Alimentação Saudável - Coma mais frutas e verduras e viva mais

aliados da saúde
Alimentação Saudável - Coma mais frutas legumes e verduras e viva mais

Todos sabemos que uma alimentação saudável é fundamental para uma vida mais longa e sadia

Para tanto, uma alimentação colorida e variada é fundamental para quem quer ficar livre de problemas de saúde. 

Além da alta concentração de vitaminas, minerais e fibras, estes alimentos possuem substâncias fitoquímicas de nomes estranhos, como flavonóide, licopeno, antocianina, que são fundamentais para nossa saúde..

São elas que conferem a cor diferenciada aos vegetais e têm sido amplamente estudadas por seu efeito protetor, principalmente antioxidante, capaz de impedir o desgaste natural das células. Por isso mesmo os vegetais e as frutas são importantes desde a infância até a vida adulta.

Esteticamente, esses alimentos também proporcionarem uma pele mais bonita e saudável. Para ajudar você a se convencer a comer mais frutas e vegetais, aqui vão algumas alternativas saborosas de como incluir estes alimentos no seu dia a dia:

Frutas

- Purês de frutas dão ótimas sobremesas. Basta cozinhar com pouca água e introduzir, a gosto, um pouco de adoçante ou açúcar (o mínimo possível deste). Frutas também podem ser grelhadas ou assadas na frigideira com uma pitada de mel e canela, ou especiarias diferentes como nós moscada e cardamomo.

- Aposte em diferentes tipos de frutas secas e desidratadas. Picadas e misturadas entre si elas são versáteis para a hora que bater a fome nos intervalos entre as refeições.

Legumes e verduras

Alimentos altamente nutritivos e de baixo valor calórico, eles são ideais para dar volume ao seu cardápio, muita cor e se preparados da forma correta, dão sabor. Mesmo para aqueles que não gostam, podem passar a incluí-los no menu se:

- Misturá-los a alimentos como arroz e purê. Arroz com cenoura, brócolis e vagem é um bom começo. Já o tradicional purê de batata pode se tornar mais nutritivo ao incluir cenoura ou abóbora.

- Feijão também fica mais rico em antioxidantes quando cozido com abobóra e cenoura. Eles se dissolvem com o calor e o gosto se atenua.

- Salada bem gelada é o truque das cadeias de fast-food para tornar as verduras mais atraentes. Siga a onda. Vegetais crocantes, como alface, cenoura, repolho roxo, cenoura ralada ou baby carrot, são bons de se comer frios. Basta temperar com um molho bem saboroso. Se possível, coloque no congelador minutos antes de servir.

- Molho de tomate é também uma forma de incluir mais vegetal no seu dia a dia. Ele é fonte de vitamina C e de licopeno, um poderoso antioxidante.

- Coma palmito, cogumelo e aspargos, eles também são do reino vegetal. Para evitar o excesso de sal dessas conservas, invista nas versões “in natura”, cozinhe no vapor e sirva bem temperado.

- Capriche nos molhos sem aumentar as calorias. Mas ajuste a porção: apenas 2 colheres. Anote o que vale para não ganhar peso: limão, aceto balsâmico, shoyu light (com moderação devido o sódio), molhos prontos (selecione versões de até 40 calorias por colher), iogurte, maionese e ervas.

Já o azeite e os óleos vegetais, apesar de saudáveis, adicionam bastante calorias (90 por colher), e são melhores se você estiver no seu peso adequado!

- Inclua um ou dois (no máximo) dos ingredientes a seguir, controlando em uma colher de sopa, para dar mais sabor sem exceder nas calorias: carpaccio, queijo, ovo, kani, atum, salmão, fruta picada, castanhas.

- Para iniciar as pazes com os legumes, grelhe alguns deles em frigideira quente e sirva com shoyu diluído. Abobrinha, berinjela, tomate, cebola, brócolis ficam ótimos feitos desta forma! Ou então rale e refogue com caldo de legumes, tempere com um toque de ervas e pimenta.

- Inicie o consumo de vegetais aos poucos, misturando no arroz, incluindo no recheio da omelete, ou adicionado em preparações com carne ou frango refogados. Vale ainda incluir na sopa ou no purê – no início batidos ou amassados.

Consuma mais alimentos vegetais e tenha saúde e disposição para curtir a vida, além de reforçar a beleza.

Fonte: Guia da Nutrição


Topo