Cevada - Motivos para você incluir a cevada na sua dieta

Cevada - Motivos para você incluir a cevada na sua dieta
Cevada ajuda no combate ao câncer, diabetes e controla o colesterol!

Alimentos Saudáveis é só na Natue!

Você é daqueles que só conhecem a cevada como ingrediente da cerveja? Então não sabe o que está perdendo!






Conheça neste post benefícios que o consumo da cevada oferece a sua saúde, dentre eles, no combate a diabetes, controle do colesterol e da hipertensão arterial, além de prevenir o câncer de cólon e ajudar a controlar o peso!


Ela pode até ser pouco famosa na alimentação dos brasileiros. Mas uma certeza nós podemos garantir: a cevada – ou cevadinha, como é conhecida na versão em grãos – é cheia de benefícios para a saúde.


Além de ser um item importante para a produção de energia para o corpo, esse cereal também é rico em vitaminas e minerais. E ainda é mais uma opção para trazer um sabor diferente e saudável para as suas refeições!

As propriedades da cevada são muitas. O grão auxilia no crescimento, no aprendizado, na formação e na manutenção da saúde dos ossos e dentes. Também tem ação antioxidante, o que ajuda no sistema imunológico e na luta contra o envelhecimento precoce. E, para completar a lista de benefícios, ainda fornece a energia necessária para realizar as tarefas do dia a dia.

Se ainda não te convencemos a incluir esse cereal na sua alimentação, confira mais vantagens que o consumo da cevada podem te trazer.

Uma porção de 40 g é capaz de garantir:

44% da necessidade diária de selênio, que é antioxidante, tem ação detox, previne cânceres e ajuda no controle dos hormônios da tireoide.

20% da necessidade diária de magnésio, importante na manutenção da saúde dos ossos, músculos e na regulação da absorção de minerais.

21% da necessidade diária de vitamina B1, auxiliar na manutenção do sistema nervoso e cardiovascular.

22% da necessidade diária de cobre, que estimula o crescimento, o cérebro, aumenta a produção de energia, a imunidade e previne doenças.

33% da necessidade diária de manganês, essencial para garantir a saúde dos ossos, a absorção de cálcio, o bom funcionamento da tireoide e a regulação dos níveis de açúcar.


Este delicioso grão tem uma infinidade de benefícios para a saúde devido ao seu alto teor de fibras. Não surpreende que o grão tenha a maior quantidade de fibras entre todos os cereais integrais.
Uma xícara de cevada cozida tem:

  • 198 calorias, 
  • 1 g de gorduras, 
  • 6 g de fibras (25% da ingestão diária recomendada), 
  • 0,45 g de açúcares e 
  • 4 g de proteínas. 

Mesmo a cevada tendo muitas vitaminas e minerais, os principais benefícios citados a seguir, são devido às fibras:

Ajuda a reduzir a pressão arterial elevada, como a maioria dos alimentos integrais.

Ajuda a baixar o LDL (mau colesterol) e, por sua vez reduz o risco de doenças cardiovasculares.

Regula os movimentos peristálticos e aumenta a saúde intestinal, reduzindo o risco de câncer de cólon e hemorroidas (o teor de selênio também desempenha um grande papel neste efeito).

Tem um baixo Índice Glicêmico e faz você se sentir satisfeito por mais tempo, o que contribui para a perda de peso e ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue em diabéticos.

Ajuda a reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

A cevada é uma excelente fonte de molibdênio, selênio, vitaminas do complexo B (niacina e tiamina), magnésio e muitos outros que dão à ela as propriedades antioxidantes, reduzindo os danos celulares causados ​​pelos radicais livres e proporcionando maior proteção contra doenças cardíacas.

Este grão pode ser usado em diversas receitas, pode-se misturar na farinha para preparar o pão, consumir como cereal, ou adicionar à sua sopa favorita. A Cevada pode ser facilmente adicionada em qualquer plano de alimentação e consumi-la de manhã pode ser uma ótima maneira de começar o seu dia.

Lembre-se: 
CELÍACOS NÃO devem consumir cevada, se você é alérgico ao glúten, esse grão vai ativar sua alergia e pode causar mais complicações em seu corpo.

Fonte: DiabeTV / wikipédia



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