Nutrição Esportiva - Como ela pode melhorar sua vida e saúde

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Nutrição Esportiva - Como ela pode melhorar sua vida e saúde

Nutrição esportiva é a área que aplica a base de conhecimentos em nutrição, fisiologia e bioquímica no esporte e na atividade física, visando melhorar o desempenho dos atletas e praticantes.

A principal função da nutrição esportiva é repor as perdas durante o exercício, melhorar a recuperação, maximizar o crescimento muscular e aumentar o desempenho na prática de exercícios!

Dentre os principais objetivos da nutrição esportiva estão: Aumentar o desempenho físico, desportivo e evolucional das pessoas/ atletas.


A ciência da nutrição esportiva é a parte da nutrição que estuda os efeitos que os nutrientes e outros fatores nutricionais exercem no desempenho, na recuperação e manutenção da saúde de atletas e praticantes de atividades físicas.

A nutrição esportiva (dieta para atletas) é uma das grandes responsáveis pelos resultados obtidos. Muitas vezes, são utilizados suplementos esportivos para atender todas as necessidades nutricionais ou elevar o consumo de algum nutriente pontual com objetivos específicos.

Qual a importância da suplementação esportiva
A suplementação esportiva ajuda a complementar a dieta de pessoas que são atletas ou praticantes que fazem exercícios de maneira mais intensa, e não conseguem suprir a necessidade de nutrientes através da alimentação, seja de macronutrientes, como as proteínas e carboidratos ou vitaminas e minerais.

Para que serve cada tipo de suplemento? 

Proteínas: 
Se você quer saber como ganhar massa muscular, deve conhecer os suplementos de proteínas. Fornecem aminoácidos que ajudam na construção dos músculos, sendo que a necessidade de atletas e indivíduos que buscam aumentar massa magra é maior. Os principais suplementos para definir e ganhar massa muscular são à base de proteínas, como whey protein, caseína, proteína de soja e albumina. Por isso também são conhecidos como suplementos para musculação, mas podem ser usados em qualquer esporte. Cada uma tem um tempo de absorção diferente, podendo ser consumida em diferentes horários, como pós-treinos (com rápida absorção) ou para evitar períodos longos de jejum.

Aminoácidos: 
São pequenas partículas que formam as proteínas, como se fossem “tijolinhos”, como BCAA, por exemplo. Eles têm como objetivo aumentar a massa magra, melhorar o desempenho e auxiliar na recuperação pós-treino.

Carboidratos: 
Ajudam a manter a energia durante os treinos, a repor a energia muscular depois dos exercícios e a poupar proteínas para o músculo.

Hipercalóricos: 
Também são conhecidos como suplementos para engordar, ou para fase de bulking. Ajudam a complementar o valor calórico da dieta e, quando associados com exercícios, podem contribuir para o aumento da massa magra.

Repositores hidroeletrolíticos: 
Têm a função de hidratar e repor os sais minerais perdidos através do suor. Uma boa hidratação antes, durante e após os treinos contribui para melhora do rendimento e da recuperação.

Nutrição esportiva serve apenas para atletas? 
A nutrição esportiva pode ajudar tanto atletas profissionais quanto indivíduos que praticam atividade física para melhoria da saúde, estética ou lazer. Qualquer indivíduo que pratique qualquer tipo de exercício deve se preocupar com a alimentação correta. Além disso, também é possível ter bons resultados com suplementos baratos e nacionais, sem precisar gastar demais para conquistar o corpo ideal.

Suplementos esportivos fazem mal? 
O uso indevido de suplementos esportivos pode trazer riscos para a saúde, já que o excesso de substâncias, como proteínas, pode causar sobrecarga nos rins e no fígado. Além disso, se usados em grandes quantidades de maneira desnecessária, podem gerar aumento de peso por serem estocados na forma de gordura.

Por isso, seja suplemento para ganhar massa muscular ou suplemento para emagrecer, o ideal é que seja prescrito por um médico ou nutricionista, respeitando as dosagens e o tipo de exercício praticado.

Fonte: Natue / Wikpédia / Boa Forma


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