Levedura de Cerveja - Você sabia que a levedura é considerada um super-alimento

blog aliadosdasaude.com.br



Compre os produtos da IntegralMedica na Natue!

A levedura de cerveja, na minha época, era considerada a cura para as espinhas. Hoje é considerada um super-alimento!

Hoje em dia, além da utilidade como agente de fermentação, a levedura de cerveja tornou-se também uma referência na alimentação saudável, sendo considerada como um super-alimento como resultado das suas grandes características nutricionais.

Como alimento, encontra-se usualmente sob a forma de pó, flocos, comprimidos ou líquido, e embora possa ser produzida  primariamente para utilização como alimento ou suplemento alimentar, é geralmente extraída após o processo de fermentação da cerveja.

Mais qual a primeira coisa que vem à sua cabeça quando ouve falar de levedo de cerveja? Provavelmente você pensa na própria bebida, é claro. Proveniente da fermentação da cevada, o produto é um fermento inativo, com grande concentração de vitaminas do complexo B e proteínas. Mas afinal, levedo de cerveja, para que serve?


Assim como a carne, o levedo de cerveja também oferece grande quantidade de proteínas, mas com a vantagem de não conter colesterol e gordura. Por isso é recomendado para as pessoas que precisam de proteína, mas têm dietas restritivas, como vegetarianos, por exemplo.

Rico em proteínas, vitaminas e minerais, aminoácidos e fibras, o levedo de cerveja é um excelente repositor de nutrientes, sendo usado como complemento em dietas de emagrecimento.

E os benefícios desse fermento vão mais além. O levedo de cerveja é um grande aliado do sistema imunológico e promove resistência e desintoxicação do organismo. Também deixa a pele mais saudável, ajuda na regulação do intestino,  além de manter a integridade do sistema nervoso, evitando assim o estresse, falta de concentração, o cansaço físico e mental.

O levedo de cerveja também é recomendado para diabéticos, por reduzir os níveis de glicose no sangue graças à grande quantidade de vitamina B e cromos que concentra.

Valor nutricional

O valor nutricional da levedura de cerveja é ímpar na natureza, reunindo uma diversidade e quantidade de nutrientes vitais ao organismo humano e raramente encontrados, em quantidade e proporção, em outros alimentos.

Destaca-se, o seu elevado teor em proteínas de grande valor biológico (mais e 50%), contendo aminoácidos essenciais como a alanina, arginina, ácido aspártico, leucina, lisina, isoleucina e treonina, vitaminas do complexo B (tiamina, niacina, riboflavina, ácido fólico e ácido pantoténico), colina, inositol, ácidos nucleicos (DNA, ácido desoxirribonucleico, e RNA, ácido ribonucleico), minerais e oligoelementos, como magnésio, potássio, ferro, selênio, fósforo e cromo.

 Alimentação Saudável - Adquira aqui


Benefícios e aplicações na saúde

A composição da levedura de cerveja confere-lhe benefícios ímpares, sendo indicada como complemento de uma dieta saudável, com particular efeito sobre:

Pele, cabelo e unhas:
Principalmente pelo elevado teor de vitaminas do complexo B, é uma referencia na saúde da pele, cabelo e unhas, em indivíduos saudáveis e auxiliando também em distúrbios clínicos como o acne, eczema, alopécia e psoríase.

Sistema imunológico:
Contribui para o fortalecimento das defesas orgânicas naturais, sobretudo por ação dos ácidos nucleicos DNA e RNA presentes.

Sistema nervoso:
Previne ou auxilia no tratamento do estresse, fadiga e cansaço extremos e, devido o teor em colina, inositol e ácidos nucleicos, ajuda a melhorar o funcionamento cerebral, quer ao nível da memória, quer ao nível do combate ao envelhecimento precoce e ao desenvolvimento de doenças neuro-degenerativas, como Alzheimer e Parkinson.

Metabolismo energético e esportes:
Aumenta os níveis de energia, vitalidade e concentração, devido à sua abundância e diversidade nutritiva. Por este motivo, é um suplemento alimentar de excelência na alimentação diária de praticantes regulares de atividades físicas.

Diabetes:
A presença de cromo e o baixo teor de carboidratos e açúcares parece ajudar a controlar a glicemia (açúcar no sangue); de referir que o cromo é um dos compostos com mais provas dadas no controle
da glicemia, devido ao seu efeito na insulina, com vantagem não só no controle da diabetes, como em regimes de emagrecimento, tendo grande efeito no controle do apetite.

Colesterol:
Vários estudos recentes apontam a vantagem da toma de levedura de cerveja combinada com lecitina na redução natural dos níveis de colesterol total.

Emagrecimento:
Além do cromo, que auxilia no controle do apetite, a levedura de cerveja pode fazer a diferença na perda de peso, sendo cada vez mais recomendada por nutricionistas para adicionar a vitaminas, resultando na saciedade e redução do apetite, prevenindo ainda eventuais carências nutricionais comuns nas restrições alimentares.

Complemento de dietas especiais:
Além do  já referido elevado valor nutricional, a levedura de cerveja é um alimento saudável recomendado diariamente na dieta de qualquer pessoa, particularmente importante para nutrir e prevenir carências em dietas especiais, como no caso de vegans,  atletas, crianças em fase de crescimento, idosos, grávidas e doentes em fase de convalescença.

Dicas de consumo
A levedura de cerveja pode ser tomada de forma pratica na forma de suplemento alimentar (cápsulas ou liquido) ou em pó ou flocos, adicionada a iogurtes, batidos, sucos de fruta, molhos ou sopas, contudo, deve ser tido em conta o fato de que a levedura de cerveja não deve ser cozinhada, pois as altas temperaturas rapidamente deteriorariam as suas propriedades nutricionais.

Compre os produtos da IntegralMedica na Natue!


Topo