Granola - Benefícios para a saúde

aliados da saúde

Além de ser bastante versátil, é nutritiva e saudável, a granola é mais um dos alimentos aliados da saúde.

A granola é ideal para compor nossa alimentação diária e enriquecer diversas preparações, daí porque ela é versátil. Entenda o que é, os benefícios da granola, e como consumir.


A granola tradicional é uma mistura crocante de cereais (aveia, flocos de arroz, flocos de milho, fibra de trigo, cevada), frutas secas (maçã, banana, uva passa, goji berry), sementes e oleaginosas (chia, linhaça, castanha do Brasil, castanha-de-caju e amêndoas) com açúcar mascavo (que também pode ser substituído por açúcar de coco, mel ou adoçantes) e outras variações de acordo com o fabricante. Este mix de ingredientes esta repleto de nutrientes benéficos para saúde, como vitaminas A, B1, B2, B6, B12 e C, e minerais como o zinco e o ferro e fibras.

A Granola é um alimento presente em grande parte das dietas, seja ela para ganhar massa muscular ou emagrecer. Quando vamos montar uma dieta, independente do objetivo, precisamos estar atentos aos valores nutricionais e benefícios que cada alimento tem a nos oferecer, e com a granola não é diferente.

Conheça os benefícios da granola e veja como ela pode ser útil para sua saúde!



As fibras presentes na granola vão atuar na regulação do intestino e da flora intestinal, na redução do índice glicêmico dos alimentos e vão aumentar a sensação de saciedade, reduzindo aquela fome excessiva que nos faz perder o rumo da dieta.

O consumo de granola pode ser um aliado na perda de peso, mas também pode engordar, para isto vale o que está escrito acima, sobre estar atento aos valores nutricionais.

Já que sua mistura é rica em carboidratos, fornece mais energia e disposição para exercer as atividades diárias. Inserir esse alimento no café da manhã é uma ótima opção para começar bem o dia.

É super-versátil, podendo ser consumida pura ou adicionada a diversas preparações.


É extremamente importante saber dosar o consumo de qualquer alimento, tudo em excesso pode desencadear efeitos indesejáveis. A granola possui uma quantidade razoável de carboidratos, por isso, evite consumi-la com alimentos muito calóricos.

Cuidado na hora de comprar! Grande parte das granolas a venda nos mercados é adoçada com mel ou açúcar mascavo, por isso, dê preferência para aquelas que não são adoçadas.

Dicas para comprar a Granola:

Confira a quantidade de açúcar - Se não quer ganhar peso, prefira as opções sem açúcar;

Quanto menos calorias, melhor - Escolha a granola com menor valor calórico por porção;

Fique atento a quantidade de gorduras - A maior parte das granolas contêm gorduras insaturadas saudáveis das castanhas e o ômega 3 das sementes. Mais mesmo esse tipo de gordura pode engordar e elevar a quantidade total de calorias. Escolha sempre a granola com menos gordura.

A quantidade diária ideal de granola não deve passar dos 30 g (2 colheres de sopa, ou uma barra), sob pena de causar efeitos indesejáveis como aumento de peso. Se você estiver praticando exercícios físicos, a quantidade pode aumentar, conforme a intensidade do exercício.




Relacionadas Para Você
Anterior
« Anterior
Proxima
Proxima »