Câncer de Próstata - Mortes no Brasil são maiores que nos EUA

aliados da saúde

Para se ter ideia, em terras brasileiras, um caso de câncer de próstata é descoberto a cada dois minutos e um homem morre a cada 20 minutos decorrente da doença.

Pesquisas mostram que, dos pacientes com câncer de próstata, 19,9% vão a óbito no Brasil, enquanto que nos Estados Unidos, esse número cai para 12,65%. “Além disso, 10% dos pacientes do SUS chegam com a doença em estágio avançado. Já nos Estados Unidos são 4%”.


Somente 34% dos homens no Brasil vão anualmente ao urologista.

Infelizmente, o número de homens que são diagnosticados com câncer de próstata no Brasil, em estágio avançado, é maior quando comparado aos dados dos Estados Unidos.

Segundo o urologista Aguinaldo Nardi, hoje, no Brasil, há um sub registro de doenças, principalmente nas regiões Norte e Nordeste. “Por isso, eu acredito que os dados são ainda maiores. Posso dizer que a mortalidade por câncer de próstata aumenta tanto quanto a de doenças cardiovasculares. De 1970 a 2012 os índices aumentaram 400%”, afirma.

Porque os homens morrem por câncer de próstata no Brasil?

O urologista Aguinaldo Nardi diz que alguns fatores explicam a mortalidade elevada no Brasil. “O preconceito dos homens em ir ao médico, o baixo investimento em saúde, a dificuldade de acesso aos serviços públicos, a precariedade da rede assistencial de saúde, a ausência de programas oficiais de conscientização da população masculina e investimentos equivocados pelo Ministério da Saúde”, elenca.

O aumento da expectativa de vida dos homens também está entre os fatores, uma vez que a incidência da doença é maior acima dos 70 anos. “Ao longo dos anos, teremos um aumento de 80% de homens com mais de 70 anos”, diz Nardi.

Veja alguns dados:
  • Somente 34% dos homens no Brasil vão anualmente ao urologista.
  • 75% da população brasileira depende do atendimento do SUS, mas no Brasil, o sistema de saúde ainda é muito falho. A liberação de medicamentos, por exemplo, demora muito. Hoje, são realizadas seis mil cirurgias de retiradas da próstata, por ano.
  • O Brasil investe 8,7% do PIB em saúde. Já os Estados Unidos, investe 18,9%.
Fonte: ladoaladopelavida.org


Relacionadas Para Você
Anterior
« Anterior
Proxima
Proxima »