Dieta para um corpo saudável - 12 Alimentos que ajudam mesmo na dieta

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Dieta para um corpo saudável -  12 Alimentos que ajudam mesmo na dieta

A dieta para emagrecer e manter o corpo, para dar resultado, deve sempre ser feita sempre de forma natural e saudável

O importante é fazer refeições saudáveis, saborosas e que permitam perder peso sem perder o gosto pela comida, e assim atingir as medidas desejadas.

Uma das responsáveis por essa conquista é a alimentação funcional, que faz com que alguns alimentos ajam no organismo como verdadeiros remédios. Conheça alguns alimentos que ajudam a acelerar o metabolismo e, com isso, ajudam a emagrecer.


O processo de digestão requer uma demanda extra de energia. O organismo gasta calorias apenas para aproveitar os nutrientes vindos da comida. Além disso, existem alguns itens que demoram mais para ser digeridos, induzindo o corpo a um gasto calórico maior. Há, ainda, alimentos que instigam o cérebro a acionar o metabolismo. Outros promovem rapidamente a saciedade, evitando que você se atire, na sequência, em direção a um pote de sorvete.

Todos eles abençoados!  Eles têm um ponto em comum: além de fornecer nutrientes, ajudam no gasto calórico. Quer dizer, são aliados da boa forma e não podem ficar de fora do cardápio diário.

Vamos conhecer alguns desses alimentos?


Alimentos que Emagrecem





Estudos chineses e ingleses constataram que um pedaço diário de gengibre (cerca de 5 cm) também acelera em 20% o metabolismo. O gingerol, um dos princípios ativos, aumenta a temperatura corporal e exige maior demanda de calorias do organismo. Segundo pesquisa da Universidade Joseph Fourier, na França, a canela também tem o mesmo efeito, graças ao aldeído cinâmico. A indicação diária é de até 1 colher (sobremesa).




A linhaça é excelente para quem quer emagrecer. Rica em fibras, proteínas e gorduras boas ajuda acelerar o metabolismo e absorver as gorduras do organismo. Esse alimento funcional auxilia na perda de peso, melhora a digestão, ajuda no bom funcionamento do intestino e não deixa o organismo reter líquidos. A linhaça deve ser consumida moída.
O abacaxi é um fruto ótimo para a dieta, pois é pouco calórico e possui bastante água em sua composição — o que o torna diurético. Ajuda a controlar o apetite, fazendo com que com apenas uma rodela já sentimos uma sensação de saciedade. É também um excelente hidratante corporal. Além disso, possui muitas fibras solúveis, que são grandes aliadas no processo digestivo.
A banana é rica em triptofano, um aminoácido importante que ajuda a combater a ansiedade e a compulsão por comidas que estragam qualquer dieta, como doces e massas. Além disso, a fruta tem vitamina B6 que ajuda na absorção de gordura ingerida na refeição. Por fim, a banana tem fibras solúveis, que controlam o apetite por algumas horas.


Arroz Integral
Nessa versão, a película que reveste o grão é mantida e, com ela, são preservadas fibras, vitaminas e os minerais desperdiçados quando o arroz é polido. As fibras melhoram a qualidade da digestão.



Feijão

O feijão é uma leguminosa rica em fibras, minerais e proteínas, e totalmente livre de gorduras saturadas. Além de poder comer à vontade (pois não tem colesterol), ele ajuda a saciar a fome, evitando que se coma outros alimentos. Refeições compostas de feijão aumentam os níveis do hormônio colecistoquinina. Ele faz os alimentos permanecerem mais tempo no estômago, o que aumenta as calorias gastas na digestão. O feijão branco faz o organismo absorver menos carboidratos, utilizando gordura para gerar energia, e induz uma queima de gordura 25% maior.



Chá verde

O chá verde é um ótimo produto para quem deseja perder peso. Reduz a absorção de açúcar no sangue, acelera o trânsito intestinal e aumenta o metabolismo, ajudando a queimar gorduras. O chá verde reduz a absorção de açúcar no sangue, ajudando a diminuir a compulsão por doces, além de inibir a ação da amilase, enzima que atua na quebra dos carboidratos. Quando não são quebrados, os carboidratos são eliminados pelo organismo.






O tomate é um alimento indispensável na dieta de quem quer perder peso e se manter saudável. O alimento mais consumido na Europa Mediterrânea, local onde a população é famosa pela vida longa. O tomate previne vários tipos de câncer, principalmente o de próstata.



Aveia

A aveia é rica em fibras e pode ser consumida em flocos, batida ou moída. Ela ajuda na formação do bolo fecal, auxiliando a digestão. Graças à sua riqueza em ácidos, fibra e lecitina, a aveia ajuda a reduzir os níveis de LDL no sangue.

Rico em muitas vitaminas ele é um alimento rico em água, ou seja, um excelente diurético. O pepino ajuda a eliminar as toxinas do organismo e é anti-inflamatório.


Melancia
A melancia é também uma fruta essencial na dieta de quem quer perder peso. A grande quantidade de água desse alimento ajuda a baixar os níveis de açúcar no sangue e reduz a quantidade de insulina. Quando a insulina cai, o corpo passa a queimar seus estoques de gordura. E ele começa a fazer isso justamente com os estoques da barriga.

Brócolis
O brócolis é fonte de um poderoso antioxidante, a vitamina C. Possui também fibras, que fazem o organismo consumir mais calorias na digestão. Um estudo da Universidade Estadual Paulista, em Botucatu (SP), mostrou que a maior concentração de nutrientes está nas folhas e no talo do brócolis. Cada 200 g dessas partes misturadas apresenta 3,71 g de fibras e 17,25 mcg de vitamina C. O brocólis tem, ainda, sulforano, substância que combate a bactéria Helicobacter pylori, agente de úlceras e gastrites.

O ideal é que esses alimentos sejam consumidos em conjunto. Não adianta usar um ou outro e apenas de vez em quando. Inclua aos poucos cada um deles na sua alimentação diária, e é claro, não esqueça de praticar exercícios físicos e cuidar da hidratação e do sono.


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