Alimentos Aliados da Saúde para o período das férias

Alimentos Aliados da Saúde para o período das férias
Alimentos Aliados da Saúde das férias

No período das férias é comum que abusemos um pouco mais da alimentação, isso faz com que normalmente ganhemos uns quilinhos a mais, e depois temos que "correr atrás" para recuperar a forma.

Porém é bastante possível comer bem e ainda ficar em dia com nosso corpo, simplesmente escolhendo a alimentação correta para o período, mesmo exagerando um pouco.

Sempre levando em conta que alguns alimentos e preparos devem ser evitados sempre, mesmo no período de férias, como refrigerantes e frituras.

Procure, sempre que puder, optar pelos grelhados, seja carne, frango ou peixes (tudo bem, quem consegue evitar um peixe frito na praia...) Compense consumindo muita salada, legumes e verduras.

O calor está insuportável, troque o sorvete, que é a opção normal, pelos picolés naturais, da própria fruta da época, são mais gostosos e menos calóricos.


Para completar, procure consumir estes alimentos aliados da saúde, especialmente neste período de férias.

Água de coco: 
É fonte de sódio, magnésio, potássio e fósforo. Ajuda na reposição de minerais perdidos durante as festas e atua como poderoso hidratante.

Chá verde:

Tem ação diurética, aliviando a retenção de líquidos, o que leva à redução do inchaço e à eliminação das toxinas.

Gengibre: 

Aumenta a produção de enzimas no fígado, que atuam na eliminação de toxinas. Possui ação anti-inflamatória e termogênica, acelerando o metabolismo.

Aveia: 
É rica em fibra solúvel, magnésio e vitaminas do complexo B. Favorece o bom funcionamento do metabolismo, aumentando a sensação de saciedade. Reduz a absorção de açúcares e gorduras.

Sementes e castanhas (chia, linhaça, quinoa, gergelim, castanha o pará…):

São ricas em nutrientes antioxidantes, possuem ação anti-inflamatória e fibras que aumentam a sensação de saciedade. São também fontes de gordura monoinsaturada, que atua no aumento do bom colesterol e na redução do mau colesterol.

Salmão ou atum: 
Ricos em ômega 3, excelente antioxidante protetor do cérebro e do coração, é fonte de proteína de alto valor nutritivo e possui alta digestibilidade.

Frutas da estação
As frutas são sempre bem-vindas, devido aos seus altos teores de vitaminas, antioxidantes, minerais e fibras, o que ajuda na eliminação de toxinas e na hidratação. E as frutas da estação estão com seus elementos protetores mais concentrados.

Verduras: 
São ótimas fontes de fibras, vitaminas e minerais, que também atuam no processo de eliminação de toxinas pelo organismo.

Alimentos integrais: 
Contêm alto valor energético e possuem carboidrato de melhor qualidade, além de preservar nutrientes como vitaminas, minerais e fibras. Aumentam a sensação de saciedade, possuem absorção do carboidrato mais lenta, o que evita, assim, um pico de açúcar no sangue.



Relacionadas Para Você
Anterior
« Anterior
Proxima
Proxima »