Dieta Detox - Tire todas as suas dúvidas sobre detox de uma vez

Dieta Detox - Tire todas as suas dúvidas sobre detox de uma vez
Dieta Detox - Tire todas as suas dúvidas sobre detox de uma vez

Dieta Detox, você deve deve estar cansada de ouvir falar esta palavra como sinônimo de saúde

Mais será que com tantas indicações e variações que se apresentam, sobretudo na internet, você não fica confusa?

Tire suas dúvidas neste post, e de quebra, um infográfico da Professora Rosi Feliciano lhe ajuda com algumas dicas para você começar a fazer a sua dieta. Aproveite!


Mais o que é mesmo esta tal de dieta detox?

A destoxificação é um processo natural no organismo para eliminar substâncias tóxicas e estranhas ao corpo, que ocorre em todas as células, principalmente no fígado e no intestino.

Ao longo dos dias, o corpo acumula toxinas por diversos fatores como poluição, má alimentação, estresse, rotina sedentária, corantes e conservantes de alimentos, agrotóxicos, medicamentos, metais pesados e toxinas presentes nos cosméticos e produtos de limpeza.

O acúmulo das toxinas pode levar a falta de energia, indisposição, dores de cabeça, memória ruim, inchaço, celulite e dificuldade em emagrecer.

Um dos principais objetivos da dieta detox é auxiliar na eliminação dessas toxinas acumuladas, deixando-as hidrossolúveis (solúveis em água), uma vez que esses elementos tendem a se ligar facilmente nas gorduras, dificultando a eliminação. Dessa forma, podem ser facilmente eliminadas através da urina, fezes e suor. Com a realização da dieta, esse processo é intensificado em todas as células.

Como acontece a detox no organismo?

A dieta detox ocorre em três fases importantes:

Fase I: ou biotransformação, é realizada por várias enzimas nas células e permite que a toxina sofra modificações em sua molécula.  Às vezes, a toxina já é eliminada assim que sofre essa mudança, não precisando passar pelas outras etapas.

Fase II: tem o objetivo de transformar as toxinas em moléculas hidrossolúveis, permitindo sua excreção. Além disso, também objetiva-se diminuir a sua reatividade, ou seja, sua capacidade de causar danos ao organismo devido ao aumento do estresse oxidativo.

Fase III: a “ex-toxina” é retirada da célula e transportada para a circulação, onde será encaminhada para seu processo de eliminação.

Apesar de ocorrer naturalmente no organismo, existem determinados nutrientes que atuam em cada uma das fases, otimizando o processo.

Dieta detox emagrece?

A dificuldade para perder de peso pode ocorrer por diversos fatores, entre eles o excesso de toxinas no organismo. A dieta detox é um método baseado no consumo de alimentos in natura, preferencialmente orgânicos, estimulando a reeducação alimentar e hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos, por isso a dieta detox emagrece.

Vale ressaltar que não é uma dieta milagrosa, também não significa apenas o consumo de líquidos, como sucos verdes e sopas, embora essas preparações façam parte do cardápio da dieta detox.

É indicado fazer a dieta com acompanhamento de um nutricionista para que todas as fases de detox sejam feitas corretamente e não tenha nenhum prejuízo para saúde.

Como fazer a dieta detox?

A dieta detox pode ser feita durante 7, 14 ou 21 dias e, de maneira geral, restringe o consumo de alimentos industrializados, ricos em sódio, açúcar e aditivos químicos, como conservantes, corantes e aromatizantes artificiais, além disso, leite e glúten também não devem ser consumidos devido a difícil digestão das proteínas, assim como as carnes.

A preferência é por alimentos orgânicos, frutas e vegetais in natura, ervas e temperos naturais. A dieta também deve conter alimentos funcionais, como chia, quinoa, amaranto, chá verde, cúrcuma, além de antioxidantes, obtidos de frutas vermelhas, alho, cacau, soja orgânica, suco de uva integral.

Veja algumas dicas de como fazer a dieta detox:
  • Consumir frutas, vegetais e legumes variados e orgânicos;
  • Aumentar o consumo de chás, como chá verde, chá de hibisco ou chá branco;
  • Utilizar temperos naturais, como alecrim, cúrcuma, salsinha, coentro e limão;
  • Tomar suco verde (feito com vegetais verde escuros), preferencialmente a noite;
  • Restringir o consumo de álcool, açúcar, mel e adoçantes artificiais;
  • Excluir carne vermelha, sendo permitido apenas frango orgânico e alguns tipos de peixes selvagens (que não vivem em cativeiro), já que os animais absorvem altas quantidades de toxinas do ambiente, ração, mar (no caso dos peixes) e medicamentos utilizados em sua criação;
  • Evitar o consumo desnecessário de medicamentos sem prescrição médica;
  • Praticar exercícios, pois as toxinas também podem ser eliminadas através do suor;
  • Fazer sauna, que ajuda na eliminação de toxinas, por meio do suor;
  • Utilizar cosméticos, produtos de limpeza e de higiene pessoal naturais.

O uso de alguns suplementos pode ser indicado, como ômega-3, aminoácidos, vitaminas e minerais, além de antioxidantes.

Dieta detox: contraindicações

Gestantes, crianças e pessoas com problemas de saúde não devem fazer a dieta detox. De maneira geral, é importante consultar um nutricionista antes de seguir qualquer dieta para evitar o risco de deficiências nutricionais.




Relacionadas Para Você
Anterior
« Anterior
Proxima
Proxima »

1 comentários