Água de coco - Diurética e hidratante ainda ajuda na dieta

aliados da saude

Água de coco é o líquido natural contido no interior do coco, o fruto do coqueiro. É a bebida ideal para nosso verão!

É rica em potássio, com poucas calorias e muitos nutrientes, livre de gordura e com alto poder reidratante. Ajuda no bom funcionamento do intestino e no metabolismo alimentar e é uma bebida diurética. 


Com poucas calorias, bebida repõe líquidos e nutrientes no corpo

É abundante em áreas tropicais e quentes, principalmente em balneários e cidades litorâneas, onde é consumida como bebida refrescante.

Não se sabe ao certo qual a origem do coqueiro, que é uma planta tão rica - há quem diga que é originário do Sudeste Asiático, na Nova Zelândia, enquanto outros afirmam que sua procedência é na América do Sul. O que sabemos é que ele se propaga bem em regiões tropicais e que é muitíssimo rico - desde sua palmeira, passando pelo óleo, polpa e água do coco!
"A água de coco é considerada um isotônico natural, pois é muito rica em minerais e possibilita uma absorção rápida no corpo, principalmente de sódio e potássio, que são fundamentais para o funcionamento celular, ajudando o organismo a repor as perdas dos nutrientes."

Também auxilia na reposição de líquidos após atividade física intensa, é indicada para hidratação e equilíbrio do corpo, além de casos de diarreia. 

Outro benefício é que a água de coco ajuda na recuperação da ressaca, pois além da reposição dos minerais, os carboidratos presentes na bebida repõem a energia perdida e recupera na desidratação ocasionada pelo álcool.

Além de ser rica em sódio e potássio, tem quantidades significantes de cálcio, magnésio e vitamina C.

A boa notícia é que tem poucas calorias - cerca de 20 calorias em 100 ml de água de coco, o que favorece nas dietas de emagrecimento. O ideal é consumir o coco in natura. Se optar por comprar a água de coco em garrafas plásticas, deve-se consumi-la no tempo recomendado.

Água de coco industrializada:
No processo de industrialização, não há perdas nutricionais e os minerais permanecem na bebida. O único diferencial é o acréscimo de conservantes. É preciso ler o rótulo do produto e certificar-se do prazo de validade para não se deparar com oscilações de odor e sabor.

As contraindicações :
Pacientes com distúrbios renais graves, por conta da quantidade de sódio que a bebida contém,  devem consumir com moderação, conforme indicação médica. Também sugerimos um consumo moderado por pessoas portadoras de diabetes e hipertensão, em função da quantidade de sódio e glicose que água de coco possui - nesse caso, recomendamos a ingestão de cerca de 1 unidade de coco ao dia ou até 2 copos de 200ml, ou seguir a recomendação do nutricionista ou médico que lhe acompanha.



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