Retenção de líquidos - Causas e dicas de tratamento

aliados da saúde
Retenção de líquidos - Causas e dicas de tratamento

A retenção de líquidos é a acumulação excessiva de água no organismo. 

O acúmulo de líquidos causa mal estar e inchaço nas mãos, pernas e tornozelos. Também é comum que o inchaço seja acompanhado de dores na cabeça e no peito, aumento de pressão e irritação.

Para detectar a retenção de líquidos, basta observar as mãos, os pés, a barriga, as pernas e as proximidades do tornozelo. Se essas regiões persistirem inchadas por muito tempo é necessário buscar ajuda médica, principalmente se tais inchaços ocorrerem fora do período de gravidez e menstruação. Por questões hormonais, a mulher é mais propensa a reter líquidos do que o homem.


O problema atinge principalmente as mulheres no período pré-menstrual.

As mulheres com retenção de líquido parecem ter ganhado peso, sem motivo aparente, principalmente em casos de retenção hídrica generalizada, com aumento da região abdominal e toráxica.

O acúmulo de líquidos pode ser causado por vários motivos. Entre os principais estão: o mau funcionamento dos rins; problemas circulatórios, especialmente do sistema linfático; consumo elevado de sal; alterações no metabolismo decorrentes da menstruação ou gravidez.

Algumas medidas simples ajudam a reduzir os inchaços motivados pela retenção de líquidos. Por incrível que pareça, beber água é uma dessas medidas. A água estimula o funcionamento dos rins, ajuda a eliminar toxinas e melhora o sistema circulatório.

Também é importante praticar exercícios físicos regularmente e evitar alimentos com muito sal e sódio.

Uma dieta equilibrada também é fundamental para a eliminação dos líquidos pelo corpo. Alguns alimentos, como melão, salsão, aspargo, rúcula, aipo, almeirão e pepino funcionam como diuréticos naturais, ou seja, ajudam o organismo a se livrar da água acumulada.


Chás diuréticos

Outra dica são os chás diuréticos, que auxiliam na eliminação da água e das toxinas pelo nosso organismo. Ervas como alfafa, hibisco, borragem, cabelo de milho, cavalinha, quebra-pedra, sete sangrias e dente-de-leão são excelentes para reduzir os inchaços e melhorar o funcionamento dos rins.

Os chás diuréticos atuam principalmente no sistema linfático. Eles ajudam os rins a filtrarem a linfa, substância que carrega impurezas para fora do nosso organismo. Com isso, a eliminação de toxinas pela urina é maior, reduzindo a sensação de inchaço causada pela retenção de líquidos. Além de facilitar a eliminação e líquidos, os chás diuréticos contribuem para o emagrecimento.

Preparo de chás diuréticos

Chá verde para retenção de líquidos
Se você sofre com a retenção hídrica, pode recorrer a algumas receitas que ajudam a eliminar água. O chá de assa peixe, por exemplo, é excelente para reduzir os inchaços. Também já mostramos aqui no Receita Natural que o chá verde, o chá de carqueja e chá de folha de sabugueiro combatem a retenção de líquidos e até ajudam a emagrecer.

Os chás devem ser preparados com ervas de qualidade e consumidos em pequenas quantidades ao longo de todo dia. O ideal é fazer o chá pela manhã e guardar em uma garrafinha que possa ser carregada por você onde for. A apresentadora de TV Luciana Gimenez não abre mão do chá diurético para reduzir os inchaços do período pré-menstrual. Veja a receita usada pela apresentadora:

Você vai precisar de:

1 colher de centelha asiática
1 colher de banchá
1 colher de cavalinha
1 colher de alcachofra
Preparo:

Ferva 1 litro da água e acrescente as ervas. Depois espere descansar por 10 minutos e beba ao longo do dia.

Fontes: Revista Boa Forma / Brasil Escola


Topo