Malhação - Qual o melhor horário para malhar

aliados da saude

Qual o melhor horário para malhar???

Esta é a pergunta básica de quem quer começar (ou recomeçar) a praticar uma atividade física. E a resposta também é quase básica:

"qualquer horário que você escolher para praticar atividade física é o melhor horário". 
O mais importante é encontrar a rotina que funciona melhor para você e que você possa manter regularmente.


Na realidade, pesquisas mostram que há vantagens em exercitar-se pela manhã e também em fazê-lo à noite. 

Então qual é o melhor horário para você?

Ainda não temos uma resposta definitiva sobre quando você deve ir à academia (ou ao estúdio de ioga ou à rua), mas a manhã e a noite têm suas vantagens e desvantagens evidentes. 

Vamos entender vantagens e desvantagens de cada período:

VANTAGENS DE FAZER EXERCÍCIO PELA MANHÃ



  • Você vai se energizar pelo resto do dia
Os exercícios físicos promovem a produção de endorfinas e outras substâncias que melhoram seu bom humor, podendo ajudar a animá-lo quando você inicia seu dia, diz o Dr. Cedric Bryant, Ph.D., do Conselho Americano de Exercício Físico. “A malhação matinal gera níveis mais altos de energia ao longo do dia e deixam você mentalmente mais alerta e aguçado.”
  • Você pode dormir melhor à noite
Em 2011, pesquisadores de saúde da Appalachian State University descobriram algo que pode parecer contra-intuitivo: exercitar-se pela manhã ajuda a pessoa a dormir melhor à noite.
Em todos os casos, as pessoas que praticaram atividade física às 7h apresentaram redução de 10% na pressão sanguínea, que se manteve pelo restante do dia, tiveram redução de 25% na pressão sanguínea à noite, dormiram por mais tempo e tiveram ciclos de sono mais benefícios do que quando se exercitaram em outros horários.
  • Malhar pela manhã facilita a manutenção de uma rotina
Bryant diz que praticar exercício físico pela manhã nos ajuda a manter um hábito regular de atividade física, porque temos tendência menor a faltar às sessões devido a outros compromissos. Lembre-se que a constância é crucial.

DESVANTAGENS DE FAZER EXERCÍCIO PELA MANHÃ
  • Acordar cedo
Se você não é alguém que acorda cedo habitualmente, sair da cama pela manhã pode ser muito difícil, especialmente se for de modo recorrente.
Bryant avisa que, se você não estiver acostumado a exercitar-se de manhã e se obrigar a levantar, talvez não se esforce tanto na atividade física quanto se esforçaria se a fizesse mais tarde. Além disso, se não tomar cuidado você pode atrapalhar seu ciclo de sono, e isso pode levar à privação de sono.
Sem falar que ir para a academia antes do trabalho pode ser complicado em termos de organização. Se você trabalha das 9h às 17h, talvez não tenha tempo de se exercitar pelo tempo necessário porque terá que se arrumar para o trabalho e chegar lá.
  • É preciso passar mais tempo fazendo aquecimento
É preciso passar mais tempo se aquecendo pela manhã, porque os músculos e articulações tendem a se enrijecer, avisa Bryant. Isso é especialmente importante se você pretende fazer uma atividade vigorosa e que exija muito de seu corpo.
Para reforçar esse ponto importante o Dr. Michael Smolensky, professor adjunto de engenharia biomédica na Universidade de Austin, Texas, mencionou em um artigo no Wall Street Journal que os músculos e articulações ficam até 20% mais flexíveis à noite.

VANTAGENS DE FAZER EXERCÍCIO À NOITE



  • Suas manhãs serão mais calmas
Não apenas você poderá dormir um pouco mais como não precisará se preocupar em levar uma troca de roupa, tomar o café da manhã depois de se exercitar, tomar uma chuveirada rápida na academia e, além de tudo, chegar ao trabalho no horário.
  • Para muitas pessoas, isso significa bem menos estresse
É uma ótima maneira de livrar-se das tensões acumuladas ao longo do dia.
Você teve um dia difícil do trabalho? Livre-se de todas essas ansiedades e frustrações suando muito na academia.
Bryant diz que uma sessão de malhação à noite pode ajudar você a se desestressar e limpar de sua mente tudo o que aconteceu durante o dia.
Além disso, é um bom período de transição entre o trabalho e as pessoas que você ama.
Uma vantagem adicional, se você teve um dia difícil, é que exercitar-se à noite “pode lhe dar mais energia pelo que ainda resta do dia”, segundo o Dr. Jeffrey Potteiger, Ph.D., reitor de pós-graduação na Grand Valley State University e membro da Faculdade Americana de Medicina Esportiva. Portanto, abra um sorriso!
  • À noite seu corpo está mais fisicamente preparado
Lembra o artigo do Wall Street Journal que mencionamos ao alto? Isso mesmo. Seus músculos e articulações estão muito mais flexíveis à noite, reduzindo as chances de você sofrer lesões.
  • Você pode malhar por mais tempo
Sem a obrigação de sair correndo para o trabalho, você pode passar mais tempo se exercitando. Ou seja, mais tempo de aquecimento, mais alongamentos ao final e intervalos mais longos de descanso entre conjuntos de exercícios.

DESVANTAGENS DE FAZER EXERCÍCIO À NOITE
  • Há mais chances de distrações (happy hour, alguém?) que podem fazer você ceder à tentação de deixar a academia de lado
Quer sejam drinques com amigos ou um jantar de última hora, é mais provável que surjam distrações à noite que possam acabar eliminando a malhação de seu dia. Bryant menciona também que depois de um longo dia de trabalho, você pode achar que não tem energia para se exercitar. Pode ser mais fácil optar por passar uma noite no sofá com o Netflix (ei, não estamos julgando ninguém!)
  • O horário pode limitar os tipos de exercício que você pratica
À noite a segurança pode ser uma preocupação, especialmente no caso de treinos ao ar livre no inverno. Durante o inverno a noite cai mais cedo, o tempo fica imprevisível e pode ser mais difícil praticar uma atividade ao ar livre. Talvez você tenha que se limitar a atividades em espaços fechados.
  • Academia lotada
Não se surpreenda se for difícil conseguir usar o aparelho ou encontrar uma vaga naquela aula de fitness que você quer, se você for à noite. As academias geralmente ficam mais cheias depois do término do horário comercial, diz Potteiger. Sua malhação pode ser menos eficiente.
  • Se você se exercitar muito perto da hora de dormir, seu sono pode ser perturbado
Bryant fala que se você pratica atividade física duas ou três horas antes de dormir, a qualidade de seu sono pode ser afetada. “Seu estado desperto será intensificado, porque o nível de hormônio do estresse em circulação vai se elevar, dificultando o adormecer.” Mas isso depende da intensidade da atividade praticada.
Por outro lado, diz Bryant, alongamentos ou ioga são ótimas maneiras de relaxar e se descontrair depois de um dia agitado.

CONCLUSÃO:
Qualquer horário que você escolher para praticar atividade física é o melhor horário. “É importante encontrar a rotina que funciona melhor para você e que você possa manter regularmente”, diz Bryant, ressalvando que mesmo os hábitos “podem variar de um dia a outro ou de modo sazonal.”
Ele recomenda: “Seja flexível o suficiente para dar-se a melhor chance de praticar atividade física regularmente”.
No geral, especialistas destacam a importância de “experimentar se exercitar em diversos horários para ver em qual deles você se sente melhor, não apenas imediatamente após a malhação, mas também nas horas seguintes”.


Matéria adaptada - publicada originalmente no site Brasil Post


Relacionadas Para Você
Anterior
« Anterior
Proxima
Proxima »