Câncer - Reduza o risco de câncer fazendo as escolhas certas

aliados da saúde
Câncer - Reduza o risco de câncer fazendo as escolhas certas

Câncer, faça as escolhas certas e reduza o risco de desenvolver este mal!

Várias pesquisas desenvolvidas sobre o câncer, indicam que apenas de 5 a 10% dos casos são de origem hereditária, sendo as causas não genéticas o maior fator de risco.

O câncer é hoje em dia a doença com maior número de incidência, não escolhendo idade nem sexo. Mais as escolhas que fazemos no dia a dia têm impacto muito grande no desenvolvimento da doença.



Mas que escolhas são essas e que mudanças podemos fazer? Vejam abaixo as mais básicas e bastante simples de realizar:

Deixar de lado o sedentarismo
A maioria dos pesquisadores concorda que um adulto que realiza pelo menos uma atividade física moderada durante 30 minutos 3 a 5 vezes por semana reduz a probabilidade de desenvolver algum tipo de câncer.

Deixar de fumar
O consumo de tabaco é a causa de câncer que mais pode ser prevenida, portanto está na hora de abandonar este vício.

Manter o peso adequado
Manter o peso dentro dos parâmetros "normais" é de extrema importância quando falamos de câncer. O peso excessivo potencia o seu risco principalmente através da produção de hormônios como o estrogênio ou a insulina.

Ter uma alimentação equilibrada
Inclua porções de vegetais, frutas, sementes e leguminosas na sua alimentação e evite os alimentos ricos em açúcares e gorduras prejudiciais à saúde.

Consumir mais nutrientes protetores
O câncer ocorre quando as células se comportam de forma diferente, crescendo, multiplicando-se e danificando células vizinhas. Uma causa comum de muitos tipos de câncer são os danos causados pelos radicais livres no DNA das células. Os compostos antioxidantes constituem um forte sistema de proteção que defende o organismo dos radicais livres.
Vitaminas A, C, E, D, selênio, ácido fólico, magnésio, zinco, licopeno e coenzima q10 são substâncias que existem nos alimentos e que apresentam benefícios para a saúde, em especial na prevenção do câncer, e do envelhecimento precoce.

Proteger-se da exposição prolongada ao sol
É importante limitar a exposição ao sol e a outras fontes de radiação, evitando assim o envelhecimento precoce da pele e alterações que podem originar câncer de pele, o tipo mais comum no mundo.

Reduzir o stress e a ansiedade
O stress e a ansiedade podem comprometer o nosso estado de saúde aumentando a probabilidade de desenvolver vários tipos de câncer. Várias pesquisas indicam que altos níveis de stress estão associados a esta doença, bem como as doenças do coração.

Fonte: Workwell - Vida e Saúde / www.aliadosdasaude.com.br



Topo