Cranberry - Você deve ter ouvido falar, mais conheçe os benefícios





Frutinha vermelha muito comum nos Estados Unidos, a cranberry vem fazendo muito sucesso também no Brasil. Por aqui, ela é chamada de oxicoco, e pode ser encontrada tanto em forma de suco industrializado, nos supermercados, como in natura, em algumas lojas de produtos naturais, e também desidratada.

Rica em propriedades funcionais, a fruta possui efeitos terapêuticos e é muito indicada no tratamento de infecção urinária.
"Estudos comprovam que ela apresenta compostos muito eficientes para prevenir contra a infecção urinária, que inibem a aderência das bactérias nas vias urinárias", explica o nutrólogo Maximo Asinelli.
De acordo com ele, todas as mulheres devem consumir um copo da bebida pela manhã para evitar o aparecimento do problema, que é mais comum entre o sexo feminino. "Para as que já sofrem com problemas recorrentes do trato urinário, o melhor é bebam de dois a três copos todos os dias", recomenda.


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Pouco calórica quando consumida sem açúcar, a cranberry é capaz de produzir a sensação de saciedade, contribuindo para o emagrecimento saudável. Além disso, a fruta é riquíssima em antioxidantes, que previnem contra doenças e retardam o envelhecimento.

 Previne e trata as infecções do trato urinário
 Pouco calórica, ajuda a emagrecer e ainda acelera o metabolismo
 Produz saciedade
 Previne contra inúmeras doenças, como o câncer, pressão alta e AVC
 Retarda o envelhecimento celular
 Fonte de vitaminas A, C e K
 Fonte de polifenóis como o resveratrol, que protegem o coração
 Reduze o nível de colesterol no sangue
 Previne a gastrite e úlcera, já que impede a fixação de certas bactérias na mucosa estomacal
 Previne a placa bacteriana


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Integrante do grupo das berries (blueberry, raspberry, golden berry, strawberry, goji berry, cranberry, cherry e blackberry que, aqui no Brasil, são conhecidas como mirtilo, framboesa, morango, goji berry, oxicoco, cereja e amora, respectivamente), a cranberry é cheia de benefícios e nutrientes!

Quais os benefícios da cranberry?

Essa fruta já mostrou ser muito eficaz no tratamento e prevenção de doenças do trato urinário como cistite, infecções de urina e incontinência urinária, além de ser utilizada por pacientes com bexiga neurogênica. Isso porque essa fruta é rica em proantocianidina, uma substância que é, em média, 20 vezes mais potente do que a vitamina E para inibir a aderência de bactérias (em especial a do tipo E.coli) na mucosa da bexiga, combatendo e prevenindo contra infecções. Além disso, a cranberry é fonte de antioxidantes. Os antioxidantes são substâncias que neutralizam os efeitos dos radicais livres no nosso organismo e auxiliam, assim, na prevenção de doenças como o câncer, por exemplo.

Quais os principais nutrientes da cranberry?

Essa fruta é cheia de nutrientes! Confira os principais:

  • Vitamina A
  • Vitamina C
  • Vitamina E
  • Vitamina K
  • Potássio
  • Fósforo
  • Magnésio
  • Cálcio
  • Fibras
  • Substâncias antioxidantes
  • Além disso, a cranberry é uma fruta diurética!

Como consumir cranberry?

Podemos consumi-la das seguintes formas: cranberry em cápsulas, suco de cranberry, fruta fresca e fruta seca.

Onde encontrar cranberry?

Aqui no Brasil ainda não vemos com frequência a frutinha sendo vendida em mercados e feiras. Entretanto, seu suco já é mais comum nas prateleiras. Já a cranberry em cápsulas, uma opção bastante interessante para quem consome a fruta com o objetivo de tratar doenças urinárias, você pode encontrar na Natue – e de várias marcas!

Além de todos esses benefícios, essa super fruta ainda pode ser usada em receitas e como calda de doces! Então que tal inclui-la na sua dieta?

Fontes: Natue / Vix



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