Cálcio - Muito mais que somente o alimento dos ossos

Cálcio - Muito mais que somente o alimento dos ossos
Cálcio - Muito mais que somente o alimento dos ossos 


Todo mundo sabe que o cálcio é fundamental para a saúde dos ossos e dentes

Mais saiba que o cálcio é muito mais importante para nossa saúde que isto. Veja aqui algumas dicas e reforce sua alimentação para proteger sua saúde!

Cinco coisas que você não sabia sobre o cálcio


Não é novidade que o cálcio é o nutriente mais importante para a saúde dos ossos, sendo essencial para o seu desenvolvimento e manutenção adequados. É ainda mais importante na infância, gravidez e lactação, períodos em que ocorre rápido crescimento e desenvolvimento dos indivíduos. Mas, você sabia que o cálcio tem muitas outras funções? Este mineral é o mais abundante no corpo humano e, por isso, seu consumo deve ser adequado para que o organismo possa usá-lo adequadamente.
Cálcio - Muito mais que somente o alimento dos ossos
Conheça mais benefícios do cálcio para nossa saúde

MÚSCULOS

O cálcio é importante para os músculos, pois tem papel na função da troponina, que atua na modulação da contração muscular. Participa do mecanismo que regula a contração e o relaxamento muscular que acontece, por exemplo, nos batimentos cardíacos. Por isso, sua deficiência pode trazer problemas de contração muscular, câimbras, cansaço generalizado e desconforto, além de adormecimento, formigamento, contrações contínuas, cólicas menstruais, espasmos e taquicardia.

ENZIMAS

As enzimas são substâncias responsáveis por aumentar a velocidade das reações químicas que ocorrem no organismo, sem elas muitas reações importantes não ocorreriam. O cálcio ativa enzimas responsáveis por diversas funções, como contração muscular, digestão e metabolismo de proteínas, exercendo funções relacionadas à sinalização celular que permite que os nutrientes e hormônios sejam mais efetivos.

SAÚDE CARDIOVASCULAR E HIPERTENSÃO

Além de participar da contração muscular que regula os batimentos cardíacos, sabe-se que a hipertensão está relacionada ao aumento da concentração de cálcio intracelular e da excreção urinária de cálcio. Por isso, o cálcio em quantidades adequadas no organismo ajuda a proteger a saúde cardiovascular.

SISTEMA NERVOSO

O cálcio ajuda a regular a transmissão dos impulsos nervosos. Sua deficiência pode ocasionar alterações no sistema nervoso central gerando alterações de humor, irritabilidade, agitação, nervosismo e insônia. Devido a este mecanismo, o cálcio é relacionado à diminuição dos sintomas da TPM. Evidências científicas indicam que a suplementação é eficaz para este problema.

OBESIDADE

A deficiência de cálcio provoca o aumento deste mineral no interior das células, o que é prejudicial ao organismo. O excesso de cálcio dentro das células estimula a produção de insulina, causando maior produção e armazenamento de gordura e inibição da queima de gordura. Dietas ricas em cálcio atenuam o ganho de peso em períodos de maior consumo alimentar e estimulam a queima de gorduras em períodos de restrição calórica, preservando a termogênese, o que acelera a perda de peso.

Fonte: Natue


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