Dietas de Emagrecimento - Frutas que ajudam no processo

Dietas de Emagrecimento - Frutas que ajudam no processo

Que as frutas são grandes aliadas da nossa saúde é fato conhecido, mais sabiam que elas também podem ajudar nas dietas de emagrecimento?

Vejam como implementar algumas frutas na sua dieta para alcançar o corpo desejado de forma mais doce e saudável!

A nutricionista Cristiane Perroni, especialista do site Eu Atleta, destaca a importância de estimular o consumo de algumas frutas em dietas para emagrecimento por elas possuírem baixa densidade energética, grande quantidade de água na sua composição e serem ricas em fibras.
Isso gera saciedade durante o processo de mastigação, digestão e absorção. Ou seja, elas "gastam mais calorias" para serem metabolizados pelo corpo.


Entre as frutas mais indicadas para o consumo nas dietas para emagrecimento, a nutricionista indica 5 que ela considera estar entre as principais, são elas:
Ameixa, jabuticaba, melancia, morango e mamão. Elas são fontes ricas em carboidratos, vitaminas e minerais. Elas geram saciedade e também possuem ação antioxidante.
Ameixa
Uma ameixa fresca de tamanho médio, contém aproximadamente 36 calorias e é uma boa fonte de fibras dietéticas como a celulose e a pectina, grandes facilitadoras do transito intestinal

Jabuticaba
A jabuticaba é rica em sais minerais, como ferro, sódio, cálcio, magnésio e principalmente, fósforo e potássio, essenciais para a estrutura dos dentes e dos músculos. Também é rica em vitaminas do complexo B, que ajudam no crescimento.

Melancia
Com 90% de água na sua composição, essa fruta é um dos melhores hidratantes naturais que nós temos a disposição. Além disso é rica em fibras e licopeno que inibe as células com tumores.

Morango
O morango concentra boas quantidades de vitaminas e minerais. Além da vitamina C, a fruta vermelhinha possui silício, manganês, potássio, magnésio, vitaminas do complexo B e vitamina K. Esses nutrientes são essenciais para o funcionamento do organismo, pois controlam desde a produção de hormônios até o funcionamento do coração e do cérebro.

Mamão
Conhecido como um laxante natural devido a presença de fibras e de uma enzima chamada papaína em sua composição, o mamão possui vitamina C, e também cálcio, fósforo, ferro, potássio e vitamina A, que protege a pele e os cabelos.
É uma das frutas com maior quantidade de betacaroteno, que ajuda no fortalecimento do sistema imunológico. É também rico em ácido fólico, excelente para as gestantes.

As frutas podem ser consumidas em maior quantidade e de forma livre, pois são verdadeiras fontes de carboidratos, fibras, vitaminas e minerais, além de terem potente ação antioxidante. Prefira a fruta in natura do que na forma de suco.

O preparo de sucos reduz a quantidade de fibras. Utiliza-se também maior quantidade de frutas para fazer um copo de suco, tendo maior densidade energética, maior concentração de açúcares e maior estímulo à insulina do que se estivesse comendo a fruta inteira.

Vejam mais benefícios proporcionados pelos nutrientes presentes nas frutas:



Vitamina C
Atua para a formação de colágeno, facilita a absorção de ferro reduzindo o ferro sérico (presente em folhosos verde escuro e leguminosas) ao estado de ferro ferroso que é mais facilmente absorvido. Tem ação antioxidante, o que contribui para defesa contra a ação dos radicais livres.

Beta caroteno
Mantém a saúde da pele e da visão, previne a cegueira noturna e melhora a imunidade. Também possui um efeito antioxidante.

Licopeno
É um potente antioxidante, atua na prevenção de inúmeras doenças (como as cardiovasculares, aterosclerose, câncer de próstata e hipertensão). Também ajuda a minimizar o processo de envelhecimento celular.

Antocianinas
São flavonoides, possuem potente ação antioxidante, combate a ação de radicais livres e atua na prevenção de doenças cardiovasculares e alguns tipos de canceres e do envelhecimento

Resveratrol
Tem ação antioxidante, anti-inflamatória, antiplaquetária, antifúngica e cardio protetora.

Fonte: www.aliadosdasaude.com.br / Eu Atleta




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