Graviola - Conheça os benefícios da graviola a nossa saúde

www.aliadosdasaude.com.br
Graviola - Conheça os benefícios da graviola a nossa saúde

A graviola é uma fruta que além de ser muito nutritiva e saborosa, contém inúmeras propriedades medicinais para nossa saúde.

A graviola é extremamente nutritiva, pois além da fruta em si, as folhas, raízes, casca e sementes têm grande tradição de uso em compostos medicinais, sendo utilizados como remédio natural para doenças como infecções, febre, problemas digestivos, diarreia, pressão alta, parasitas externos e internos, diabetes, entre outras.

Uma porção de 100g da fruta fornece cerca de 62 Kcal, aproximadamente 16g de carboidratos, predominantemente frutose, 0,8 g de proteínas, 1,9 g de fibras e não contém quantidade significativa de gorduras. Além disso, apresenta uma enorme variedade de vitaminas e minerais: cálcio, magnésio, ferro, fósforo, potássio, zinco, cobre, e vitaminas C, B1, B3, B2 e B6, além de folato.



A graviola é rica em nutrientes, como o ferro, que é útil na prevenção da anemia. Ela contém ainda cobre, o que promove a absorção de cálcio, um nutriente essencial para uma boa saúde dos ossos. O potássio, presente nesta fruta é conhecido por ser eficaz na prevenção de cãibras nas pernas.

Existem, registros bem remotos de seu uso como planta medicinal no tratamento de diversas enfermidades por populações indígenas da América e tribos africanas.

A graviola (Annona muricata) é uma fruta que tem formato de coração e cresce em regiões tropicais, em árvores que podem atingir altura de 5 a 6 metros. Ela tem uma polpa suculenta por dentro e pode pesar de 1 a 6 quilos.

Assemelha-se a uma pinha e é de cor verde escuro. À medida que amadurece, torna-se ligeiramente macia e de cor verde claro por fora e contém pequenas sementes pretas brilhantes e veio das Antilhas.

Devido à sua textura cremosa, é frequentemente usada em bebidas, sorvetes e outros alimentos doces.

Veja mais benefícios da Graviola para a Saúde:


Tratamento contra câncer

As folhas da graviola provaram ser eficaz em matar 12 tipos de células cancerosas, impedindo assim o avanço de:
câncer do cólon,
mama,
próstata,
pulmão
e câncer do pâncreas.

Ao contrário da quimioterapia, a graviola pode atacar as células cancerosas, sem quaisquer efeitos secundários, tais como náusea, perda de peso, perda de cabelo, etc.


A fruta contém acetogeninas (componente químico existente na árvore da graviola), que podem parar o crescimento de células danificadas antes que elas se tornem cancerosas. As folhas da graviola não só matam as células cancerosas anormais, mas também permitem que as células saudáveis cresçam normalmente. Além de complementar as drogas da quimioterapia, a fruta também proporciona alívio de seus efeitos colaterais. As drogas da quimioterapia reduzem células do sangue e contagem de plaquetas. Graviola melhora suas células do sangue e contagem de plaquetas.

Ajuda a controlar o peso

A presença de alto teor de fibras faz com que a graviola possa ser uma aliada no controle do peso. Isso porque as fibras retêm água no interior do trato gastrointestinal, levando a uma maior sensação de saciedade por mais tempo em relação a refeições sem fibras. Isso ajuda a reduzir a fome e a controlar a quantidade de calorias ingerida, contribuindo para dietas de baixa caloria. Além disso, se ingerida com outros alimentos, as fibras ajudam a reduzir o índice glicêmico da refeição como um todo, o que ajuda a evitar o acúmulo da glicose sanguínea como gorduras.

Previne a osteoporose

A graviola contém cálcio e fósforo que são benéficos para ossos fortes e ajuda a prevenir a osteoporose.

Acelera o metabolismo

Vitamina B1 na fruta acelera o metabolismo, a circulação sanguínea e evita distúrbios nervosos. Ele também contém vitamina B2, que é vital para a produção de energia do corpo, o armazenamento de gordura, o funcionamento do sistema nervoso e manutenção do músculo cardíaco.

Combate a hemorroida

Graviola é eficaz na cura de hemorroidas. Para este efeito, beba duas vezes por dia, de manhã e à tarde, 1 xícara de água de graviola para o alívio. Em caso de diarreia infantil, as crianças devem tomar 2-3 colheres de sopa desta água.

Hidrata o corpo

A polpa desta fruta é quase 84% de água, que hidrata o corpo. Ele age como um diurético natural para o tratamento de edema ou retenção de líquidos.

Promove o sono

Graviola contém uma substância química chamada triptofano, que promove a sonolência e relaxamento. Folhas da gravioleira são muitas vezes utilizadas em aromaterapia e infusões para o sono.

Previne infecções do trato urinário

Devido ao seu alto teor de água, a fruta é eficaz no tratamento e prevenção de infecções do trato urinário, uretrite e hematúria (sangue na urina). O sumo do fruto pode ser tomado por via oral, no caso de uretrite, hematúria e doenças do fígado.

Combate os radicais livres

Fonte rica em vitamina C e o ácido ascórbico, a graviola, aumenta a quantidade de antioxidantes no corpo, que desempenham um papel importante no combate dos radicais livres que são responsáveis ​​pelo envelhecimento da pele. Ao eliminar os radicais livres, os sinais de envelhecimento, tais como linhas finas, rugas e pigmentação, diminuem.

Alivia a dor

As folhas da planta de graviola têm propriedades analgésicas que podem aliviar a dor. Estas folhas são mastigadas ou aplicadas em feridas abertas. Seu suco é eficaz na cura da ferida, enquanto alivia a dor de uma lesão.

Contra-indicações:
Graviola pode não ser seguro para mulheres grávidas;
Graviola pode não ser seguro para as pessoas com hipotensão (pressão arterial baixa);
Pessoas com hipertensão (pressão arterial alta) devem consultar o seu médico antes de comer a fruta, pois pode interagir com medicamentos.

Se você quiser os benefícios que a fruta fornece, coma a fruta ou beba suco de graviola. Extrato de folhas, cascas e raízes podem ser feito sob a forma de chá.

Fonte: Biosom / Seleções / wikipedia



Relacionadas Para Você
Anterior
« Anterior
Proxima
Proxima »