Nozes - Benefícios a nossa saúde

Benefícios de comer nozes diariamente

Você já deve estar cansado de ouvir recomendações sobre alimentos que podem trazer benefícios para a saúde. De fato, uma série de substâncias pode ajudar você a se manter saudável, mas nem sempre a maneira como isso acontece fica clara. Um desses alimentos aliados da saúde é a noz.

As nozes e amêndoas em geral, são uma grande fonte de nutrientes, é um dos alimentos mais saudáveis que alguém pode comer. As nozes são ricas na vitamina E (um grande antioxidante), vitaminas no complexo B, fibras, proteínas, cálcio, magnésio, cobre e L- arginina. As nozes ainda contêm Omega 3.



Benefícios de comer nozes diariamente:

Combate o Alzheimer
Segundo estudos conclui-se que o extrato de nozes tem efeitos protetores contra o estresse oxidativo e a morte das células que se produzem no cérebro das pessoas que sofrem de Alzheimer. Isso acontece devido à quantidade de ácido alfa-linolênico (ALA), um ácido graxo ômega-3 de origem vegetal.

Antioxidante
A noz é o fruto seco com mais antioxidantes. Segundo o autor dos estudos, 7 nozes ao dia são suficientes para reduzir o risco de sofrer de diabetes, problemas cardiovasculares e até câncer.

Ao comer nozes diariamente, cerca de 6 nozes ao dia, estamos contribuindo para a prevenção de doenças do coração, eles chegam a reduzir em até 30% as probabilidades de sofrer doenças cardiovasculares e reduzem 40% das probabilidades de sofrer um AVC (acidente vascular cerebral).

Reduzem a gordura
As nozes também podem diminuir o peso, uma vez que a serotonina também é responsável pela melhora na transmissão de sinais nervosos, reduzindo a sensação de fome e a concentração de substâncias relacionadas com a inflamação. A substância também combate a obesidade abdominal, a hipertensão e melhora a saúde cardíaca.

Habilidades neuronais
Adicionar nozes à sua dieta melhora o desempenho das tarefas que requerem habilidades motoras ou de comportamento em pessoas de idade avançada. Isso acontece porque a noz ajuda a melhorar a conexão entre os neurônios graças ao seu conteúdo rico em polifenóis e outros antioxidantes.



Melhora o humor
As pessoas com síndromes metabólicas que incorporam nozes e amêndoas às suas dietas experimentam, em um prazo de 12 semanas, um aumento significativo nos níveis de serotonina. A substância é responsável pela manutenção do bom humor.

Ajuda na TPM
As nozes são também muito benéficas para aliviar a síndrome pré-menstrual e durante a menopausa.

Se você pratica atividade física, os benefícios das nozes são ainda maiores. Ajudam a combater a fadiga e o cansaço físico.

Quem está de dieta para emagrecer também não precisa de se preocupar com as nozes devido às suas calorias. Elas são muito saciantes e não fazem ninguém passar fome. De qualquer maneira, neste caso, não convém ingerir mais de três por dia.



Topo