Atividade física - Praticar ouvindo música faz bem à saúde

Atividade física - Praticar ouvindo música faz bem à saúde
Atividade física - Praticar ouvindo música faz bem à saúde

Estudo realizado na Universidade de Oxford, diz que praticar atividade física ouvindo música faz bem para a saúde.

De acordo com estudo, a música age no cérebro e pode proporcionar um certo “prazer cerebral” o qual libera uma substância chamada Dopamina, que passa a sensação de bem-estar. 

Para que as músicas comecem a proporcionar essa sensação no indivíduo, basta apenas se exercitar em um período acima de seis minutos com elas tocando.



Hoje em dia, podemos perceber que as pessoas estão optando cada vez mais por fazer atividades físicas, seja para definir o corpo ou adquirir resistência e melhorar o condicionamento físico. Se lutar contra a balança através de exercícios parece ser uma tarefa um pouco chata, após colocar o fone de ouvido com algumas músicas favoritas tudo pode se transformar, pelo menos é o que diz um artigo publicado no jornal The Independent.
De acordo com Robin Dunbar, professor de psicologia de Oxford: “Quando ouvimos música o cérebro libera analgésicos naturais que agem no corpo, como a morfina. E, se interagimos com a música, seja cantando ou dançando, a liberação destes compostos é ainda maior.”
Pelo fato da música agir no cérebro, ela pode proporcionar um certo “prazer cerebral” o qual libera Dopamina, que passa a sensação de bem-estar.

Segundo Daniel Bowling, do departamento de Biologia Cognitiva da Universidade de Viena, na entrevista ao jornal The Independent, ele diz que mais estudos estão sendo desenvolvidos para descobrir se existem outros benefícios que a música pode causar nas pessoas que exercem atividades físicas: “Já sabíamos que a música tinha um papel revigorante. Mas estamos agora entrando em uma nova fase de pesquisas científicas, para avaliar as transformações biológicas causadas pela música”.

De acordo com o estudo, não houve limitações sobre os estilos de músicas que causam bem-estar durante a atividade física, contudo, se aceitam alguma sugestão, indicamos muita música eletrônica, pois, com certeza, esse estilo sempre trouxe e sempre trará benefícios à saúde, não é mesmo?


Topo