Canela - Conheça os mitos e verdades propagados sobre a canela

Canela - Conheça os mitos e verdades propagados para a canela
Canela - Conheça os mitos e verdades propagados sobre a canela

Que a canela fornece muitos benefícios a saúde, ninguém questiona. Contudo alguns mitos sobre a canela precisam ser esclarecidos!

A canela é uma planta aromática de uso milenar. Bastante utilizada com fins medicinais, e também muito utilizada na culinária.

Na medicina natural ela serve para o tratamento de uma ampla gama de doenças respiratórias, digestivas e reprodutivas.

Além de ser um tempero de aroma marcante, a canela pode curar gripes e resfriados.


Veja aqui quais são os benefícios dessa especiaria, seus mitos e verdades!

Reduz significativamente o açúcar no sangue
VERDADE
Temperar com canela um alimento com teor elevado de açúcar ajuda a diminuir o impacto dessa substância. Isso porque a canela estimula a produção de insulina, aumenta a eficácia de seus receptores e abranda o esvaziamento do estômago após a ingestão. Quando o estômago esvazia rapidamente, isso provoca um rápido aumento dos níveis de açúcar no sangue, e a canela retarda esse processo.

A canela em pó é mais nutritiva que a versão em pau
MITO
Todo tipo de canela é rico em cálcio, sacarose, tanino e aldeído cinâmico. Possui propriedade adstringente, digestiva, estimulante e vasodilatadora. Sendo assim, seu consumo pode estar vinculado ao combate à hipertensão arterial, fadiga, depressão e problemas no sistema respiratório e digestivo. Pode ser recomendada no tratamento de úlceras estomacais, tosses, resfriados, gripes, diarreia, dores e gases abdominais, além de ajudar a prevenir a osteoporose e aliviar sintomas da menopausa e reumatismo. A diferença é que a canela em pau concentra mais o sabor e o aroma do que a versão em pó.

Melhora o colesterol
VERDADE
É por isso que os médicos recomendam o consumo de meia colher (de sopa) por dia da especiaria, uma vez que ela tem papel importante no combate ao colesterol. Os antioxidantes que estão presentes na canela ajudam a eliminar parte da gordura ruim que ingerimos com maior rapidez, o que contribui para que os níveis de colesterol não se elevem e sejam satisfatórios.

Ajuda a aumentar o fluxo menstrual
VERDADE
O chá de canela acelera a circulação ao aquecer o corpo e é usado tanto para iniciar o processo de menstruação como para o tratamento de gripes e resfriados. Por ter propriedades vasodilatadoras, também diminui a pressão arterial. No entanto, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o chá de canela não é abortivo. Trata-se de um mito.

É recomendada para quem está doente
VERDADE
A canela é excelente no tratamento para gripes e resfriados. A melhor forma de consumi-la nesses casos é como chá, que alivia os sintomas da doença. Isso acontece porque a canela aquece o corpo e expulsa o agente infeccioso pelos poros. Uma boa dica é acrescentar gengibre no preparo para potencializar essa propriedade. A canela em pau possui também compostos fenólicos, substâncias que anulam a ação dos radicais livres, causadores de infecções.

Chá de canela é contra-indicado para grávidas
VERDADE
Canela - Conheça os mitos e verdades propagados sobre a canelaNão há comprovações científicas que possam confirmar o efeito abortivo do chá de canela. Entretanto, especialistas recomendam a não utilização dessa bebida por mulheres que estejam esperando um filho. O fator de risco, apontado por pesquisadores, está em uma das propriedades que a canela possui: a ação termogênica.
Esta mesma atuação é responsável pelo poder emagrecedor da bebida e também por elevar a pressão arterial. As gestantes, por sua vez, já apresentam hipertensão durante a gravidez e, portanto, o consumo deste chá pode agravar o problema e levar a um aborto. Além disso, o elemento natural da bebida pode provocar contrações e hemorragias, que são mais dois fatores de risco para quem está grávida.

Fontes: Revista VivaSaúde / Chá Benefícios




Relacionadas Para Você
Anterior
« Anterior
Proxima
Proxima »