Quer Emagrecer - Reeducação alimentar é o primeiro passo

Reeducação alimentar, o primeiro passo e método mais eficiente para perder peso

Muitas pessoas preferem fazer as dietas da moda para conquistar a perda rápida de peso. 

Contudo, a decepção é grande quando veem que o que deveria ser sinônimo de sucesso, vira na verdade o temido efeito sanfona – pouco tempo depois da dieta, a pessoa ganha todo o peso novamente, ou até mesmo mais, que em geral se acumula na altura do abdômen, comprometendo a saúde dos órgãos.


Tudo o que é demasiado é nocivo à saúde, como devemos entender. E toda dieta inconsequente tem as suas desvantagens.

Por outro lado, para emagrecer com saúde e manter o peso, é necessário mudar os hábitos – isso implica ajustar o cardápio e a quantidade de comida consumida diariamente, fazer exercícios regulares, otimizar as horas de descanso, e principalmente, ter consciência do que funciona ou não para o seu corpo.

Diferentemente das dietas da moda, a reeducação alimentar eficiente é aquela que considera os aspectos e necessidades da pessoa, sem regras gerais. Otimiza os alimentos e exercícios conforme a sua condição pessoal. A ideia é que a pessoa reaprenda a se alimentar e tenha um melhor relacionamento com o seu corpo.

A reeducação alimentar pode ser feita também para determinado grupo de pessoas que possuem os mesmos hábitos em comum, como a sua família, garantindo as necessidades de cada indivíduo.

Como fazer reeducação alimentar
A troca de alimentos por opções mais saudáveis é o foco desta atitude – é importante deixar os industrializados e preferir alimentos naturais, variados e balanceados. O nutricionista é o profissional que pode criar um cardápio especial para cada caso. Todos os tipos de alimentos da pirâmide alimentar devem ser contemplados para uma alimentação saudável.

Assista este vídeo sobre reeducação alimentar, ele tem dicas bem legais.



Pratique a reeducação alimentar

Vejamos alguns hábitos saudáveis que devem ser considerados por quem pretende fazer uma reeducação alimentar eficiente:
  • Faça um check-up com um médico e procure um nutricionista;
  • Reduza a quantidade de sal dos alimentos;
  • Evite comidas com muito sódio ou com gorduras saturadas;
  • Tome de 2 a 3 litros de água por dia;
  • Diminua o consumo álcool e comidas congeladas, pois são ricos em sódio;
  • Prefira alimentos com muitas fibras e vitaminas (verduras e legumes são ricos nessas substâncias);
  • Prefira alimentos com carboidratos complexos, pois sua digestão mais lenta evita que fiquem acumulados em gorduras;
  • Diminua o consumo de doces e de alimentos industrializados. Consuma pequenas porções semanalmente;
Pratique exercícios físicos diariamente ou regularmente.



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