Dicas de Saúde - Café da manhã fornece energia e favorece o emagrecimento

Tomar café da manhã traz energia, favorece a perda de peso e melhora fertilidade

Se você é daqueles que preferem  trocar o tempo de tomar café da manhã por uns minutinhos a mais na cama, está na hora de rever este hábito. 

Fazer a primeira refeição do dia adequadamente é essencial para a saúde, pois garante energia para a jornada, além de favorecer o emagrecimento e até aumentar a fertilidade. 

Por isso, de acordo com especialistas, nunca se deve “pular” o desjejum. E, tampouco, comer de menos, achando que isso ajuda na perda de peso, ou exagerar nas quantidades, na intenção de ficar mais satisfeito e consumir porções menores no almoço e no jantar.


Segundo a nutricionista Mariana Frank, consultora da Netfarma, o ideal é fazer algum tipo de refeição, por menor que ela seja, até 30 minutos após acordar.

Entre a última refeição do dia anterior e o café da manhã, passamos um longo período em jejum. Ao despertar, as células estão ávidas por nutrientes, explica a também nutricionista Samara Lopes, da Clínica Renewmed.

Desjejum completo

Todo desjejum deve ter fontes de carboidratos, proteínas, fibras, vitaminas e minerais. De acordo com Mariana, não existem alimentos proibidos, mas recomenda-se evitar itens muito gordurosos, como bacon e creme de leite.

Pular o café da manhã faz o organismo entender que o indivíduo está passando por uma privação alimentar. Com isso, ele passa a estocar gordura como fonte de energia para o futuro. Comer no início do dia, por sua vez, acelera o metabolismo e estimula o corpo a queimar mais calorias.


Acordar sem apetite é sinal de alerta

Pessoas que se exercitam pela manhã devem fazer um desjejum reforçado, e mesmo quem acorda sem fome não pode ficar sem comer. De acordo com a nutricionista Samara Lopes, a falta de apetite após levantar da cama é um sinal de alerta, pois indica que o organismo está cheio de toxinas.

Para começar bem o dia, o ideal é ingerir um bom antioxidante para que seja feita a bioconversão e eliminação de radicais livres produzidos durante o sono. 

Pode ser chá de gengibre ou chá verde ou branco, ou mesmo suco de limão sem açúcar. Depois de dez minutos, pode-se consumir uma fruta, uma fonte de proteína e cereais integrais, recomenda.

Um estudo publicado no ‘‘Clinical Science Journal’’ em 2013 mostrou que um café da manhã adequado pode aumentar a fertilidade, sobretudo em mulheres com ovários policísticos. 

Na pesquisa, cientistas da Universidade de Tel Aviv e da Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel, comprovaram que fazer a refeição reduz os níveis de glicose durante o dia, e melhora a sensibilidade à insulina, o que influencia a ovulação.

Fonte: Extra

Topo