Verão - Aproveite e pratique natação o esporte completo

aliadosdasaude.com.br

A natação é conhecida como um dos esportes mais completos de todos. E é mesmo! A prática da natação trabalha todo o corpo e condicionamento físico.

As braçadas frequentes na piscina podem ajudar a capacidade circulatória e cardiorrespiratória, desenvolver os músculos, dar mais flexibilidade e resistência, melhorar o raciocínio e até recuperar movimentos, o equilíbrio e a coordenação motora. 

Além disso, o exercício ajuda a controlar os níveis de açúcar e colesterol no sangue.

Com a natação, o pulmão libera oxigênio ao sangue e ao coração e melhora a condição das células. Assim, os sinais da idade demoram mais a aparecer. A diferença na saúde e no condicionamento para quem percorre de 3 a 5 quilômetros por semana pode chegar a 20 anos.

Um estudo da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, feita pelo pesquisador Joel Stager com nadadores acima de 25 anos, mostra que eles perdem menos massa muscular com o passar do tempo, têm artérias mais saudáveis, reflexos mais rápidos e melhor memória que a média das pessoas da mesma idade.

De acordo com o Ministério da Saúde, qualquer atividade física fortalece os músculos e a qualidade dos ossos e melhora a frequência dos batimentos cardíacos e a circulação sanguínea. Também evita, controla ou diminui doenças cardiovasculares, ansiedade e depressão, obesidade, diabetes, osteoporose e até alguns tipos de câncer.

Nutrição esportiva Natue

Conheçam agora 5 motivos para começar a nadar agora mesmo:

1 - Ótimo esporte para melhorar e potencializar a capacidade cardiorrespiratória

Durante a natação, sua via aeróbia é muito exigida devido ao esforço feito para nadar. Com essa força que é demandada pelo sistema cardiorrespiratório, há um aumento gradual do potencial aeróbio e, como consequência, da capacidade pulmonar.

2 - Melhora o alongamento e a mobilidade articular

Para uma braçada, é necessário que seu braço faça um movimento amplo, o que não é comum no nosso dia a dia. No nado crawl, por exemplo, é possível trabalhar os grupos musculares em igual proporção. É por isso que os nadadores têm uma musculatura desenvolvida de forma mais equilibrada, diferentemente dos praticantes de musculação, que trabalham os grupos de forma isolada.

3 - Ótimo trabalho complementar de resistência muscular

A água oferece resistência, mas não é a do mesmo tipo oferecido por um halter ou uma máquina. Correr com água até a cintura, por exemplo, proporciona mais desafio e demanda de esforço para trabalhar membros inferiores.

4 - Excelente para emagrecer

Apesar de ser um esporte completo, a natação não é o único recurso para a perda de peso, e deve estar a aliada a uma alimentação equilibrada. Se deseja potencializar o processo de emagrecimento, inclua treinamento de musculação na sua rotina. Outra vantagem: 1 h de natação queima mais calorias do que 1 h de corrida, e sem o risco de impactos e lesões.

5 - Auxilia na recuperação e no relaxamento se a temperatura da água estiver morna

A água é um ambiente confortável, pois não tem pressão da gravidade, o que traz grande alívio e sensação de leveza. Outro fator é a temperatura da água: quando está morna, causa vasodilatação, que ajuda muito no processo regenerativo. Com isso, o atleta consegue diminuir a potencialização de uma inflamação, por exemplo.

Fonte: Academia Sportlife / globo.com/bemestar

Nutrição esportiva Natue



Relacionadas Para Você
Anterior
« Anterior
Proxima
Proxima »