Alho-poró benefícios a saúde - Ajuda até seu coração

aliados da saúde
Alho-poró benefícios a saúde - Ajuda até seu coração

O alho-poró auxilia na redução do colesterol,  tem ação anti-inflamatória, e ajuda a eliminar as toxinas do organismo. 

O alho-poró tem várias vitaminas como A, C, K e do complexo B, além de diversos sais minerais como fósforo, ferro, cálcio e manganês.

Também conhecido como alho-francês ou alho-porro, o alho-poró é bastante utilizado na culinária em diversas partes do mundo. Esse tempero era, há muitos anos, já utilizado pelos egípcios, romanos e gregos e após esse período, o alimento se expandiu por toda a Europa. 


Ele tem o gosto um pouco mais suave do que a cebola e ganhou muito espaço na cozinha e em pratos de chefes famosos.

Além de ser um alimento saboroso, o alho-poró consegue oferecer diversos benefícios para a saúde.
No alho-poró, assim como no alho comum, é possível encontrar uma substância chamada alicina que ajuda a melhorar o sistema imunológico e e reduzir as taxas de colesterol. Esse alimento também consegue concentrar altas quantidades de flavonoides, poderosos antioxidantes que também possuem ação anti-inflamatória e antibacteriana.

Outra vantagem do alho-poró diz respeito às pessoas que sofrem com problemas renais. O alho comum tem um elevado teor de potássio o que é ruim para quem tem alguma patologia renal já que pode haver a formação de pedras nos rins, pois o sistema nefrológico já não consegue filtrar os sais minerais como as pessoas comuns. Assim, na hora de temperar algum prato esse grupo pode facilmente substituir o alho comum pelo alho-poró que tem metade da taxa de potássio que o seu primo.

Alho poró é um vegetal que pertence à mesma família botânica que a cebolinha, alho, cebola, cebolinha e chalotas.

Conheça os seus benefícios 

Propriedades anti-câncer
Alho-poró são uma boa fonte de sulfetos de alila que, segundo estudos, podem reduzir o risco de desenvolver certos tipos de câncer, especialmente de estômago, próstata e câncer de cólon.

Protege contra doenças cardíacas
Vários estudos têm mostrado que os membros da família Allium, incluindo o alho-poró, ajudam a controlar a pressão arterial, o que ajudar a prevenir doenças cardíacas como a arteriosclerose, acidente vascular e insuficiência cardíaca.

Combate infecções
Alho-poró também atua como um agente anti-séptico, que ajuda o corpo a lutar contra infecções. Pode aplicar extrato de alho-poró numa ferida para prevenir a infecção.

Melhorar saúde digestiva
Alho-poró é um dos poucos alimentos que contêm probióticos, um tipo de bactéria boa, que é necessária para uma melhor absorção de nutrientes. Ele elimina resíduos nocivos no corpo, estimula a ação peristáltica e secreta fluidos digestivos, melhorando assim a função digestiva.

Manter níveis saudáveis ​​de colesterol
Um consumo regular de alhos franceses tem sido associada com a diminuição do mau (LDL) de colesterol e aumentar no nível de bom (HDL).

Bom para as mulheres grávidas
Alho-poró é muito indicado para mulheres grávidas, pois contêm considerável quantidade de ácido fólico. O consumo de folato durante a gravidez tem demonstrado reduzir o risco de defeitos do tubo neural.

Fortalece os ossos
Alho-poró são uma rica fonte de cálcio e magnésio. O cálcio juntamente com magnésio é essencial para a saúde do osso, ajudando a converter vitamina D para a sua forma activa no organismo e, assim, reforçar os ossos.

Previne anemias
Devido ao seu teor de ferro, alho-poró também pode ajudar na prevenção de vários tipos de anemia, particularmente anemia por deficiência de ferro. Também é rica em vitamina C, que pode ajudar na melhor absorção de ferro no organismo.

Como escolher
Ao comprar alho-poró fique atento às cores que ele apresenta que devem ser vibrantes. O talo deve estar branco (mesmo se estiver levemente amarelado deve ser descartado) e as folhas na cor de um verde vivo. As folhas devem também estar bem firmes, intactas e levemente rígidas. Escolha alho-poró menores, eles tendem a ser mais macios.

Para higienizar o alho-poró para por na comida, o ideal é que ele seja lavado depois de cortado, pois tem muita terra e outros produtos químicos entre as folhas e estas não podem ser desfeitas se não o alho perde o seu formato. Ele deve ser colocado numa vasilha com água e vinagre ou água sanitária e continuar o ritual de limpeza normal de qualquer outra verdura ou hortaliça.



Topo