Acelga - Fonte de nutrição e saúde

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Acelga - Fonte de nutrição e saúde 

A acelga é rica em antioxidantes, que ajudam a nos proteger de algumas doenças crônicas como as do coração e o câncer

Rica em carotenóides (beta caroteno, alfa caroteno, luteína e zeaxantina), a acelga oferece uma boa quantidade de substâncias antioxidantes. Estas substâncias têm uma ação protetora contra o desenvolvimento de certas doenças crônicas, como as cardiovasculares e o câncer.

Alguns estudos de laboratório, feito com animais, apontam que a acelga pode contribuir para o controle do diabetes, mas ainda não há evidências que comprovem esse efeito em seres humanos.

A acelga é rica em vitamina K, que regula os processos de coagulação do sangue. Além de ser encontrada em alguns alimentos, essa vitamina também é fabricada pelo próprio corpo, por bactérias da flora intestinal.

Em excesso, a vitamina K pode causar interações indesejáveis com medicamentos anticoagulantes; por isso, pessoas que tomam esses remédios devem conversar com seus médicos, se consomem regularmente muitos alimentos ricos nesta vitamina.

A acelga também é ótima fonte de vitamina E — uma porção de dela fornece mais do que 10% das necessidades diárias do nutriente. A vitamina E é dotada de uma importante ação antioxidante, que atua protegendo as membranas das células do corpo, especialmente as do sistema imunológico.

A acelga é boa fonte vegetal de ferro, essencial para o transporte de oxigênio e formação de glóbulos vermelhos no sangue. É boa fonte também de magnésio, que contribui para o bom funcionamento do sistema imunológico e é importante para o desenvolvimento dos ossos e dentes.

Finalmente, a acelga também oferece fósforo. Esses mineral desempenha um papel fundamental na saúde de ossos e dentes, contribui para o bom funcionamento do sistema imunológico e auxilia a regeneração de tecidos.

Muito comum na culinária Japonesa, a acelga pode ser consumida na forma de salada, usando suas folhas cruas, que também podem ser cozidas ou ainda refogadas. O caule pode ser cozido, frito ou usado em sopas de legumes. Suas folhas podem ser usadas ainda para preparar uma infusão usada na medicina popular.

Benefícios da acelga a nossa saúde

Sendo um dos alimentos mais completos para a nutrição, a acelga possui uma lista extensa e impressionante de nutrientes e, embora possa ser encontrada durante o ano todo, o inverno é a época em que ela possui melhores valores nutricionais.

Rica em vitaminas K, A, C e E, a planta promove a saúde dos ossos e da vista, além de agir como antioxidante, combatendo os radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele. Além disso, previne a deficiência de ferro, aumenta a imunidade e possui ação anti-inflamatória, ajudando a reduzir sintomas de asma, artrite reumatoide e osteoartrite. A vitamina K é crucial, ainda, para o bom funcionamento do cérebro e do sistema nervoso, promovendo a saúde e combatendo problemas neurológicos.

O potássio, presente na planta, ajuda a manter a pressão arterial controlada, assim como a função cardíaca. É eficaz na prevenção da hipertensão arterial, aterosclerose e, além disso, rica em ferro, a acelga é fonte de energia.

Seu consumo auxilia ainda na diminuição dos sintomas da gastrite, na eliminação das toxinas do sangue e no combate à anemia e fraqueza. A planta possui ainda ácido siríngico e fibras, auxiliando no processo de regulação dos níveis de açúcar no sangue, sendo excelente para aqueles que sofrem com o diabetes.

Fonte: Enciclopédia da Nutrição - Nestlé



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