Atividade Física - 10 Motivos para praticar e abandonar o sedentarismo

Atividade Física - 10 Motivos para praticar e abandonar o sedentarismo 

O sedentarismo é responsável ou contribui para o agravamento de várias doenças, entre elas a obesidade, hipertensão e doenças cardíacas

A prática de atividade física regular ajuda a controlar o peso, a pressão arterial, prevenir doenças, aumentar força muscular, reduzir insônia, ansiedade e melhorar humor e autoestima.

No Brasil o sedentarismo atinge 45,9% da população, sendo que as mulheres são a maioria, representando 50,4%. Muita gente nem sabe sobre os benefícios que a prática esportiva regular pode trazer à saúde.


Se você está sedentário, provavelmente se adaptará melhor inserindo as primeiras atividades físicas aos poucos ao longo dos dias. É compreensível que depois de algumas semanas você fique mais animado com o seu aumento de disposição, seja caminhando, correndo, malhando, nadando, pedalando, surfando, remando, escalando ou fazendo qualquer tipo de modalidade.

Listamos 10 motivos para você sair de vez do sofá e começar a fazer exercícios já.

Para começar, a prática regular da caminhada, intercalada com atividades como yoga, natação ou dança, pode trazer diversos benefícios à saúde. É democrática, une gordinhos e magrelos, altos e baixos, jovens e idosos.

Todos podem dar o primeiro passo agora e colher benefícios em pouco tempo. E nunca é tarde para começar também - afirmou o educador físico Gustavo Luz.

Fazer exercício de três a quatro vezes por semana é o indicado

O educador, a pedido do site Eu Atleta, listou 10 motivos para você começar a se movimentar e apostar no exercícios para mudar os hábitos e ficar mais longe das doenças:


Ajuda no controle do peso corporal
Muitos começam a se exercitar para perder alguns quilos, e a atividade física vem acompanhada de práticas mais saudáveis à mesa. De olho na balança e performance, o praticante presta mais atenção no que come.

Melhora a autoestima
Quem é ativo regularmente passa a sentir os efeitos psicológicos positivos dos exercícios físicos, como aumento da autoestima e mudança da autoimagem, que melhora até entre os mais tímidos.

Melhora do condicionamento físico
Ela é obtida quando treinamos da forma correta. Ganhar condicionamento físico é passar por processos biológicos complexos que não podem ser apressados nem pulados. Por isso, vá com calma nesse começo e siga em frente!

Auxilia na prevenção de doenças
A atividade física reduz alguns fatores de risco, como excesso de gorduras e vida sedentária. Nos atletas, por exemplo, os níveis do HDL (colesterol bom) são bem elevados. Quando esse colesterol bom aumenta, o risco de doenças cardiovasculares é menor.

Ajuda no controle da pressão arterial
O sedentarismo é o maior inimigo e em consequência a atividade física é uma das principais pontas do tratamento para controle da pressão arterial, sendo os exercícios aeróbicos (andar, correr ou nadar) os mais indicados pelos cardiologistas.

Diminui a insônia e ansiedade
Os exercícios ajudam a regular o sono e são coadjuvantes no tratamento dos problemas emocionais e diminuição da ansiedade. A atividade física libera endorfinas, substâncias relacionados à sensação de bem-estar.

Melhora a flexibilidade
O alongamento de um determinado grupo muscular deve ter a duração mínima de 15s e duração máxima de 45s. Deve ser feito em momento separado na semana, além dos seus treinamentos, para benefícios a longo prazo.

Aumenta a força muscular
Fortalecer os músculos é importante no tratamento e prevenção de lesões. Se o seu objetivo é ganho de força, uma melhor postura ou mesmo o emagrecimento, apostar nos exercícios de musculação, por exemplo, também pode ser uma ótima ideia.

Melhora o humor
O exercício físico tem papel fundamental na saúde mental. Estudos recentes demonstram que os treinos aeróbicos promovem uma ação antidepressiva e melhorar o nosso humor, felicidade e entusiasmo para o dia a dia.

Melhora o sistema cardiorrespiratório
O importante é começar a sua rotina semanal de exercícios gradativamente para condicionar o sistema cardiorrespiratório e depois aumentar aos poucos a velocidade e o tempo de prática da modalidade que deseja fazer. Seja persistente!

Não esqueça, vai começar a se exercitar? Passar por avaliação médica é fundamental

Fonte: euatleta.com



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