Asma e bronquite - Combata problemas pulmonares com a Maçã

Asma e bronquite - Combata estes e outros problemas pulmonares com a Maçã
Asma e bronquite - Combata estes e outros problemas pulmonares com a Maçã

Comer maçãs todos os dias pode ajudar no combate a crises de asma e bronquite segundo especialistas ingleses

De acordo com a revista Health , comer maçãs todos os dias pode melhorar a função pulmonar. Provavelmente graças a um antioxidante chamado quercetina encontrada na pele de maçãs, cebolas e tomates, informou a BBC . 

E os benefícios para respiração não param por aí: um estudo de 2007 descobriu que as mulheres que comem muito dessa fruta são menos propensas a ter filhos com asma.

"A maçã tem propriedades poderosas contra as histaminas, substâncias soltas pelo corpo durante o processo alérgico da asma e bronquite"
Já diz o ditado inglês que uma maçã ao dia mantém o médico bem distante. Talvez não o afaste de vez, afinal de contas é preciso monitorar a saúde, mas pode impedir que você o visite além das consultas de rotina, mesmo no caso de quem tem asma e bronquite e deve estar periodicamente no consultório.

A maçã, como a cebola, é rica em quercetina, substância que ajuda no controle das histaminas. Elas são substâncias liberadas pelo sistema imunológico, responsável pela deflagração das crises de asma, por meio do broncoespasmo, pois causam uma inflamação.

A ação antioxidante da fruta também ajuda a estabilizar as membranas celulares que liberam esses compostos inflamatórios, o que pode beneficiar as crises de asma, apesar de não haver suficientes estudos científicos comprobatórios dessa eficiência.

Além disso, se for consumida crua, ela traz uma quantidade boa de vitamina C, fortalecendo o sistema imunológico e blindando o corpo de gripes e resfriados,que atrapalham a vida de quem tem problemas respiratórios.

Um estudo divulgado na revista cientifica CHEST e feito pela Harvard School of Public Health (Estados Unidos) em associação a Health Canada e Brigham and Women’s Hospital demonstrou que adolescentes com dietas pobres em frutas tem maior chance de apresentar asma. Até porque, eles perdem outros nutrientes importantes para a saúde respiratória e do corpo como um todo, como a vitamina E e o ácido graxo ômega-3.

Modo de usar: 

Consumir a maçã in natura e com casca é o ideal, pois a maior parte dos nutrientes se encontra nessa parte da fruta. Quando cozida, pode perder sua vitamina C, já que esse nutriente se perde na água com mais facilidade. Mas, para não enjoar, dá para usá-la em outras preparações, como bolos ou como suco.

Fontes: Revista Saúde / BBC


Topo