Tofu - Conheça mais sobre o queijo de soja que ajuda até a emagrecer

Tofu - Conheça mais sobre o queijo de soja que ajuda até a emagrecer

Saiba mais sobre o tofu, o queijo de soja que entre outros benefícios, ajuda a emagrecer e previne o câncer de mama.

Grande parceiro dos vegetarianos, o tofu, ou “queijo de soja”,  tem ganhado ainda mais fãs. Isto porque ele é um ótimo aliado de quem deseja emagrecer e faz bem para saúde, já que é rico em proteínas e previne o câncer de mama nas mulheres.

A Dra. Alice Amaral, médica especialista em Nutrologia e Medicina do Exercício e Esporte pela Associação Médica Brasileira, Associação Brasileira de Nutrologia e Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, revelou quais são os benefícios do tofu e como deve ser feito o seu consumo; confira


1) Afinal, o que é o tofu? Quais são seus benefícios para a saúde?
"Conhecido como “queijo de soja”, é uma base sem sabor ( por isso pode ser temperado à gosto ou recheado com legumes e verduras), produzido a partir da soja. Extremamente rico em proteínas (mais do que as carnes) e livre de gorduras, além de possuir baixa caloria. Rico em fitoestrógenos, ele é um aliado da mulher por prevenir câncer de mama e os efeitos da TPM e da menopausa. Fonte de vitaminas (B, D, E, F, K), ácidos graxos poliinsaturados e aminoácidos e minerais (cálcio, ferro, fósforo, magnésio)".

2) Ele pode ser consumido sem limites ou tem alguma contraindicação?

"Não há contraindicação para seu consumo, porém tudo que é consumido sem limites é maléfico. O ideal é procurar um médico que irá adaptar o consumo do tofu à reeducação alimentar de cada um".

3) Ele ajuda a emagrecer? É um alimento que entra em algumas dietas?

"Ele pode ser um coadjuvante das dietas de emagrecimento por possuir poucas calorias e ser rico em proteínas, pode fazer parte também das dietas específicas para atletas".

4) Ele pode ser consumido de diferentes formas? Cru, assado, frito?

"Sim. Use sua imaginação e crie pratos com essa delícia, crus ou assados".

5) Ele substitui o queijo?

"Ótima opção para quem resolveu retirar lácteos da alimentação.  É uma boa fonte de proteínas e substitui o queijo muito bem, inclusive por ser sem sabor, o que dá a ele uma maior versatilidade. Ele também substitui as carnes, no caso das dietas vegetarianas".

Algumas receitas com tofu:


# Bifinho de tofu
- Corte uma fatia do tofu sólido e deixe marinar por cerca 30 minutos numa misturinha de shoyu, gengibre ralado, alho amassado e cebolinha picada.
- Depois leve à frigideira quente com um filete de azeite, grelhe dos dois lados, e por fim jogue a marinada na frigideira, deixe esquentar. Salpique gergelim por cima.
# Cottage de tofu
- Comprar tofu sólido, amassar com um garfo até que a consistência fique de cottage. Temperar com orégano, salsa e cebolinha frescas, cebola picada, alho amassado, limão, azeite, sal e pimenta do reino.
Experimentem e comentem se não é mesmo bom!

Fonte: casa.uol.com.br / g1.com.br



Relacionadas Para Você
Anterior
« Anterior
Proxima
Proxima »