Alfarroba - Alternativa ao chocolate que todos podem comer

Alfarroba - Alternativa ao chocolate que todos podem comer
Alfarroba - Alternativa ao chocolate que todos podem comer

A alfarroba é uma leguminosa, que após processada serve como um substituto ao cacau

Ela não contém glúten e tem baixo teor de gordura saturada, sendo assim um alimento super saudável para todos.

A alfarroba é o fruto da alfarrobeira, uma árvore nativa da costa do Mediterrâneo. Seus frutos são, na verdade, em forma de vagem. Enquanto jovens, são verdes; mas com o amadurecimento (que pode levar até um ano), a vagem fica escura, quase negra.


No interior destas vagens de alfarroba estão as frutinhas, que são classificadas como leguminosas. São bolinhas escuras e muito rígidas. Elas passam por um processo de torrefação e moagem, transformando-se em pó, que pode substituir o cacau.

A alfarroba é muito utilizada em substituição ou variação dos chocolates ao leite com açúcar, principalmente quando bate aquela vontade incontrolável de consumir doce.

Pessoas com intolerância à lactose e outras dietas especiais podem consumir a alfarroba como alternativa aos chocolates ao leite, essa é uma troca inteligente e saudável.

Conheça tudo sobre a alfarroba, propriedades, como consumir, o que é, benefícios da alfarroba e muito mais!

Alfarroba engorda?
Por ter baixo teor de gordura saturada e dispensar a adição de açúcar (na maioria dos produtos), a alfarroba não causa problemas no controle do peso, por isso a alfarroba chocolate pode ser consumida moderadamente no processo de emagrecimento. É importante lembrar que aliado a uma alimentação equilibrada é essencial praticar atividade física, ter boa qualidade de sono e investir no consumo de água.

Alfarroba tem açúcar? 
É comum as pessoas questionarem se a alfarroba tem açúcar ou não. As principais marcas de alfarrobas não utilizam açúcar como ingrediente, porém, caso não possa consumir açúcar ou prefira seguir uma dieta livre de açúcar, é importante ficar sempre atento aos rótulos dos produtos.

Quer saber ainda mais sobre os benefícios e propriedades da alfarroba? Veja logo abaixo:


A alfarroba é um alimento sem glúten, pode ser consumida por portadores da doença celíaca, pessoas com hipersensibilidade ao glúten não celíaca e por todos aqueles que preferem seguir uma dieta isenta de glúten.

A alfarroba é sem lactose. Por isso, intolerantes à lactose também podem consumir produtos à base de alfarroba.

A alfarroba é uma excelente opção de lanche e sobremesa para veganos, pois é isenta de leite e de qualquer produto de origem animal. Além disto, não possui nenhuma substância estimulante como a cafeína e a teobromina em sua composição.

Estudos têm mostrado que a alfarroba possui baixo índice glicêmico, tornando-se um alimento que pode ser consumido também por diabéticos, porém o ideal é consultar o seu nutricionista ou médico antes de iniciar o consumo.

Por ser um alimento nutritivo e saboroso, o consumo de alfarroba é indicado não só para pessoas que seguem dietas especiais, mas também para aqueles que procuram ter uma alimentação saudável e equilibrada.

De que forma é possível encontrar a alfarroba?
A alfarroba pode ser encontrada de formas variadas, o que evita a monotonia de sabores e aumenta a variedade na dieta. Ela é comercializada em forma de alfarroba em pó, alfarroba em tabletes, frutas cobertas com alfarroba, além do saboroso creme de alfarroba.

A alfarroba como cobertura de frutas tem diversas opções, há alfarroba com cranberry, alfarroba com passas, alfarroba com banana, alfarroba com coco e até bombons de alfarroba com castanha de caju, difícil escolher um só, não é mesmo? Confira as diferentes preparações que podem ser feitas com a alfarroba.

Como usar alfarroba?
Saber como usar alfarroba é bem simples, o seu consumo varia de acordo com a sua forma de comercialização.
No caso dos tabletes de alfarroba, eles podem ser consumidos puros como os chocolates. As barras de frutas cobertas com alfarroba são prontas para o consumo, inclusive são ótimas opções de lanches intermediários.

Já a alfarroba em pó pode ser consumida da mesma forma que o cacau em pó em receitas. E o creme de alfarroba? Esse delicioso creme pode ser utilizado como cobertura ou recheio de bolos e tortas, bolachas de arroz, recheio de pães e até como ingrediente de smoothies! Confira diversas receitas nutritivas aqui!

Fonte: Natue


Topo