Cenoura - Confira motivos para você comer mais cenoura

Cenoura - Confira motivos para você comer mais cenoura

Que a cenoura faz bem para os olhos você já deve ter ouvido falar, mas este é só um dos benefícios de seu consumo. 

O alimento favorito dos coelhos também pode te fazer muito bem em diversos aspectos, como melhorar a imunidade, prevenir cânceres, melhorar a pele, proteger contra doenças cardiovasculares, e estes são só o começo da lista. 

Se você não tem o hábito de consumir cenoura, saiba por que você deveria dar uma chance para ela em seu cardápio. Lembre que esse é um vegetal bem versátil.


“Pode ser ingerido cru, refogado, em sucos ou purê, além de saladas e bolos”, explica Erika Romano, nutricionista clínica (SP). Todos podem consumi-la e não existem relatos na literatura científica de malefícios.
“No entanto, o excesso de betacaroteno – nutriente presente em abundância no vegetal – pode dar uma coloração alaranjada à pele, principalmente de pés e mãos, devendo ser evitados excessos em pessoas que venham a se incomodar com esse aspecto”, revela Viridiana Iavelberg, médica nutrógola do Hospital Beneficência Portuguesa (SP).

Sobre a quantidade, não há um consenso sobre a porção mínima a ser consumida. Contudo, uma xícara de chá de cenoura ralada oferece boas quantidades de nutrientes.

Confira aqui mais motivos para você comer mais cenoura!

Previne o câncer

Essa é uma das ações do falcarinol e do facarindiol, componentes da cenoura que são responsáveis pela prevenção do câncer de pulmão, cólon e próstata, segundo Viridiana. Uma pesquisa feita pela Newcasttle University (Reino Unido) mostrou que ao cozinhar as cenouras, as propriedades anticancerígena aumentam. Isso porque a ação dos elementos citados se eleva em 25%. Os mesmos pesquisadores descobriram que o falcariol reduz o risco de câncer em um terço (estudos feitos em ratos).

Ajuda na saúde do coração

Um estudo holandês que levou dez anos para ser concluído estabeleceu uma relação entre o consumo de cenouras e o risco de doenças cardiovasculares. Para isso, os pesquisadores separaram as frutas e vegetais por cores. Chegou-se à conclusão, dentre as categorias, que os alimentos de cores alaranjadas (principalmente os de cor mais intensa) eram os mais protetores contra doenças cardiovasculares. Os participantes que consumiram menos cenoura tiveram menor redução do risco dessas patologias. No entanto, quem comeu pelo menos 25 g do vegetal estava significantemente menos suscetível a desenvolver esse tipo de enfermidade.

Protege o sistema imunológico

Por ser rica em diferentes vitaminas, como a A, C, B e E, a melhora da imunidade é mais um item no currículo da cenoura. “Ela ainda é fonte de ferro, molibdênio, potássio, fósforo e cobre, potencializando ainda mais essa função”, revela a nutróloga. Todo esse conjunto coloca o vegetal entre a lista de compras quando o objetivo é se prevenir de infecções. Além disso, a nutricionista Erika diz que a ação antioxidante desses componentes irá contribuir para que ela tenha um efeito protetor, agindo de diferentes maneiras no organismo.

Pele mais bonita

“Também pela ação antioxidante, o alimento auxilia na manutenção da integridade das células, fortalecendo unhas, cabelo e pele”, relata Erika. A nutróloga lembra ainda que esse benefício também é fruto do fato que a deficiência de vitamina A leva a derme mais seca e madeixas e cútis quebradiças. Além disso, existem evidências de que esse nutriente previne a acne, rugas e manchas.

Melhora a digestão

“Ela é rica em fibra que, além de auxiliar numa boa saúde da pele, ajuda no funcionamento intestinal”, conta o nutrólogo André Veinert (RJ). Cerca de 4 g do nutriente está presente em uma cenoura média, o que equivale a cerca de 15% do necessário diariamente. Seu consumo ainda aumenta a saliva, além de fornecer os minerais essenciais, as vitaminas que já foram citadas e enzimas que ajudam no processo digestivo. Com isso, quando consumidas regularmente, as cenouras são aliadas na prevenção de úlceras gástricas e outros distúrbios digestivos.

Faz bem para a visão

Você já deve ter escutado isso! Isso por conta da vitamina A. “Esse nutriente está presente aqui na forma do grupo de carotenoides, que inclui o betacaroteno”, esclarece a nutricionista. Ela explica que a vitamina contribui, sim, para a boa visão, e a baixa ingestão desse nutriente pode fazer com que a pessoa tenha dificuldade em enxergar em ambientes pouco iluminados.

Mais saciedade - Ajuda na dieta para perda de peso

Mais um ponto positivo das fibras! Uma pesquisa publicada no Jornal Britânico de Nutrição, em 2006, determinou que a cenoura pode ajudar a manter a sensação de saciedade por mais tempo. Os participantes foram divididos em três grupos: um consumia as cenouras inteiras, o outro as ingeria misturadas e o terceiro grupo apenas os nutrientes, o que apresentava a mesma quantidade de calorias, porém sem as fibras. Os voluntários dos primeiros grupos mostraram sentir-se “cheios” por mais tempo. Esse efeito tem grande valor àqueles que desejam emagrecer, uma vez que após uma refeição com o alimento a fome demora mais a vir.

Hidratante

A cenoura é rica em água, quase 87% de sua composição é de líquido. “Esse montante é essencial uma vez que a água é importante para a correta manutenção de nosso metabolismo”, explica Veinert. Ele lembra que o fluido representa 60% da formação do corpo humano. E a importância de ingerir mais água se dá porque ela é responsável pelo transporte de nutrientes, formação de células, solvente de substâncias, formação de líquidos articulares e do sangue.

Fonte: Revista Viva Saúde



Topo