Diabetes - O que comer quando descobriu que tem a doença

aliados da saúde
Diabetes - O que comer quando descobriu que tem a doença

Agora que descobri que tenho diabetes, como ficará minha alimentação? Está é a primeira grande dúvida sobre a doença!

Segundo vários estudos sobre o diabetes, realizados por comitês especializados na doença, a orientação é que as pessoas com diabetes sigam a mesma alimentação saudável recomendada à população em geral. 

Muitas vezes pensamos que teremos de fazer uma dieta rigorosa, mas na verdade o que se espera é um planejamento e organização dos hábitos alimentares. Isto quer dizer que teremos que ter uma maior atenção quanto às escolhas dos alimentos e a quantidade consumida.


Vejam as dicas de alimentação resumidas para os primeiros passos quando nos deparamos com essa nova situação:

1 - Distribua os alimentos em 5 a 6 refeições ao dia. Não deixe de fazer o café da manhã! Se não puder fazê-lo em casa, leve um lanche reforçado para a escola ou trabalho.

2 - Nos lanches, comece sempre pelas frutas (evite sucos), mas não exagere na quantidade. Nenhum tipo de fruta é proibido!

3 - No almoço e jantar, continue a comer o tradicional arroz com feijão.

4 -A metade do prato deve ser de vegetais coloridos, principalmente os verde-escuros e amarelos. Pode ser na forma de salada crua e/ou vegetais cozidos. Evite molhos gordurosos.

5 - Escolha pequenas porções de carnes magras e faça rodízio entre as brancas, vermelhas ou ovo. Experimente também pratos vegetarianos.

6 - Evite os açúcares e alimentos açucarados. Se precisar utilize adoçante em pequena quantidade. Evite os adoçantes a base de frutose.

7- Só opte por produtos dietéticos se tiver certeza de que o mesmo atende as suas necessidades.

8 - Evite frituras e diminua o consumo de gorduras animais: carnes gordas, queijos (exceto os mais magros como, por exemplo, ricota, minas frescal, cottage), embutidos, manteiga, margarina, requeijão, creme de leite.

9 - Diminua o sal. Grande parte das pessoas com diabetes também apresentam pressão arterial elevada.

10 - Procure usar alimentos menos processados: pães integrais, aveia, arroz integral, macarrão integral, etc.

11- Evite bebida alcoólica.

12 - Tome água várias vezes ao longo do dia.

13 - Inclua como meta no seu plano de cuidado com diabetes, a consulta com um  nutricionista especialista para orientação da sua alimentação  ao longo da vida.

Fonte: diabetes.org.br

Visite nossa fá-page








Relacionadas Para Você
Anterior
« Anterior
Proxima
Proxima »