Leites vegetais - Conheça todos os benefícios para sua saúde

www.aliadosdasaude.com.br
Leites vegetais - Conheça os benefícios para sua saúde

Nutritivos e saborosos, são alternativas para quem tem intolerância à lactose ou deseja diminuir o consumo de proteína animal.

Seja por intolerância alimentar ou pelo objetivo de perder peso, muitas pessoas têm substituído o leite comum pelos leites vegetais. 

Você certamente já ouviu falar nas famosas dietas sem lactose, nas quais o leite de vaca e seus derivados são completamente excluídos da alimentação.


Além da rápida absorção de nutrientes e de sua função antioxidante, que proporcionam a sensação de saciedade e energia ao corpo, os leites vegetais também são ricos em gorduras mono e poli-insaturadas, conhecidas como “gorduras do bem”.

Assim como o leite de vaca, os leites vegetais também possuem micronutruentes, porém suas proteínas são menos alergênicas, o que garante uma digestão melhor e mais rápida. E para quem se preocupa com a obtenção de cálcio, abundante no leite animal e essencial na alimentação, a nutricionista Isabella Vorcaro explica que alimentos como brócolis, couve, repolho, espinafre, gergelim e queijo de soja podem ser incluídos na dieta para suprir as necessidades do mineral.

O leite de vaca está entre os alimentos mais consumidos pelos brasileiros, mas o que muita gente não sabe é que a reação às suas proteínas pode provocar a intolerância à lactose, até mesmo em pequena escala. Diarréia, dores abdominais, cólicas, refluxo, reações alérgicas na pele e até mesmo dificuldade em perder peso são alguns dos sintomas da alergia, e essa é a grande razão de cada vez mais dietas excluírem a lactose. Mesmo fraca, qualquer reação à proteína do leite pode dificultar a absorção de nutrientes e a digestão.

Os leites vegetais podem ser consumidos por qualquer pessoa e substitutos em receitas, mas cuidado: embora sejam de rápida absorção, também são calóricos e ricos em gorduras que, mesmo boas, também podem engordar. “Moderação é sempre a chave da saúde”, ressalta a nutricionista.

Confira os benefícios e receitas de alguns dos principais leites vegetais:

Leite de soja
Indicado aos intolerantes à lactose, o leite de soja também é livre de colesterol e, por ser anticancerígeno, protege o organismo contra danos celulares, reduz a incidência de doenças como diabetes, mal de Alzheimer, doenças renais, hipertensão, sintomas da menopausa e auxilia no funcionamento do intestino. Segundo Isabella, o consumo diário de leite de soja não deve ultrapassar 3 xícaras, pois doses elevadas de isoflavona podem prejudicar o funcionamento da tireoide. A dieta de quem substitui o leite animal pelo leite de soja deve ser complementada com vitamina B12 e  vitamina D.

Leite de Girassol
Por ser um antioxidante poderoso, a semente é ideal para quem deseja perder peso. É rica em proteínas e minerais como fósforo, cobre, ferro, zinco e vitaminas B6, E e K. O leite de girassol pode equilibrar a retenção de líquidos e o funcionamento intestinal.

Leite de Arroz Integral
É considerado um poderoso desintoxicante e conta com vitaminas como B1 e niacina, responsáveis pela transformação de proteínas e carboidratos em energia. Por conter um pouco mais de carboidrato, é ideal para quem deseja mais energia e disposição para atividades físicas.


Leite de Castanha do Pará
O leite de castanha do pará possuí aminoácidos essenciais e atua no crescimento, reparação e na reprodução celular. Proporciona energia e sensação de saciedade.
Receita:
Deixe de molho 1 xícara de castanhas limpas por 6 horas, depois bata no liquidificador com 3 xícaras de água. Coe mais de uma vez.

Leite de Aveia
Por ser rica em cálcio, ferro, magnésio, vitaminas do complexo B e conter fibras, a aveia facilita o fluxo intestinal e auxilia o controle da glicemia. De sabor leve e agradável, o leite do cereal possui uma quantidade de proteínas biodisponíveis, mas não deve ser consumido por celíacos, pois contém glúten.

Leite de Amendoim
Rico em proteínas e fonte de magnésio, cálcio e vitamina E, o amendoim fortalece a estrutura óssea e previne doenças como a osteoporose. Também conta com vitaminas do complexo B, essenciais ao sistema nervoso e que auxiliam no processo de digestão.

Leite de Gergelim
A semente de gergelim tem uma das maiores concentrações de cálcio biodisponível e de alto valor biológico. Tem sabor forte, ajuda no combate ao estresse e nutre as células nervosas. É fonte de proteínas, cálcio, ferro e antioxidantes que combatem os radicais livres, protegendo as células do envelhecimento precoce.

Leite de Amêndoas

Isento de glúten, o leite de amêndoas é rico em vitaminas e minerais como ferro, cálcio e zinco, além de conter antioxidantes, compostos fenólicos e bioativos que previnem a inflamação das células do corpo. De sabor agradável e levemente adocicado, é uma ótima opção para quem deseja substituir o leite de vaca em receitas.

Receita de leite de amêndoas:
Ingredientes
1 xícara de amêndoas embebidas (melhor de molho durante a noite)
4-5 copos de água filtrada
5 gotas de Essência de Baunilha
Mel ou Agave a gosto

Modo de preparo
Adicione as amêndoas e encharcados de água no liquidificador e bata até que a água se torne leitosa e as amêndoas se dividam em uma polpa. Coe numa peneira de aço e esprema até todo o leite sair. Deixe na geladeira por algumas horas antes de consumir.


Topo