Benefícios das algas para nossa saúde

aliados da saúde
Benefícios das algas para nossa saúde

Há muito tempo as algas fazem parte da nossa alimentação, especialmente a dos japoneses. Algas são capazes de promover muitos benefícios à saúde quando aliadas a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis. 

Dentre os diversos tipos de algas, podemos citar a clorela e a spirulina. Conheça um pouco mais sobre elas!

Clorela e Spirulina: O que são? Quais as diferenças? (Saiba mais)

Como já foi dito, tanto a clorela quanto a spirulina são algas, porém, apesar de serem parecidas, possuem suas diferenças, saiba quais:

 A clorela é uma alga verde, enquanto a spirulina é um tipo de alga azul esverdeada, mas suas diferenças não acabam por aí. A clorela é uma alga que apresenta 70% de sua composição pura clorofila, o que faz dela a maior fonte de clorofila (benefícios antioxidantes). 

Já a spirulina é rica em proteínas (possui 60-70% de proteínas em sua composição), apresentando teores mais elevados do que a carne de peixe (15-20%), sementes de soja (35%), ovos (12%), cereais (8-14%) e leite integral (3%), além de ser uma boa fonte de aminoácidos essenciais (aqueles que o nosso corpo não consegue produzir). Dessa forma, é uma excelente opção para complementar a alimentação de veganos e vegetarianos.

Vale ressaltar que as algas também são ótimas fontes de vitaminas, minerais e ácidos graxos essenciais, um tipo de gordura boa, como o ômega 3, que o nosso organismo não consegue produzir.

Além disso, estudos têm demonstrado que as algas podem produzir até 30 vezes mais óleo que a soja, sendo a clorela a que possui maior produtividade.

Quais os benefícios da Clorela e Spirulina 

Devido às suas propriedades nutricionais, essas algas podem ser classificadas como superalimento. Clorela e spirulina podem, então, proporcionar inúmeros benefícios à saúde, dentre eles:


  • Possuem boa digestibilidade.
  • Oferecem suporte ao sistema imunológico.
  • Possuem ação antioxidante, ajudando no combate aos danos causados pelos radicais livres, prevenindo, assim, o envelhecimento precoce e o surgimento de algumas doenças.
  • Ajudam a regular nosso apetite por promover sensação de saciedade.
  • Podem funcionar como aliadas no processo de perda de peso.
  • Possuem propriedades desintoxicantes.
  • Ajudam a regular os níveis de colesterol no sangue.
  • Estudos têm demonstrado ainda que o consumo de ômega 3 obtido de microalgas é benéfico para o desenvolvimento neural, além de prevenir problemas cardíacos, hipertensão, diabete, artrites, asma, esquizofrenia e depressão.
Clorela e Spirulina são desintoxicantes 
Essas algas possuem ação detox, ou seja, contribuem para eliminar toxinas. Clorela e spirulina fazem uma “faxina interna” no nosso organismo, ajudando a eliminar essas substâncias estranhas do corpo, que por sua vez se acumulam diariamente por meio da exposição à poluição, fumaça de cigarro, ao sol e má alimentação, que causam muitos prejuízos à saúde e ao bom funcionamento do organismo.

Clorela e Spirulina Emagrecem? 
Na verdade, sozinhas elas não promovem emagrecimento, porém, quando aliadas a uma alimentação balanceada e hábitos de vida saudáveis, podem contribuir com esse processo. Isso porque elas aumentam a sensação de saciedade e possuem ação detox, ajudando na eliminação de toxinas, que por sua vez podem ser um dos fatores que dificultam o emagrecimento.

Contra-indicações da Clorela e Spirulina 
Apesar dos diversos benefícios, spirulina não é indicada para gestantes, nutrizes, crianças e fenilcetonúricos (doença genética que torna incapaz a metabolização da fenilalanina).

Efeitos colaterais da clorela e sprulina
A clorela e a spirulina são produtos naturais e quando consumidos de maneira adequada e sem exageros não causam efeitos colaterais. Porém, em excesso podem causar alguns desconfortos gastrointestinais. Por isso, o ideal é consultar um nutricionista para verificar a melhor maneira, bem como a quantidade correta de clorela e spirulina que pode ser incluída na alimentação.

Fonte: Natue


Topo