Aloe Vera - Conheça mais benefícios da nossa Babosa

aliados da saúde



A Aloe Vera ou Babosa, como é mais conhecida no Brasil, é bastante utilizada nos tratamentos de problemas de pele e dos cabelos. 

Esta planta é uma das mais conhecidas nos tratamentos utilizando-se a medicina natural no Brasil.  Contudo, não é apenas para problemas da pele e do couro cabeludo que ela é eficaz, é também um ótimo remédio natural contra outros problemas de saúde. 

Conheça mais alguns dos benefícios da Aloe Vera (babosa) para nossa saúde:



Usada na medicina tradicional indiana para tratamento de vários problemas de saúde como a constipação intestinal ou doenças de pele, a Aloe Vera é também bastante utilizada na cultura ocidental na indústria cosmética, farmacêutica e de bens alimentares.

Mas quais são os benefícios desta planta?

O Aloe Vera tem a capacidade de produção de duas substâncias para uso medicinal. O gel e o látex. O gel obtido através das células no centro da folha e o látex a partir das células logo por baixo da pele da folha.

A maioria das pessoas utilizam o gel como tratamento para problemas de pele, no entanto existem vários outros benefícios na utilização desta planta como doenças intestinais, remédio natural para a asma e úlceras de estômago.

O gel de Aloe Vera é a substância clara e gelatinosa encontrada na parte interna da folha da planta.

Esta planta é muito rica em vitaminas e minerais essenciais para o crescimento e bom funcionamento de todos os sistemas do organismo.

Contém vitaminas antioxidantes A, C e E, vitamina B12, ácido fólico e colina, minerais como cálcio, cobre, selênio, cromo, manganês, magnésio, potássio, sódio e zinco.

Fornece ainda compostos conhecidos como laxantes, analgésicos, agentes antibacterianos e antivirais.


Conheçam abaixo outras aplicações medicinais da aloe vera / babosa:

Tratamento de irritações de problemas da pele

Existem inúmeros relatos do uso desta planta no tratamento de psoríase, dermatite e feridas cirúrgicas.

O primeiro estudo remonta a 1935 e relata proporcionar alivio rápido em condições de queimaduras e regeneração da pele.

Em 2009 uma revisão de vários estudos demonstrou a sua eficácia no tratamento de herpes genital, inflamações, podendo também ser usado como agente antifúngico com segurança.




Hidratação do cabelo e couro cabeludo

aliados da saúde


Com as suas propriedades nutritivas e a sua rica constituição em minerais e vitaminas ajudam o cabelo a manter-se forte e saudável.
Devido às suas capacidades antibacterianas e antifúngicas ajuda com problemas de caspa promovendo a regeneração dos tecidos em torno dos folículos pilosos.

Tratamento da constipação intestinal


As antraquinonas presentes no latex do aloe vera criam um potente laxante que aumenta o teor de água intestinal, tornando-o num remédio natural deste problema.

Facilita a digestão

O suco de aloe vera ajuda na digestão, normalizando e equilibrando o pH.
As suas capacidades curativas naturais reduzem a formação de fungos, podendo ser utilizado para restaurar o revestimento do estômago.

Estimula o sistema imunológico

As enzimas presentes na Aloe Vera quebram as proteínas que ingerimos tornando-as em combustível para todas as células do corpo.
O zinco, um mineral presente na aloe vera, é um componente estrutural essencial para uma enorme quantidade de receptores de hormonas e proteínas que contribuem para um melhor humor e uma equilibrada função imunológica.

Fornece antioxidantes e reduz a inflamação

A Aloe vera fornece um número surpreendente de vitaminas e minerais que ajudam a reduzir a inflamação e combater os danos dos radicais livres.

A vitamina A por exemplo, desempenha um papel fundamental na manutenção da visão saudável, função neurológica e uma pele saudável.

A vitamina C outra vitamina importante encontrada no aloe vera, protege o corpo contra doenças cardiovasculares, problemas de saúde pré-natal, doença ocular e até mesmo rugas da pele.

Tratamento da diabetes

Algumas evidências em humanos e animais sugerem que a Aloe vera é capaz de aliviar a hiperglicemia crônica.
Vários ensaios clínicos demonstram que os níveis de glicose e triglicerídeos no sangue diminuem nos tratamentos com esta planta.



Relacionadas Para Você
Anterior
« Anterior
Proxima
Proxima »