Café - Benefícios para sua saúde de acordo com a ciência

O café, através da cafeína, acelera o sistema nervoso central, o que faz a pessoa se sentir acordada, alerta e com mais energia.

Mais os benefícios do café no organismo não param por aí. Eles são devidos não só à cafeína, mas a muitos outros compostos com propriedades antioxidantes, que ajudam a prevenir doenças como câncer, Alzheimer, Mal de Parkinson e diabetes, além de favorecer o emagrecimento, entre outros!

Confiram abaixo alguns benefícios que a ciência atribui ao café! 




Diminui risco de depressão feminina

Uma pesquisa da Harvard School of Public Health (HSPH) concluiu que mulheres que bebem café possuem menos chances de desenvolver a depressão.
Segundo o estudo, o índice de manifestação da doença é 20% menor no grupo de mulheres que ingere quatro ou mais xícaras da bebida ao longo do dia.
Os pesquisadores estudaram 50 739 mulheres, com idade média de 63 anos. Elas estavam livres da doença quando o estudo começou em 1996.

Ajuda a emagrecer e queimar gordura

O consumo de café acelera o metabolismo, fazendo o corpo queimar mais calorias, além de estimular a quebra de células de gordura corporal. Estima-se que a ingestão de 6 xícaras de café por dia provoca um aumento no gasto energético de cerca de 100 calorias;

Pode ajudar a evitar câncer de fígado

Tomar café diariamente pode proteger as pessoas de desenvolver a forma mais comum de câncer de fígado, segundo uma pesquisa da Universidade do Sul da Califórnia.
O estudo incluiu 179.890 homens e mulheres nos EUA.
Os voluntários foram acompanhados por até 18 anos para que os pesquisadores pudessem rastrear o consumo de café e seus estilos de vida.
Quem bebia de uma a três xícaras por dia tinha uma chance 29% menor de ter o câncer em comparação com as pessoas que bebiam menos de seis xícaras por semana.
E as pessoas que bebiam mais de quatro xícaras por dia apresentaram um risco 42% menor.

Estimulante do sistema nervoso central

A cafeína melhora o estado de alerta, a concentração, a capacidade de memorização, o aprendizado, além de combater a sonolência e o cansaço;


Ação antioxidante

O café possui ácidos clorogênicos, um poderoso antioxidante que protege o corpo contra os danos causados pelos radicais livres, ajudando a prevenir o envelhecimento precoce, doenças cardiovasculares, processos inflamatórios, além de câncer de cólon, fígado e mama;

Ação antibacteriana, antiviral, e anti-hipertensiva

Todas essas propriedades também são provenientes dos ácidos clorogênicos, que compõem 7 a 10% do café;

Benefícios do café para a memória

Uma pesquisa de cientistas da Universidade Johns Hopkins concluiu que duas xícaras de café podem fazer muito bem para a memória.
O estudo testou a memória de 160 voluntários durante 24 horas. O grupo incluiu pessoas que não bebiam café regularmente. Durante o experimento, os cientistas observaram que quem tomou comprimidos de cafeína teve um desempenho melhor nos testes de memória do que as que ingeriram placebos.
Michael Yassa, líder do estudo, concluiu que a cafeína faz bem para a memória de longo prazo ao melhorar o processo de consolidação da memória. Mas também ficou comprovado que a cafeína não ajuda a recuperar a memória.

Alivia a dor de cabeça

A cafeína provoca uma contração dos vasos sanguíneos, diminuindo o calibre dos mesmos, o que traz alívio para as dores de cabeça. Por isso a cafeína está presente em remédios analgésicos;

Ajuda a prevenir doenças neurodegenerativas


O consumo habitual de café parece diminuir a incidência de doenças neurodegenerativas como Parkinson e Alzheimer;

Reduz o risco de diabetes tipo II

O consumo de pelo menos 6 a 7 xícaras de café por dia reduz significativamente o risco de desenvolver diabetes tipo II;

Diminui o risco de cálculos renais

Beber 240 ml de café por dia reduz em 10% o risco de desenvolver pedras nos rins.

Benefícios do Café para Malhar
  • Aumenta a resistência;
  • Diminui a fadiga muscular;
  • Melhora o desempenho, a atenção, o processamento visual e o tempo de reação;
  • Estimula a utilização de gordura como fonte de energia;
  • Aumenta a tensão dos músculos;
  • Estimula o funcionamento do coração.
  • Para usufruir de todos os benefícios do café, recomenda-se o consumo de 3 a 4 xícaras por dia, de preferência sem açúcar ou adoçante.
Consuma com moderação

O excesso de cafeína tem efeitos colaterais, como insônia, nervosismo e alteração do ritmo cardíaco.
Pessoas mais agitadas, ansiosas, que dormem mal ou que têm problemas renais devem evitar o consumo de café ou restringir ao mínimo possível, e nunca tomar antes de dormir.

Fonte: Revista Exame / Saúde no Clique




Topo