Alcachofra - Saiba mais sobre a flor da saúde

Alcachofra - Saiba mais sobre a flor da saúde
Alcachofra - Saiba mais sobre a flor da saúde

Alcachofra, se até o nome desta hortaliça lhe parece estranho, está na hora de se atualizar!

A alcachofra, ainda é pouco utilizada no Brasil, inclusive muitas pessoas talvez nem saibam como usá-la, mas a alcachofra possui muitas propriedades terapêuticas e ainda é aliada na dieta de emagrecimento. 

A alcachofra é uma hortaliça típica de inverno e muito enraizada na dieta mediterrânea. No entanto, podemos encontrá-la nos mercados de quase todo o mundo, e foi trazida para o Brasil pelos imigrantes europeus.

É mais utilizada como fitoterápico e possui um grande potencial terapêutico. Seu uso está associado a melhora no tratamento da constipação intestinal e indigestão devido aos seus compostos bioativos: os ácidos cafeioilquinicos (incluindo cinarina e ácidos clorogênicos), flavonoides (incluindo luteolina e derivados) e outros compostos amargos.

Segundo especialistas em medicina e nutrição, a alcachofra é uma autêntica “destruidora de toxinas”: seu conteúdo a base de enzimas naturais, vitaminas e minerais são aliados de nosso fígado.

Mais ainda, recentes estudos clínicos mostraram que o extrato de alcachofra possui atividade hipocolesterolêmica, que estaria relacionada à diminuição do colesterol, e antioxidante, melhorando o  combate ao LDL (colesterol ruim) o que poderia diminuir doenças do coração, como pressão alta, infartos e derrames.

A alcachofra, possui também função diurética, desintoxicante e digestiva, além disso a planta é laxante e ajuda a regular o intestino preso. O chá da alcachofra pode ser um grande aliado para quem quer perder peso ou vencer a constipação intestinal sem muito esforço.



Benefícios da alcachofra

A alcachofra ajuda a regular o intestino 
Segundo a nutricionista Vanessa Portella, a alcachofra contém oligossacarídeos, carboidratos solúveis considerados como fibras dietéticas, que ajuda a evitar a constipação intestinal.

"Ela também possui uma substância chamada cinarina, que é um excelente regulador das ações do fígado", completa. A alcachofra também é rica em vitamina A, nutriente que favorece a visão, para e o crescimento e desenvolvimento dos ossos.

Como é fonte de ferro, a planta ainda ajuda na prevenção de anemia. Além disso, sai alta concentração de potássio diminui a retenção de líquidos.

A planta que possui sensação de saciedade é pouco calórica e, por isso, ajuda a emagrecer. Outro ponto é a presença de substâncias que reduzem a absorção de moléculas de gordura pelas células.

Nutrientes da alcachofra

Esta “flor” de comer possui significativas quantidades de vitamina A, vitamina C e micronutrientes, como o ferro, o cálcio e o fósforo. A alcachofra pode fazer parte de uma alimentação saudável, pois possui compostos benéficos ao fígado, além de ter baixo teor calórico. Devido à grande quantidade de vitamina C presente na hortaliça, ela é indicada no tratamento de anemias.

Alcachofra ajuda a emagrecer e controlar o diabetes


Alcachofra - Saiba mais sobre a flor da saúde


Estudos recentes mostram efeito promissores no uso da alcachofra para o tratamento e controle da obesidade, principalmente quando há alguma outra doença metabólica associada, como diabetes.

Na Itália, pesquisadores ofereceram a indivíduos com excesso de peso e com aumento da glicemia de jejum (descontrole no açúcar do sangue logo de manhã), 600 mg de alcachofra por dia. Após 8 semanas, foi observado controle da glicemia em quase 10%, redução do índice HOMA, que mede o grau de resistência à insulina (pré-diabetes) e da fração lipídica no sangue. Estes dados demonstram a eficácia do extrato na alcachofra no controle e prevenção de doenças do coração e diabetes.

A alcachofra também tem sido associada ao controle de apetite e melhora na glicemia em indivíduos com excesso de peso que consumiram suplementos de alcachofra em conjunto com outra planta, durante dois meses. Os pesquisadores observaram que, além da diminuição do apetite e controle da glicemia, o grupo que consumiu a alcachofra diminuiu o índice de massa corporal (IMC), dessa forma um resultado promissor e que associa o consumo da alcachofra com o emagrecimento saudável.

Tire suas dúvidas e conheça os benefícios da alcachofra com a nutricionista Maria Gabriela Esteves!



Como escolher a alcachofra


Na hora de escolher a alcachofra, prefira as de folhas arroxeadas

Como consumir a alcachofra

A alcachofra pode e deve ser consumida in natura, porém, como ainda é um alimento que não faz parte do hábito alimentar brasileiro, pode também ser consumida em forma de extrato de alcachofra concentrado em cápsulas, pó e líquidos. Independentemente da forma de escolha, o importante é termos esse ótimo alimento em nossa alimentação diária.

Como fazer o chá de alcachofra - Emagrecedor natural

Para cada 150 ml (uma xícara de chá) de água, usa-se 2 g de folhas de alcachofra. Para preparar o chá que emagrece, basta ferver a água e depois de desligar o fogo adicionar as folhas de alcachofra. Deixe abafado por alguns minutos em infusão e consumir três xícaras do preparo, de preferência, no mesmo dia.

Contraindicações da alcachofra

A planta e o chá dela não são indicados para gestantes. Segundo a especialista, gestantes e lactantes devem evitar a ingestão porque a cinaropicrina e a cinarase, compostos da flor, causam a coagulação do leite e, consequentemente, diminuem a sua produção.

Vídeo: Youtube - Você Bonita


Topo