Dicas para Perder Peso após os 40 anos

Dicas para Perder Peso após os 40 anos
Dicas para Perder Peso após os 40 anos

Quer seja homem ou mulher, com o avançar da idade aumenta a tendência para acumular massa gorda. As mulheres somam a isso o pesadelo da menopausa!

O site aliados da saúde divulga algumas dicas para você, mulher ou homem, não se descuidar da boa forma, principalmente por estar chegando o verão, estação para mostrarmos nossa melhor forma.


Porque ganha peso?

À medida que os anos vão passando o metabolismo torna-se mais lento, o organismo trabalha mais devagar, gasta menos energia. Automaticamente, se não mudar os seus hábitos, vai começar a acumular mais massa gorda e as perdas de massa muscular ocorrem a um ritmo mais acelerado.

Ao entrar na fase da menopausa, pelas alterações hormonais, o resultado pode ser catastrófico. Os níveis de estrogênios caem, arrastam consigo o controlo do apetite, a sensação de fome aumenta, tal como o apetite por alimentos calóricos.
O conjunto destes fatores resulta num ganho de peso que a partir destas idades é mais difícil contornar. É preciso estimular o metabolismo.
Há algumas alterações que deve fazer que ajudam na perda de peso e melhoram o bom estado de saúde geral.

Coma menos e melhor


O organismo gasta menos energia pelo que necessita de comer menos e melhor. Favorecer a qualidade da sua dieta em detrimento da quantidade.
- Aumente o consumo de frutas e legumes.
São ricos em fibra que bloqueia a absorção dos açúcares e gorduras, promove o bom funcionamento do trânsito intestinal, aumenta a sensação de saciedade, são pouco calóricos, são ricos em vitaminas e minerais, contêm uma boa quantidade de água na sua composição.

Reduza o consumo de tubérculos, cereais e derivados

São alimentos cujo índice glicémico é elevado e portanto promovem o ganho de massa gorda. Deve evitar estes alimentos após a hora do lanche, porque já não vai ter tempo para gastar as calorias que eles fornecem. Quando consumir os cereais e derivados (bolachas, farinhas, bolos, pães, cereais de café da manhã, massas, arroz, etc.) opte pelas versões integrais.

Aumente o consumo de água

Além de ajudar a eliminar líquidos, toxinas e estimular o metabolismo ainda melhora o aspecto da sua pele. A flacidez é mais um dos problemas associados à queda dos níveis de estrogénios.


Evite o açúcar refinado

Substitua o açúcar pelo adoçante ou retire de vez da sua alimentação. Nos doces, bolos, compotas, sucos e afins reduza a sua quantidade ou opte pelas versões não açucaradas. Mesmo assim deve limitar o seu consumo aos dias festivos.

Reduza o teor de gordura da sua alimentação


De algumas gorduras, porque não são todas iguais. Os ômegas são essenciais ao bom funcionamento do organismo, principalmente para retardar o envelhecimento e as doenças cardiovasculares, e podem ajudar na perda de peso. Apenas deve ter em conta a quantidade em que os consome.
Prefira o azeite, os peixes gordos, os frutos secos e as sementes e evite a gordura e pele das carnes, dos óleos, das manteigas, do leite e derivados.

Reduza o sal


O sal não é mau só para quem sofre de hipertensão. Para perder peso é necessário reduzir o seu consumo porque influencia a retenção de líquidos.

- Pratique exercício físico diariamente.
Todos os dias comemos, por isso todos os dias estamos propensos a acumular gordura. É necessário gastar mais do que o que ingere para que haja perda de peso.
Pelo menos 3 vezes por semana, 40 minutos de exercícios físicos são obrigatórios. Corra, caminhe, dance, faça natação, musculação.. qualquer modalidade é válida.

Truques para “enganar” o seu corpo:

- Comece o dia com uma peça de fruta ácida (abacaxi, ananás, laranja, tangerina, kiwi, maçã), cerca de 10 minutos antes de tomar o café da manhã.
- Comece as refeições principais sempre pelos legumes (sopa sem batata, massa, arroz grão ou feijão) OU salada OU legumes cozidos/grelhados.

Faça refeições a cada 3 horas.

- Quando tiver vontade de comer fora das refeições previstas opte por uma gelatina sem açúcar, 1 queijo fresco magro ou 2 fatias de presunto de aves. Pode ainda enganar o estômago com chá quente sem açúcar.





Relacionadas Para Você
Anterior
« Anterior
Proxima
Proxima »

1 comentários