Alimentos aliados da saúde do fígado

Alimentos aliados da saúde do fígado
Alimentos aliados da saúde do fígado
Alimentos aliados da saúde do fígado, são aqueles que ajudam a proteger este que é um dos órgãos mais importantes do corpo humano.

O fígado é o órgão do nosso corpo responsável por processar através de funções químicas e metabólicas, a desintoxicação do organismo, eliminando substâncias tóxicas químicas e ambientais que possam afetar o correto funcionamento do organismo.

Nosso corpo pode funcionar mesmo se apenas um quarto do fígado estiver saudável o suficiente para desempenhar o seu papel. 


Diferentemente de outros órgãos, mesmo após lesões graves, o fígado é capaz de se regenerar. Mais se ficar seriamente comprometido o resultado pode ser fatal.


Nesta apresentação estão os principais sinais e sintomas de problemas no fígado para ajudar a entender melhor o que causa e o que é possível fazer para auxiliar no tratamento para problemas no fígado. 


Doenças do fígado são comuns, mas os especialistas acreditam que podem ser prevenidas ao se dar especial atenção à alimentação e a higiene. Então procuramos elencar aqui alimentos que são essenciais para a manutenção saudável do fígado.

São os alimentos aliados da saúde do fígado:

Abacate
O consumo de abacate ajuda a manter o fígado saudável, graças a uma substância chamada glutationa, que é um poderoso antioxidante, que pode oferecer proteção contra diversos tipos de câncer.

Alcachofra
A alcachofra contém um ácio orgânico chamado de cinarina, que acredita-se seja responsável por melhorar a função hepática e reduzir os níveis de colesterol no sangue.

Alho

Mesmo sendo um problema para o hálito, o alho é um dos melhores alimentos para o fígado. Ricos em alicina e ajoeno, componentes que facilitam a liberação de toxinas, ajudam o fígado a trabalhar melhor.

Beterraba 

A beterraba é rica em nutrientes, como vitaminas A, B e C, além de boa quantidade de flavonoides e betacaroteno. A combinação de seus nutrientes ajudam a tratar os desarranjos do baço e do fígado.

Boldo

Tomar chá de boldo ou mastigar a folha, pode ajudar na proteção do fígado. Ele é importante por estimular a bile, auxiliando no tratamento digestivo.

Cenoura

Excelente fonte de betacaroteno, fibras e potássio, a cenoura ajuda na purificação da bílis, fazendo assim o fígado e os rins funcionarem melhor.


Cereais integrais
Os cereais integrais como o arroz integral e o trigo integral, são muito importantes para a saúde em geral, mas principalmente para ajudar a descongestionar o fígado e metabolizar as gorduras que se encontram no organismo.

Chá verde
O chá verde é rico em catequinas que são responsáveis por melhorar as funções do fígado promovendo a boa saúde em geral.

Maçãs
As pectinas e outros componentes da maçã ajudam efetivamente a eliminar as toxinas que se pode encontrar no trato digestivo, esta tarefa facilita ao fígado seu trabalho de limpeza.


Contém grande quantidade de vitamina C, e de sais minerais. Além disso possuem flavonóides, agentes antioxidantes que protegem o fígado, combatem a diabetes e vários tipos de câncer.

Indicado contra icterícia (doença do fígado que deixa a pele amarelada), problemas do estômago, como dores e má digestão, complicações intestinais, como excesso de gases, cólicas e diarréias, problemas de bexiga e distúrbios do aparelho urinário. 

Vegetais crucíferos 
Estas verduras, como o brócolis e a couve-flor, aumentam a produção de enzimas naturais do fígado, que têm a capacidade de eliminar algumas substâncias cancerígenas encontradas no organismo. Os glucosinolatos que se encontram nestas verduras reduzem em grande parte as possibilidades de chegar a desenvolver algum tipo de câncer.

Vegetais de folhas verdes
Em geral todas as verduras de folhas verdes são excelentes para limpar o fígado. Elas ajudam a eliminar as toxinas que se encontram no sangue absorvendo-as, graças ao alto teor de clorofila. 


Topo