Primavera para comer - Aproveite a primavera e experimente comer flores

Primavera para comer - Aproveite a primavera e experimente comer flores
Primavera para comer - Aproveite a primavera e experimente comer flores

A primavera está aí, que tal aproveitar a estação e aproveitar para comer o que ela tem de melhor, isto mesmo, as flores... 

Vamos comer flores? Elas despertam os nossos sentidos. Além da visão e do olfato, mexem também com o paladar. 

Com a chegada da primavera, as flores comestíveis são ótimas opções para enfeitar os pratos e ainda fazem bem para a saúde.


De acordo com o nutricionista Matheus Motta, é possível encontrar nas pétalas vitaminas. minerais, e compostos fitoquímicos que trazem benefícios para o organismo.

Os compostos fenólicos, por exemplo, podem atuar como antioxidantes e anti-inflamatórios. Há também os flavonoides que possuem efeitos antimicrobiano e antiviral. Em geral, as flores atuam como frutas e verduras e são fontes extra das vitaminas A e C — explica Motta.

Algumas delas estão bastante presentes no nosso cotiano como o açafrão, a alcachofra, a alcaparra, o brócolis, a couve-flor, além da camomila e do hibisco que são consumidos em chá, por exemplo.

De forma geral, esses alimentos possuem um baixo valor calórico, cerca de 40 calorias por 100 gramas  e carregam grande quantidade de nutrientes.

Apesar disso, como diz o ditado, nem tudo são flores. A metabologista Cassandra Pauperio alerta que algumas espécies apresentam potencial tóxico à saúde. Associado a isso, há pessoas que sofrem com rinites alérgicas e crises de asma provocadas pela alergia ao pólen presente nas flores.

O correto é sempre pesquisar antes de comer. É importante adquirir de produtores que façam o cultivo especialmente para o uso culinário. Isso porque, mesmo que o cultivo seja feito em casa, o uso de agrotóxicos ou o tratamento químico pode ser prejudicial — afirma Cassandra, acrescentando que pessoas com alergia ao pólen não devem ingerir em hipótese alguma.


Algumas flores comestíveis:
  • Abóbora ou Abobrinha - flor doce, servir empanada (ovo batido e farinha). Também podem ser utilizadas em saladas, sopas, omeletes e refogados;
  • Girassol - Use as pétalas e sementes em saladas. Tem muitas vitaminas;
  • Lavanda - As pétalas dão sabor especial às geléias;
  • Manjericão - uma flor salgada que pode ser misturada em massas;
  • Sálvia - Uma flor salgada que combina com pães e massas;
  • Hibisco - As pétalas, que tem um leve gosto cítrico são usadas em quantidades pequenas, para decorar pratos culinários e em salada;
  • Feijão - Apresenta flores de muitas cores dependendo da variedade e lembram o gosto de próprio feijão. As flores podem ser colocadas em sopas e refogados.
  • Viola tricolor - Popularmente conhecida como amor-perfeito e erva-trindade. É uma pequena planta rasteira que atinge no máximo 15 cm de altura, com flores de cerca de 1,5 cm de diâmetro. C. As flores da viola tricolor ou amores perfeitos podem ser roxas, azuis, amarelas ou brancas. Colorida e de sabor suave, e muito usada em saladas para colorir e dar um sabor especial.

Receita deliciosa para você começar a experimentar flores

Primavera para comer - Aproveite a primavera e experimente comer flores


Ingredientes:

1 folha de alface mimosa roxa
1 folha de alface americana
4 folhas de chicória
1 manga
6 unidades de morango
6 pétalas de amor-perfeito
       
Vinagrete de maracujá
100 ml de óleo de oliva
50 ml de suco de maracujá
30 ml de água
1 colher (café) de sal
1 colher (café) de pimenta
Como preparar:

Lave bem as folhas e as rasgue em pedaços. Para começar a montar, utilize a chicória nas laterais do prato, Corte a manga em cubos. Corte os morangos em pedaços. Organize os cubos de manga e os morangos, espalhando-os sobre as folhas. Regue com vinagrete. Decore com as pétalas de amor-perfeito. Vinagrete: bata os ingredientes no liquidificador.




Relacionadas Para Você
Anterior
« Anterior
Proxima
Proxima »