Alimentos aliados da saúde dos olhos

Alimentos aliados da saúde da visão
Alimentos aliados da saúde dos olhos

Nossos olhos são um dos bens mais preciosos que temos, para cuidar deste bem tão precioso, elencamos alguns alimentos aliados da saúde dos olhos.

Segundo a Agência Internacional de Prevenção à Cegueira, órgão associado à Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil uma pessoa com mais de 80 anos aumenta em até 30% o risco de ficar cega. Além disso, mais de 100 mil crianças brasileiras possuem algum tipo de deficiência visual.

A natureza é rica, uma verdadeira fonte de vida, e a alimentação é chave para deixar nossa saúde em dia.

Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, vários estudos já comprovaram que a escolha correta de alguns nutrientes pode prevenir o aparecimento de doenças oculares, como a degeneração macular e olho seco, por exemplo.



Vejam a lista de produtos elencados pelos especialistas que contribuem para a preservar a saúde dos olhos:
Alimentos aliados da saúde da visão
Ovos:
É indicado por ser fonte de luteína e zeaxantina, auxiliares na prevenção da evolução da degeneração macular.
Laranja:
É rica em carotenoides, nutrientes aliados da saúde ocular, que previnem um tipo de cegueira noturna
São excelentes fontes de antioxidantes (como ômega 3) que ajudam a combater a formação de radicais livres prejudiciais aos olhos.

Assistam este vídeo com receita usando alimentos aliados dos olhos, são dicas deliciosas!

Cenoura: 
É rica em carotenoides, nutrientes aliados da saúde ocular, que previnem um tipo de cegueira noturna.
Linhaça:
Fonte de vitamina E e de ômega 3, 6 e 9, todos de extrema importância para tratamento do olho seco, uma alteração comum e desconfortável
Mamão:
Rico em carotenoides, nutrientes aliados da saúde ocular, que previnem um tipo de cegueira noturna.

Maçã:
A maçã é fonte de vitamina A, rica em fibras, que ajudam no processo digestivo e em pectina. Graças a estas fontes a maçã torna a absorção de glicose menos eficiente, evitando que ocorra o aumento rápido da glicemia. Isto é bom para os diabéticos, que correm maior risco de problemas nos olhos.

Vegetais verde escuros
A ingestão de vegetais verdes escuros é indicada, pois eles fornecem vitaminas benéficas para a retina, principalmente o betacaroteno, precursor da vitamina A.

Além de se alimentar bem, realize consultas oftalmológicas regularmente. O médico irá avaliar a qualidade da visão e as condições oculares, além de atualizar o grau dos óculos, se necessário. Exames para analisar a pressão intraocular e a retina devem ser feitos periodicamente.


Topo