Dicas para viver mais - Comece reduzindo o consumo de carnes

Dicas para viver mais!

O conselho de reduzir os hambúrgueres, bifes e frios acaba de ganhar novo incentivo: Comer menos carne vermelha!

Um estudo feito com 545 mil americanos durante dez anos verificou que, quem come diariamente 115g de carne bovina ou suína (a quantidade num hambúrger médio) tem probabilidade pelo menos 30% maior de morrer mais cedo, quando comparado com quem consome 30g menos por dia.

Embora pesquisas anteriores tivessem vinculado a alimentação rica em carnes vermelhas ao risco maior de doença cardíacas e câncer de cólon, esse é o primeiro grande estudo a examinar como a carne afeta a expectativa de vida.


Mais isso não significa que seja preciso eliminar totalmente a carne bovina e suína, diz Paula Quatromoni, doutora em ciência e professora-adjunta de Nutrição na Universidade de Boston. "Só é preciso comer menos".

Dicas para facilitar:

Não pare de repente
Nessa pesquisa, quem comeu mais peixe, frango e peru teve risco um pouco menor de morrer mais cedo. Faça espetinhos de frango ou, se preferir, use alguns pedaços de carne e muitos legumes.

Siga regras simples
Se voce come muita carne vermelha, comece tirando-a de duas refeições. Evite o bacon no café da manhã; e substitua o presunto por por peito de peru no sanduíche. Depois escolha um dia por semana para ser o "dia sem carne vermelha".

Coma, mas não todo dia
Quando der vontade de comer um baita hambúrger, uma bisteca fumegante, ou um bom churrasco, vá fundo! Depois faça as outras refeições da semana com peixes, feijão e outras fontes mais saudáveis de proteína.

Pratique hábitos de vida saudável
Uma boa alimentação, exercícios físicos, diversão para eliminar o stress, nada de fumo e bebidas alcoólicas, fazem parte de qualquer rotina saudável.

Fonte: Seleções de Reader´s Digest


Topo