal (as folhas verdes) são alguns dos ingredientes mais baixos em calorias que fazem parte de uma refeição; 1 xícara de alface, por exemplo, fornece apenas 10 calorias e de espinafre, 7!

São Versáteis

As saladas são práticas, podem ser preparadas em pouco tempo e são muito fáceis de fazer; você apenas tem que experimentar e deixar sua imaginação fluir para obter os benefícios das saladas!

Hidratam e Refrescam

As hortaliças, que são a base das saladas, contêm muita água (mais de 90% em peso) e ajudam a manter a pele e o corpo hidratado.

São Ricas em Fibras

Ajudam a prevenir a constipação e melhorar a saúde intestinal. Além disso, as fibras ajudam a reduzir o colesterol e manter um bom controle da glicose no sangue, o que é muito importante no caso de doenças cardiovasculares e diabetes. Além disso, consumir fibras provoca a sensação de saciedade, ajudando a comer menores quantidades de alimentos.


Fonte: DiabeTv


Kiwi - Benefícios do kiwi para nossa saúde

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O kiwi é uma fruta originária da China, que além de muito saborosa, possui inúmeros benefícios a nossa saúde. 

Considerada uma das frutas com maior quantidade de vitamina C. É rico também em potássio, cálcio e fósforo. O kiwi também possui pectina, este tipo de fibra é muito importante para controlar os níveis de colesterol no sangue. 

É uma fruta que apresenta baixo teor de calorias. Cada 100 gramas apresenta, aproximadamente, 50 calorias.


Possui um sabor levemente azedo de teor cítrico. É muito usado para a fabricação de sucos e sorvetes. Pode também ser introduzido em saladas.

Confira agora alguns dos benefícios do kiwi para nossa saúde:

Rico em vitamina C
O kiwi é o equivalente a 3 laranjas, no que diz respeito a quantidade de vitamina C. Esta vitamina desempenha um papel fundamental no nosso organismo, é um importante antioxidante, atua sob a prevenção de gripes e constipações e ainda fortalece o sistema imunológico.

Fonte de fibras
O kiwi é rico em fibras solúveis que ajudam ao bom funcionamento do trânsito intestinal, ao mesmo tempo que ajudam a eliminar toxinas e assim facilitam a boa gestão de peso.

Facilita a digestão
Contém uma enzima chamada actinídia que ajuda a digerir a proteína sendo um bom aliado da digestão.

Ajuda no controle de peso
O seu elevado teor de fibra e a sua composição em cerca de 95% de água, promove a saciedade, ajudando, assim, a ter menos vontade de petiscar.

Bom para diabéticos
É também um fruto com baixo índice glicêmico, o que o torna num bom fruto para pessoas com problemas de diabetes.

Reduz problemas do coração
A ingestão de kiwis diminui a coagulação do sangue e os triglecerídios, o que faz com que seja menos provável o desenvolvimento de doenças cardíacas.

Bom para a pele
Como fonte de vitamina E, o kiwi é um bom aliado para uma pele bonita e cuidada!

 Controla a acidez do organismo
Este fruto é considerado um dos mais alcalinos. O que ajuda a equilibrar os alimentos ácidos que ingerimos. Isso traduz-se em maior vitalidade, menos constipações e maior imunidade para o seu organismo.

Fonte de ácido fólico
O kiwi é uma boa fonte de ácido fólico, fundamental para futuras mamães e para o desenvolvimento do feto nas primeiras semanas de gravidez.


Receita de suco de kiwi para fortalecer o organismo

Se quer uma boa dose de energia e uma limpeza ao organismo, faça esta receita:

- Ingredientes:
• 3 kiwis
• 2 fatias de abacaxi
• 1 litro de água de coco
• 1 colher de café de spirulina
• hortelã à gosto

- Modo de preparo
Misture todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida. Ideal para depois de um dia ou fim de semana de excessos.



Orégano - Benefícios do tempero mais famoso da pizza

Orégano - Benefícios do tempero mais famoso da pizza
Orégano - Benefícios do tempero mais famoso da pizza

Orégano é uma erva saborosa, apreciada em todos os lugares do mundo, não só como como condimento, mais como um dos temperos mais famosos da pizza!

Além de ser usada como erva medicinal, o orégano também tem sido reconhecido como um dos alimentos funcionais e seus nutrientes são antioxidantes e benéficos na prevenção de doenças.

O orégano, cujo nome significa “alegria das montanhas”, em grego, é nativa da região mediterrânea.


Orégano é particularmente utilizado na culinária grega e italiana. Suas folhas têm um sabor aromático, quente e ligeiramente amargo característico. A intensidade do tempero varia no entanto, o orégano normalmente tem boa qualidade, podendo ser tão forte que quase adormece a língua.

Benefícios do Orégano para saúde!

O orégano contém uma impressionante lista de compostos químicos derivados de plantas que são conhecidas por terem propriedades promotoras da saúde, entre as quais podemos citar alguma abaixo:

O orégano não contém colesterol, e é uma rica fonte de fibras dietéticas que ajudam a controlar os níveis de colesterol no sangue.

 O orégano contém óleos essenciais  benéficos para saúde tais como o carvacrol, timol, limoneno, pineno, ocimeno e cariofileno. As folhas e florescimento do caule da planta são fortemente anti-sépticos, anti-espasmódica carminativas, (ajudam a secreção da vesícula biliar), expectorante, estimulante, e com propriedade levemente tônica. Sua decoção (chá) é tomada por via oral para o tratamento de resfriados, gripes, febres leves, indigestão, problemas de estômago e condições de menstruação dolorosa.

O Timol é a substância encontrada no óleo de orégano mais conhecida por ter atividades antifúngicas e antibacterianas.

A erva é rica em flavonóides, antioxidantes fenólicos (poli-vitamina A, carotenos, luteína, zeaxantina e criptoxantina) e foi classificado como uma das fontes vegetais com maiores atividades anti-oxidantes. Estes compostos ajudam atuam como sequestrantes de proteção contra os radicais livres derivados de oxigênio e espécies reativas de oxigênio que desempenham um papel no envelhecimento e vários processos de doença.

Os princípios ativos no orégano podem melhorar a mobilidade do intestino, além de aumentar o poder de digestão por facilitar a secreção de enzimas gastrointestinais.

Esta admirável erva é uma excelente fonte de minerais como potássio, cálcio, manganês, ferro e magnésio. O potássio é um componente importante de células e fluidos corporais que ajuda a freqüência cardíaca de controle a pressão arterial causada pela alta concentração de sódio. O manganês é utilizado pelo corpo como co-fator para a enzima antioxidante superóxido dismutase. O ferro ajuda a prevenir a anemia. Magnésio e cálcio são minerais importantes para o metabolismo ósseo.

O orégano é uma excelente fonte da vitamina antioxidante, vitamina-C. A vitamina C ajuda o corpo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e varrer os radicais livres, pró-inflamatórias prejudiciais.

Orégano é um “alimento funcional.” Super comprovada, esta erva é uma das bases fundamentais da dieta mediterrânica saudável, além de azeite de oliva, peixes e muitas verduras, ervas e legumes.



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