Shake de banana e cacau - Fonte de energia e vitaminas

www.aliadosdasaude.com.br
Shake de banana e cacau - Fonte de energia e vitaminas

Aprenda uma receita de shake de banana, cacau e linhaça, que além de deliciosa é rica em fibras e vitaminas e tem só 300kcal 

E o melhor de tudo, não tem mistério. Basta bater os ingredientes no liquidificador. Você terá um shake funcional que pode ser usado como substituição para o café da manhã e também pré-treino.

Que milk-shake é uma delícia, pouca gente deve discordar. Só que além da gordura do sorvete e da lactose, a bebida tem muitas calorias e está longe de ser saudável. Mas sabia que dá para fazer uma versão gostosa e nutritiva com fruta, água e ainda sabor de chocolate?


São apenas cinco ingredientes: banana, cacau em pó, linhaça, água e melado.

A peça-chave é a banana. São duas. Elas devem ser cortadas e congeladas. Quanto mais maduras, mais doces ficam. Neste caso, o uso de melado ou mel para adoçar pode ser desnecessário, o que reduzia ainda mais as 300 quilocalorias (kcal) da bebida.

O shake é excelente fonte de energia, carboidratos, fibras, vitaminas, minerais e compostos fenólicos.

A banana é fonte fibras solúveis importante para regularização do trânsito intestinal, vitamina C, vitaminas do complexo B, vitamina A e potássio - avalia a nutricionista Cristiane Perroni.

A linhaça deve ser deixada de molho para hidratar por cerca de 15 minutos antes de ir ao liquidificador. Cris Perroni também destacou a importância da semente, que tem poder anticancerígeno.

- A linhaça é uma das principais fontes de lignanas, fibras que são excelente fonte de ômega 3 do reino vegetal, rica em vitamina E e vitaminas do complexo B. As lignanas são compostos fenólicos que possuem ação quimioprotetora, antioxidantes, ação anticancerígena prevenindo câncer de mama, câncer de cólon e doenças cardiovasculares.

O cacau é o toque especial do shake. É ele que dá cara de milk-shake de chocolate ao preparado de banana, e, além do sabor, ainda tem poder de liberar endorfina para o cérebro.

- O cacau é rico em flavonóides, (catequinas e epicatequinas), taninos (procianidinas); metilxantina (pseudoalcalóides) e teobromina (derivada das xantinas), substâncias com efeito estimulante semelhante ao da cafeína, e feniletilamina, considerado um antidepressivo natural que libera endorfina no cérebro e é responsável pelo sentimento de bem-estar e prazer - explicou a nutricionista.

A Nutricionista observa ainda que se for preciso adoçar, deve-se dar preferência ao melado, que é uma forma líquida extraída diretamente da cana e é rico em cálcio, ferro, magnésio, potássio, cobre e zinco. Além disso, o melado, diferentemente do mel, pode ser levado ao fogo sem perder suas propriedades.

Fonte: Site euatleta.com



Relacionadas Para Você
Anterior
« Anterior
Proxima
Proxima »