Atividade física e Sexo - Descubra a dose certa e melhore sua vida sexual

aliados da saude
Atividade física e Sexo - Descubra a dose certa e melhore sua vida sexual

Já é sabido que a prática da corrida e de outras formas de atividade física proporcionam grandes benefícios para a saúde física e mental.

Dos muitos benefícios cientificamente comprovados, a melhora da vida sexual é sempre lembrada. 

Vários estudos científicos já foram conduzidos com o objetivo de investigar os benefícios da corrida para a “qualidade e quantidade da atividade sexual”.



O que parece ser uma espécie de desafio é encontrar a “dose ótima” de exercício para a melhora do sexo. Um estudo conduzido na Universidade da Califórnia- San Diego, comparou o benefício da corrida para a vida sexual em dois grupos de voluntários. 

O primeiro grupo era submetido à um programa de corrida em intensidade moderada durante 60 minutos 4 dias por semana. O segundo grupo fazia caminhada leve percorrendo distâncias mais curtas com a mesma frequência semanal

Os indivíduos do primeiro grupo relataram significativa melhora na qualidade da vida sexual, tanto em relação à libido quanto ao “vigor” no sexo.



 Vejam neste vídeo, com Vinicius Valverde e o professor Robson Carpenter a importância dos exercícios físicos na melhora do desempenho sexual


Os indivíduos do segundo grupo, não relataram melhora na qualidade ou frequência na vida sexual. Entretanto, outros estudos demonstraram também melhora da vida sexual como consequência de programas de exercícios mais moderados. 

Um recente estudo publicado no “International Journal of Obesity” relatou que mulheres com sobrepeso que perderam peso praticando caminhada, tiveram sensível melhora na qualidade do sexo, inclusive com aumento da incidência de orgasmos .

Um estudo desenvolvido por pesquisadores do New England Research Institute nos EUA estudou um grupo de 600 homens de meia idade ao longo de um período de oito anos. Os homens que praticavam corrida regularmente durante este período não relataram nenhum problema de impotência, enquanto os de vida sedentária apresentavam vários episódios de perda de vigor sexual e impotência.

Os mecanismos fisiológicos que explicam a melhora do sexo com a prática de exercícios, apresentam várias interpretações científicas. 

Nos homens a prática de exercícios comprovadamente está relacionada com o aumento da testosterona ou com a atenuação da sua redução com a idade. 

Tanto nos homens como nas mulheres, a prática de exercícios físicos regulares proporciona melhor perfusão sanguínea para os órgãos genitais como consequência da melhora da saúde dos vasos sanguíneos. Também são relatados benefícios hormonais e de liberação das endorfinas como consequência de exercícios mais prolongados.

Certamente existe também o benefício da melhora da autoestima e da saúde mental que o exercício proporciona, contribuindo para melhor qualidade do sexo. 

Portanto, se sua vida sexual não está satisfatória, corra que ela melhora!


Topo