Vitaminas - As 6 vitaminas essenciais a nossa saúde


 Vitaminas - As 6 vitaminas essenciais a nossa saúde
  Vitaminas que você não pode deixar de consumir, são essenciais a nossa saúde!

Vitaminas são micronutrientes importantes no processo de metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas. As vitaminas são a base da nossa saúde!

Embora as vitaminas sejam substâncias essenciais ao organismo, a maioria dos animais não consegue produzi-las em quantidade suficiente, ou não as produz. Por esse motivo, a ingestão de alimentos que as contenham é necessária.

No ser humano, a quantidade a ser ingerida pode variar conforme idade, sexo, estado de saúde e atividade física do indivíduo. As doses devem ser aumentadas em gestantes e lactantes, em indivíduos em crescimento ou com saúde debilitada, e mesmo trabalhadores em funções que exijam muito esforço físico. Mas, é um engano pensar que os alimentos podem ser trocados pelas vitaminas: sem a ingestão da comida, o organismo simplesmente não consegue absorvê-las.



As vitaminas são classificadas conforme substâncias que as dissolvem. São lipossolúveis, solúveis em gorduras, as vitaminas A, D, K, armazenadas no fígado, e a vitamina E, que é distribuída para todos os tecidos de gordura no corpo. As substâncias lipossolúveis não são facilmente excretadas pelo organismo e tendem a se acumular provocando intoxicação se ingeridas em excesso.

Outro grupo é o das hidrossolúveis, ou solúveis em água, como as vitaminas C e as do complexo B (1, 2, 3, 5, 6, 8 e 9), que permanecem no corpo por um pequeno período de tempo antes de serem excretadas pelos rins e, por essa razão, devem ser ingeridas diariamente. A B12 também é hidrossolúvel, mas permanece armazenada no fígado.

As 6 vitaminas essenciais a nossa saúde



VITAMINA A
A vitamina A está é nossa fonte de cheia de antioxidantes. Ela tem o papel importante para a visão, o crescimento dos ossos, a saúde da pele e ela pode lhe ajudar a lutar contra as infecções. Você vai encontrá-la principalmente nos miúdos (fígado de galinha por exemplo), mas também nos produtos de laticínio integrais, nos legumes e frutas amarelas ou laranjas, nos tomates, nos ovos ou ainda nos vegetais de folhas verdes (couve, espinafre, etc.)

VITAMINA B
O complexo de vitamina B se desdobra em 8: B1, B2, B3, B5, B6, B8, B9 e B12. As principais fontes de vitaminas B se encontram na levedura de cerveja, germe de trigo, peixes e frutos do mar, miúdos, laticínios, legumes verdes ou secos ou ainda os cerais integrais. Ela tem papel importante no metabolismo das células, para a saúde da pele e músculos, para o sistema imunológico e nervos. Elas podem lhe ajudar a lutar contra a fadiga e o stress e certas doenças cardiovasculares.

VITAMINA C
A vitamina C é certamente aquela que conhecemos melhor. Ela dá um impulso forte em nosso sistema imunológico e contribui na luta contra as infecções sazonais e os momentos de grande fadiga. Ela é encontrada nos legumes frescos (principalmente os verdes) e nas frutas cítricas, Kiwis, laranjas, morangos, etc. A boa ideia, preparar um smoothie à base de cítricos e kiwi. Podemos acrescentar a banana se tivermos falta de potássio e magnésio.

VITAMINA D
Ela é essencial para absorção do cálcio e do fósforo e tem um papel importante para os ossos e os dentes e também nas defesas imunitárias. Os raios de sol permitem sintetizá-la no nível da pele (cuidado, no entanto, para não abusar do sol). O campeão em teor de vitamina D é o óleo de fígado de bacalhau. É verdade que isto não é muito tentador... Você pode consumir em capsulas ou também optar por uma salada de arenque defumado.

VITAMINA E
Ela é muito cotada por ser antioxidante e desempenha um papel importante para os glóbulos vermelhos e brancos, células do sistema imunitário. Ela tem também propriedades anti-inflamatórias que desempenham um papel cardio-protetor. É encontrada principalmente nas amêndoas, avelãs, pinhões, frutos secos, etc. Porque não começar bem o dia com uma granola caseira?

VITAMINA K
Pouco conhecida, ela tem, no entanto, papel importante na coagulação do sangue e na fixação do cálcio. Ela é, portanto, uma grande aliada na prevenção da osteoporose. É encontrada no tomilho, salsa fresca, manjericão e também em muitos legumes verdes, algas, fígado e ovos.



Topo