Colágeno - Conheça mais sobre a proteína da saúde e beleza

Colágeno - Conheça mais sobre a proteína da saúde e beleza
Colágeno - Conheça mais sobre a proteína da saúde e beleza

O colágeno pode facilmente ser nomeado como proteína da beleza. Ele é responsável por manter em dia a saúde das unhas, cabelos e da pele

Sendo responsável por 25% das proteínas presentes em nosso organismo, o colágeno é fundamental para qualquer um que queira manter a saúde e a aparência em dia.

O colágeno é um dos elementos mais importantes presentes no corpo humano. que depende quase que exclusivamente do colágeno para se manter jovem e firme.

A produção do colágeno em nosso organismo se dá de forma natural. No entanto, ao redor dos 30 anos de idade, essa produção cai drasticamente e, para que o corpo não sinta os efeitos negativos dessa queda, é importante consumir o colágeno através de outras fontes.

A carne vermelha, por exemplo, é uma das fontes mais ricas e conhecidas de colágeno, mas somente ela não fornece toda a quantidade de colágeno necessária para que o corpo se sustente, principalmente depois do período de queda de produção. Por isso, é muito comum a utilização de suplementos de colágeno em forma de compostos em pó ou cápsulas.

Colágeno - Conheça mais sobre a proteína da saúde e beleza

Uma porção do suplemento de colágeno hidrolisado fornece dez vezes mais aminoácidos quando comparado um bife de 100 gramas.

Com o avanço da tecnologia, consumir colágeno e manter seus níveis dentro do considerado ideal ficaram muito mais fáceis. Uma das mais conhecidas e grandes aliadas nessa verdadeira guerra contra o tempo são as balas de colágeno. Os orientais já as utilizam há muito tempo, porém somente agora grandes empresas do ocidente estão adaptando e melhorando sua produção, a fim de se obter um produto muito mais eficaz, refinando uma arte quase que milenar.

Você pode encontrar colágeno em diversas formas: cápsulas, balas, em pó e, além disso, diversos cosméticos também o utilizam para dar ainda mais força para seus produtos e muito mais resultado para seus clientes.

Um ponto importante que precisa ser levado em consideração é que qualquer suplemento de colágeno precisa ser consumido sempre aliado a uma dieta balanceada e rica em diversas outras vitaminas e minerais, já que sua ação depende também de outros fatores.
O envelhecimento natural pode ser minimizado com o consumo regular de colágeno, além da ingestão de alimentos que combatem os radicais livres que, por sua vez, também causam o envelhecimento da pele.

Ajuda a emagrecer
O colágeno hidrolisado é um pó constituído basicamente por proteína, vitaminas e minerais. É livre de gorduras e não tem adição de açúcares e o valor calórico por porção é muito baixo. O ideal é consumir o produto de 30 a 60 minutos antes do almoço ou jantar, já que ele estimula o mecanismo de saciedade, o que leva a comer menos na refeição a seguir.

Importância para a saúde
O colágeno é o principal componente proteico dos ossos, tendões, cartilagens e pele. Além de manter a beleza e o corpo em dia, o consumo regular de colágeno hidrolisado auxilia na manutenção destas estruturas. A partir dos 30 anos, homens e mulheres passam a ter perdas maiores de colágeno. A cada década, a capacidade do corpo em fabricar colágeno diminui ainda mais. Além do processo natural de envelhecimento, os fatores que podem aumentar as perdas de colágeno são: excesso de exposição solar sem proteção, consumo excessivo de cafeína, hipotireoidismo, dietas de valor calórico excessivamente baixo, fumo e estresse.

A dermatologista explica ainda que, além da perda natural do colágeno com o envelhecimento fisiológico, outras causas podem afetar sua produção. “É o caso do estresse e do tabagismo, que aumentam a produção de radicais livres e alteram a oxigenação celular levando à destruição do colágeno, assim como ocorre nos indivíduos que se expõem abusivamente ao sol e também os que ingerem doces excessivamente”, enfatiza.

Alimentação equilibrada
Colágeno - Conheça mais sobre a proteína da saúde e beleza

Determinados alimentos exercem um papel importante no que se refere à produção de colágeno. “As principais fontes alimentares são as proteínas em geral, contidas no leite, ovos e carnes (vermelha, aves e peixes), ressaltando que, para a síntese do colágeno, além da  matéria-prima proteica, existe a necessidade adicional de vitaminas e minerais, presentes em frutas cítricas, castanhas, nozes, avelã, amêndoa e azeite de oliva extravirgem”, orienta.

Segundo a especialista, a necessidade do consumo de colágeno se torna ainda maior a partir dos 40 anos, devido ao desgaste cutâneo e osteoarticular acelerados, que é quando a exposição do colágeno propicia benefícios à saúde. “No mercado existem suplementos alimentares à base de colágeno ou colágeno hidrolisado (peptídeos de colágeno), que podem apresentar-se sob várias formas, como pó, líquido, cápsulas, sachês, balas ou chocolates”, comenta.

Resumindo, uma dieta balanceada e a suplementação feita da forma correta pode render bons resultados. O profissional de nutrição poderá indicar qual a melhor forma de incluir esses elementos no seu dia a dia. Por isso, recomendamos que, antes da inclusão de qualquer suplementação em sua dieta, consulte um nutricionista, só ele poderá indicar o melhor caminho.

Fontes: Extrafarma  / Natuelife



Topo